Classificação da composição iônica da água de irrigação usando regressão linear múltipla

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia,Celsemy E.
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Morais,Elís R.C. de, Oliveira,Maurício de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662001000100010
Resumo: Objetivou-se, com o presente trabalho, desenvolver uma metodologia para classificação da composição iônica da água de irrigação, através da regressão linear múltipla, tendo-se, como variável dependente, a condutividade elétrica e, como variáveis independentes, as concentrações de cátions e ânions da água de irrigação, classificada de acordo com o peso de cada íon no modelo estatístico. A fonte secundária de dados para a pesquisa foi o Banco de Dados do Laboratório de Análise de Água e Fertilidade do Solo, da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (LAAFS/ESAM). As regressões foram ajustadas utilizando-se o método da seleção por etapas, conhecido como the stepwise regression procedure, no qual a variável dependente foi a condutividade elétrica e, como variáveis independentes, os íons determinados pela análise físico-química da água. Os resultados mostraram que, empregando-se este critério de regressão linear múltipla, havia variação na contribuição de cada variável no modelo ajustado, cuja estimativa era baseada no aumento da soma de quadrado, devido à regressão, a medida em que se incorporava, ao modelo, cada variável independente. Em função de critérios preestabelecidos, águas provenientes de mananciais da região da Chapada do Apodi foram classificadas como cálcica-sódica, cálcica e cloretada, quando provinham de poço tubular, de poço amazonas e rio, respectivamente. As águas oriundas da região do Baixo Açu, foram classificadas como sódica, magnesiana-sódica e sódica, para as águas de poço tubular, poço amazonas e rio, respectivamente.
id UFCG-1_2e5eccd3d90284472e7e3facce8f05da
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-43662001000100010
network_acronym_str UFCG-1
network_name_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Classificação da composição iônica da água de irrigação usando regressão linear múltiplaclassificação de águaságua de irrigaçãoregressão linear múltiplaObjetivou-se, com o presente trabalho, desenvolver uma metodologia para classificação da composição iônica da água de irrigação, através da regressão linear múltipla, tendo-se, como variável dependente, a condutividade elétrica e, como variáveis independentes, as concentrações de cátions e ânions da água de irrigação, classificada de acordo com o peso de cada íon no modelo estatístico. A fonte secundária de dados para a pesquisa foi o Banco de Dados do Laboratório de Análise de Água e Fertilidade do Solo, da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (LAAFS/ESAM). As regressões foram ajustadas utilizando-se o método da seleção por etapas, conhecido como the stepwise regression procedure, no qual a variável dependente foi a condutividade elétrica e, como variáveis independentes, os íons determinados pela análise físico-química da água. Os resultados mostraram que, empregando-se este critério de regressão linear múltipla, havia variação na contribuição de cada variável no modelo ajustado, cuja estimativa era baseada no aumento da soma de quadrado, devido à regressão, a medida em que se incorporava, ao modelo, cada variável independente. Em função de critérios preestabelecidos, águas provenientes de mananciais da região da Chapada do Apodi foram classificadas como cálcica-sódica, cálcica e cloretada, quando provinham de poço tubular, de poço amazonas e rio, respectivamente. As águas oriundas da região do Baixo Açu, foram classificadas como sódica, magnesiana-sódica e sódica, para as águas de poço tubular, poço amazonas e rio, respectivamente.Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG2001-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662001000100010Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.5 n.1 2001reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG10.1590/S1415-43662001000100010info:eu-repo/semantics/openAccessMaia,Celsemy E.Morais,Elís R.C. deOliveira,Maurício depor2006-10-30T00:00:00Zoai:scielo:S1415-43662001000100010Revistahttp://www.scielo.br/rbeaaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||agriambi@agriambi.com.br1807-19291415-4366opendoar:2006-10-30T00:00Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Classificação da composição iônica da água de irrigação usando regressão linear múltipla
title Classificação da composição iônica da água de irrigação usando regressão linear múltipla
spellingShingle Classificação da composição iônica da água de irrigação usando regressão linear múltipla
Maia,Celsemy E.
classificação de águas
água de irrigação
regressão linear múltipla
title_short Classificação da composição iônica da água de irrigação usando regressão linear múltipla
title_full Classificação da composição iônica da água de irrigação usando regressão linear múltipla
title_fullStr Classificação da composição iônica da água de irrigação usando regressão linear múltipla
title_full_unstemmed Classificação da composição iônica da água de irrigação usando regressão linear múltipla
title_sort Classificação da composição iônica da água de irrigação usando regressão linear múltipla
author Maia,Celsemy E.
author_facet Maia,Celsemy E.
Morais,Elís R.C. de
Oliveira,Maurício de
author_role author
author2 Morais,Elís R.C. de
Oliveira,Maurício de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia,Celsemy E.
Morais,Elís R.C. de
Oliveira,Maurício de
dc.subject.por.fl_str_mv classificação de águas
água de irrigação
regressão linear múltipla
topic classificação de águas
água de irrigação
regressão linear múltipla
description Objetivou-se, com o presente trabalho, desenvolver uma metodologia para classificação da composição iônica da água de irrigação, através da regressão linear múltipla, tendo-se, como variável dependente, a condutividade elétrica e, como variáveis independentes, as concentrações de cátions e ânions da água de irrigação, classificada de acordo com o peso de cada íon no modelo estatístico. A fonte secundária de dados para a pesquisa foi o Banco de Dados do Laboratório de Análise de Água e Fertilidade do Solo, da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (LAAFS/ESAM). As regressões foram ajustadas utilizando-se o método da seleção por etapas, conhecido como the stepwise regression procedure, no qual a variável dependente foi a condutividade elétrica e, como variáveis independentes, os íons determinados pela análise físico-química da água. Os resultados mostraram que, empregando-se este critério de regressão linear múltipla, havia variação na contribuição de cada variável no modelo ajustado, cuja estimativa era baseada no aumento da soma de quadrado, devido à regressão, a medida em que se incorporava, ao modelo, cada variável independente. Em função de critérios preestabelecidos, águas provenientes de mananciais da região da Chapada do Apodi foram classificadas como cálcica-sódica, cálcica e cloretada, quando provinham de poço tubular, de poço amazonas e rio, respectivamente. As águas oriundas da região do Baixo Açu, foram classificadas como sódica, magnesiana-sódica e sódica, para as águas de poço tubular, poço amazonas e rio, respectivamente.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662001000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662001000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-43662001000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.5 n.1 2001
reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
collection Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||agriambi@agriambi.com.br
_version_ 1750297674865704960