Relevância e desafios da competência cultural no ensinoaprendizagem de FLE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Maria Rachel dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Aubin, Simone Pires Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/807
Resumo: As práticas de ensino de uma língua estrangeira são cada vez mais diversas. Por meio de suas metodologias eabordagens, o professor está sempre à procura de novas ferramentas que o ajudem a ensinar a língua de forma mais proveitosa, explorando as habilidades comunicativas. Uma das mais importantes, ligada às relações interpessoais, é a dimensão cultural. É nessa dimensão onde se encontra o centro da comunicação. O presente trabalho busca, a partir das observações dos diferentes conceitos de cultura, segundo os estudos de Jean-Pierre Cuq, Isabelle Grucca, Paola Bertocchini, Edvige Constanzo e Maddalena De Carlo, identificar eventuais lacunas culturais no ensino do Francês Língua Estrangeira. Para tal, trabalharemos com uma ferramenta de coleta de dados, um questionário, direcionado aos professores de francês, através do qual será possível verificar a aplicação eeficácia da competência cultural como porta facilitadora para o aprendizado de uma língua estrangeira. 
id UFCG-2_025c5836c22190463a81dfa0df60e7cb
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/807
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Relevância e desafios da competência cultural no ensinoaprendizagem de FLECulturalMetodologiasFrancês Língua EstrangeiraAs práticas de ensino de uma língua estrangeira são cada vez mais diversas. Por meio de suas metodologias eabordagens, o professor está sempre à procura de novas ferramentas que o ajudem a ensinar a língua de forma mais proveitosa, explorando as habilidades comunicativas. Uma das mais importantes, ligada às relações interpessoais, é a dimensão cultural. É nessa dimensão onde se encontra o centro da comunicação. O presente trabalho busca, a partir das observações dos diferentes conceitos de cultura, segundo os estudos de Jean-Pierre Cuq, Isabelle Grucca, Paola Bertocchini, Edvige Constanzo e Maddalena De Carlo, identificar eventuais lacunas culturais no ensino do Francês Língua Estrangeira. Para tal, trabalharemos com uma ferramenta de coleta de dados, um questionário, direcionado aos professores de francês, através do qual será possível verificar a aplicação eeficácia da competência cultural como porta facilitadora para o aprendizado de uma língua estrangeira. Editora Universitaria da UFCG2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/80710.5281/zenodo.8106195Revista Letras Raras; Vol. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 186-201 Revista Letras Raras; Vol. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 186-201 Revista Letras Raras; Vol. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 186-201 Revista Letras Raras; v. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 186-201 2317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/807/711© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Maria Rachel dos Santos Aubin, Simone Pires Barbosa 2023-10-21T00:21:41Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/807Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-10-21T00:21:41Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relevância e desafios da competência cultural no ensinoaprendizagem de FLE
title Relevância e desafios da competência cultural no ensinoaprendizagem de FLE
spellingShingle Relevância e desafios da competência cultural no ensinoaprendizagem de FLE
Andrade, Maria Rachel dos Santos
Cultural
Metodologias
Francês Língua Estrangeira
title_short Relevância e desafios da competência cultural no ensinoaprendizagem de FLE
title_full Relevância e desafios da competência cultural no ensinoaprendizagem de FLE
title_fullStr Relevância e desafios da competência cultural no ensinoaprendizagem de FLE
title_full_unstemmed Relevância e desafios da competência cultural no ensinoaprendizagem de FLE
title_sort Relevância e desafios da competência cultural no ensinoaprendizagem de FLE
author Andrade, Maria Rachel dos Santos
author_facet Andrade, Maria Rachel dos Santos
Aubin, Simone Pires Barbosa
author_role author
author2 Aubin, Simone Pires Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Maria Rachel dos Santos
Aubin, Simone Pires Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Cultural
Metodologias
Francês Língua Estrangeira
topic Cultural
Metodologias
Francês Língua Estrangeira
description As práticas de ensino de uma língua estrangeira são cada vez mais diversas. Por meio de suas metodologias eabordagens, o professor está sempre à procura de novas ferramentas que o ajudem a ensinar a língua de forma mais proveitosa, explorando as habilidades comunicativas. Uma das mais importantes, ligada às relações interpessoais, é a dimensão cultural. É nessa dimensão onde se encontra o centro da comunicação. O presente trabalho busca, a partir das observações dos diferentes conceitos de cultura, segundo os estudos de Jean-Pierre Cuq, Isabelle Grucca, Paola Bertocchini, Edvige Constanzo e Maddalena De Carlo, identificar eventuais lacunas culturais no ensino do Francês Língua Estrangeira. Para tal, trabalharemos com uma ferramenta de coleta de dados, um questionário, direcionado aos professores de francês, através do qual será possível verificar a aplicação eeficácia da competência cultural como porta facilitadora para o aprendizado de uma língua estrangeira. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/807
10.5281/zenodo.8106195
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/807
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.8106195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/807/711
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 186-201
Revista Letras Raras; Vol. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 186-201
Revista Letras Raras; Vol. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 186-201
Revista Letras Raras; v. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 186-201
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319781521752064