Relevância e desafios da competência cultural no ensinoaprendizagem de FLE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/807 |
Resumo: | As práticas de ensino de uma língua estrangeira são cada vez mais diversas. Por meio de suas metodologias eabordagens, o professor está sempre à procura de novas ferramentas que o ajudem a ensinar a língua de forma mais proveitosa, explorando as habilidades comunicativas. Uma das mais importantes, ligada às relações interpessoais, é a dimensão cultural. É nessa dimensão onde se encontra o centro da comunicação. O presente trabalho busca, a partir das observações dos diferentes conceitos de cultura, segundo os estudos de Jean-Pierre Cuq, Isabelle Grucca, Paola Bertocchini, Edvige Constanzo e Maddalena De Carlo, identificar eventuais lacunas culturais no ensino do Francês Língua Estrangeira. Para tal, trabalharemos com uma ferramenta de coleta de dados, um questionário, direcionado aos professores de francês, através do qual será possível verificar a aplicação eeficácia da competência cultural como porta facilitadora para o aprendizado de uma língua estrangeira. |
id |
UFCG-2_025c5836c22190463a81dfa0df60e7cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/807 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Relevância e desafios da competência cultural no ensinoaprendizagem de FLECulturalMetodologiasFrancês Língua EstrangeiraAs práticas de ensino de uma língua estrangeira são cada vez mais diversas. Por meio de suas metodologias eabordagens, o professor está sempre à procura de novas ferramentas que o ajudem a ensinar a língua de forma mais proveitosa, explorando as habilidades comunicativas. Uma das mais importantes, ligada às relações interpessoais, é a dimensão cultural. É nessa dimensão onde se encontra o centro da comunicação. O presente trabalho busca, a partir das observações dos diferentes conceitos de cultura, segundo os estudos de Jean-Pierre Cuq, Isabelle Grucca, Paola Bertocchini, Edvige Constanzo e Maddalena De Carlo, identificar eventuais lacunas culturais no ensino do Francês Língua Estrangeira. Para tal, trabalharemos com uma ferramenta de coleta de dados, um questionário, direcionado aos professores de francês, através do qual será possível verificar a aplicação eeficácia da competência cultural como porta facilitadora para o aprendizado de uma língua estrangeira. Editora Universitaria da UFCG2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/80710.5281/zenodo.8106195Revista Letras Raras; Vol. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 186-201 Revista Letras Raras; Vol. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 186-201 Revista Letras Raras; Vol. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 186-201 Revista Letras Raras; v. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 186-201 2317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/807/711© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Maria Rachel dos Santos Aubin, Simone Pires Barbosa 2023-10-21T00:21:41Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/807Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-10-21T00:21:41Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relevância e desafios da competência cultural no ensinoaprendizagem de FLE |
title |
Relevância e desafios da competência cultural no ensinoaprendizagem de FLE |
spellingShingle |
Relevância e desafios da competência cultural no ensinoaprendizagem de FLE Andrade, Maria Rachel dos Santos Cultural Metodologias Francês Língua Estrangeira |
title_short |
Relevância e desafios da competência cultural no ensinoaprendizagem de FLE |
title_full |
Relevância e desafios da competência cultural no ensinoaprendizagem de FLE |
title_fullStr |
Relevância e desafios da competência cultural no ensinoaprendizagem de FLE |
title_full_unstemmed |
Relevância e desafios da competência cultural no ensinoaprendizagem de FLE |
title_sort |
Relevância e desafios da competência cultural no ensinoaprendizagem de FLE |
author |
Andrade, Maria Rachel dos Santos |
author_facet |
Andrade, Maria Rachel dos Santos Aubin, Simone Pires Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Aubin, Simone Pires Barbosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Maria Rachel dos Santos Aubin, Simone Pires Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultural Metodologias Francês Língua Estrangeira |
topic |
Cultural Metodologias Francês Língua Estrangeira |
description |
As práticas de ensino de uma língua estrangeira são cada vez mais diversas. Por meio de suas metodologias eabordagens, o professor está sempre à procura de novas ferramentas que o ajudem a ensinar a língua de forma mais proveitosa, explorando as habilidades comunicativas. Uma das mais importantes, ligada às relações interpessoais, é a dimensão cultural. É nessa dimensão onde se encontra o centro da comunicação. O presente trabalho busca, a partir das observações dos diferentes conceitos de cultura, segundo os estudos de Jean-Pierre Cuq, Isabelle Grucca, Paola Bertocchini, Edvige Constanzo e Maddalena De Carlo, identificar eventuais lacunas culturais no ensino do Francês Língua Estrangeira. Para tal, trabalharemos com uma ferramenta de coleta de dados, um questionário, direcionado aos professores de francês, através do qual será possível verificar a aplicação eeficácia da competência cultural como porta facilitadora para o aprendizado de uma língua estrangeira. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/807 10.5281/zenodo.8106195 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/807 |
identifier_str_mv |
10.5281/zenodo.8106195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/807/711 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 186-201 Revista Letras Raras; Vol. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 186-201 Revista Letras Raras; Vol. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 186-201 Revista Letras Raras; v. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 186-201 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319781521752064 |