Caracterização dos frutos de maracujá amarelo irrigados com água salina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,José R.M.
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Lima,Carlos A. de A., Lima,Eliza D.P. de A., Cavalcante,Lourival F., Oliveira,Fernando K.D. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662001000100027
Resumo: Com o objetivo de se caracterizar frutos de maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa Deg) irrigados com água salina, desenvolveu-se um experimento em Santa Cruz, RN, zona semi-árida do Brasil, cujos tratamentos foram distribuídos em blocos casualizados, com quatro repetições, em esquema fatorial 5 x 2, correspondente ao sem revestimento (R0) e com revestimento das faces (R1; R2; R3; R4; respectivamente uma, duas, três e quatro faces) irrigadas diariamente com volumes de 5 e 10 L de água. A salinidade da água, superior a 3,0 dS m-1, não interferiu sobre a qualidade externa nem interna dos frutos. O aumento do volume de água resultou em maior massa média dos frutos. A proteção das covas não influenciou o comprimento, diâmetro e número de sementes por fruto nem a espessura da casca, rendimento em polpa, sólidos solúveis totais, acidez total titulável e teores de vitamina C total.
id UFCG-1_4ddcc92209f53b7036381e3d70185fec
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-43662001000100027
network_acronym_str UFCG-1
network_name_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Caracterização dos frutos de maracujá amarelo irrigados com água salinasalinidadesólidos solúveisPassiflora edulisCom o objetivo de se caracterizar frutos de maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa Deg) irrigados com água salina, desenvolveu-se um experimento em Santa Cruz, RN, zona semi-árida do Brasil, cujos tratamentos foram distribuídos em blocos casualizados, com quatro repetições, em esquema fatorial 5 x 2, correspondente ao sem revestimento (R0) e com revestimento das faces (R1; R2; R3; R4; respectivamente uma, duas, três e quatro faces) irrigadas diariamente com volumes de 5 e 10 L de água. A salinidade da água, superior a 3,0 dS m-1, não interferiu sobre a qualidade externa nem interna dos frutos. O aumento do volume de água resultou em maior massa média dos frutos. A proteção das covas não influenciou o comprimento, diâmetro e número de sementes por fruto nem a espessura da casca, rendimento em polpa, sólidos solúveis totais, acidez total titulável e teores de vitamina C total.Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG2001-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662001000100027Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.5 n.1 2001reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG10.1590/S1415-43662001000100027info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,José R.M.Lima,Carlos A. de A.Lima,Eliza D.P. de A.Cavalcante,Lourival F.Oliveira,Fernando K.D. depor2006-10-30T00:00:00Zoai:scielo:S1415-43662001000100027Revistahttp://www.scielo.br/rbeaaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||agriambi@agriambi.com.br1807-19291415-4366opendoar:2006-10-30T00:00Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização dos frutos de maracujá amarelo irrigados com água salina
title Caracterização dos frutos de maracujá amarelo irrigados com água salina
spellingShingle Caracterização dos frutos de maracujá amarelo irrigados com água salina
Costa,José R.M.
salinidade
sólidos solúveis
Passiflora edulis
title_short Caracterização dos frutos de maracujá amarelo irrigados com água salina
title_full Caracterização dos frutos de maracujá amarelo irrigados com água salina
title_fullStr Caracterização dos frutos de maracujá amarelo irrigados com água salina
title_full_unstemmed Caracterização dos frutos de maracujá amarelo irrigados com água salina
title_sort Caracterização dos frutos de maracujá amarelo irrigados com água salina
author Costa,José R.M.
author_facet Costa,José R.M.
Lima,Carlos A. de A.
Lima,Eliza D.P. de A.
Cavalcante,Lourival F.
Oliveira,Fernando K.D. de
author_role author
author2 Lima,Carlos A. de A.
Lima,Eliza D.P. de A.
Cavalcante,Lourival F.
Oliveira,Fernando K.D. de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,José R.M.
Lima,Carlos A. de A.
Lima,Eliza D.P. de A.
Cavalcante,Lourival F.
Oliveira,Fernando K.D. de
dc.subject.por.fl_str_mv salinidade
sólidos solúveis
Passiflora edulis
topic salinidade
sólidos solúveis
Passiflora edulis
description Com o objetivo de se caracterizar frutos de maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa Deg) irrigados com água salina, desenvolveu-se um experimento em Santa Cruz, RN, zona semi-árida do Brasil, cujos tratamentos foram distribuídos em blocos casualizados, com quatro repetições, em esquema fatorial 5 x 2, correspondente ao sem revestimento (R0) e com revestimento das faces (R1; R2; R3; R4; respectivamente uma, duas, três e quatro faces) irrigadas diariamente com volumes de 5 e 10 L de água. A salinidade da água, superior a 3,0 dS m-1, não interferiu sobre a qualidade externa nem interna dos frutos. O aumento do volume de água resultou em maior massa média dos frutos. A proteção das covas não influenciou o comprimento, diâmetro e número de sementes por fruto nem a espessura da casca, rendimento em polpa, sólidos solúveis totais, acidez total titulável e teores de vitamina C total.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662001000100027
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662001000100027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-43662001000100027
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.5 n.1 2001
reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
collection Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||agriambi@agriambi.com.br
_version_ 1750297674890870784