Uma experiência reflexiva sobre o processo de escrita de crônicas no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Jaíne de Sousa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gonçalves, Jéssica Pereira, Rodrigues, Márcia Candeia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1808
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i1.405 Resumo: A escrita é um dos conteúdos mais estudados no âmbito das pesquisas relacionadas ao ensino de língua portuguesa, isso porque são muitos os aspectos envolvidos nesse árduo e complexo processo. Esta é uma das muitas pesquisas que se dedicam a estudar a escrita. Nosso objetivo é relatar como ocorreu o trabalho com a escrita do gênero crônica em uma turma de 9º ano de uma escola pública do município de Campina grande durante a vigência de 20 aulas correspondente ao cumprimento de uma das atividades do componente curricular Estágio de língua portuguesa, da UFCG. Destacaremos, nas páginas que seguem como ocorreu o estudo do gênero e a produção escrita deste, cujo objetivo era concorrer à Olimpíada de língua portuguesa (2014). Apoiando-nos na perspectiva sociointeracionista e dessa forma considerando o texto enquanto processo, apresentaremos como ocorreu cada etapa do processo de escrita: o planejamento, a escrita propriamente dita e a reescrita, através das atividades propostas e de duas versões da produção escrita de um dos alunos: a produção inicial e a final. Baseamo-nos nas pesquisas realizadas por autores como Barbeiro (2007), Antunes (2003), Passareli (2004), dentre outros teóricos que muito nos acrescentam sobre o processo de escrita.
id UFCG-2_30fcf86f3dbd28014b3c79297ea4ff8b
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1808
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Uma experiência reflexiva sobre o processo de escrita de crônicas no ensino fundamentalEnsinoEscritaCrônicaDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i1.405 Resumo: A escrita é um dos conteúdos mais estudados no âmbito das pesquisas relacionadas ao ensino de língua portuguesa, isso porque são muitos os aspectos envolvidos nesse árduo e complexo processo. Esta é uma das muitas pesquisas que se dedicam a estudar a escrita. Nosso objetivo é relatar como ocorreu o trabalho com a escrita do gênero crônica em uma turma de 9º ano de uma escola pública do município de Campina grande durante a vigência de 20 aulas correspondente ao cumprimento de uma das atividades do componente curricular Estágio de língua portuguesa, da UFCG. Destacaremos, nas páginas que seguem como ocorreu o estudo do gênero e a produção escrita deste, cujo objetivo era concorrer à Olimpíada de língua portuguesa (2014). Apoiando-nos na perspectiva sociointeracionista e dessa forma considerando o texto enquanto processo, apresentaremos como ocorreu cada etapa do processo de escrita: o planejamento, a escrita propriamente dita e a reescrita, através das atividades propostas e de duas versões da produção escrita de um dos alunos: a produção inicial e a final. Baseamo-nos nas pesquisas realizadas por autores como Barbeiro (2007), Antunes (2003), Passareli (2004), dentre outros teóricos que muito nos acrescentam sobre o processo de escrita.Editora Universitaria da UFCG2023-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1808Revista Letras Raras; Vol. 4 No. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 208-230Revista Letras Raras; Vol. 4 Núm. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 208-230Revista Letras Raras; Vol. 4 No 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 208-230Revista Letras Raras; v. 4 n. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 208-2302317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1808/1727© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Jaíne de Sousa Gonçalves, Jéssica Pereira Rodrigues, Márcia Candeia 2024-01-04T23:50:06Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1808Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:50:06Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência reflexiva sobre o processo de escrita de crônicas no ensino fundamental
title Uma experiência reflexiva sobre o processo de escrita de crônicas no ensino fundamental
spellingShingle Uma experiência reflexiva sobre o processo de escrita de crônicas no ensino fundamental
Barbosa, Jaíne de Sousa
Ensino
Escrita
Crônica
title_short Uma experiência reflexiva sobre o processo de escrita de crônicas no ensino fundamental
title_full Uma experiência reflexiva sobre o processo de escrita de crônicas no ensino fundamental
title_fullStr Uma experiência reflexiva sobre o processo de escrita de crônicas no ensino fundamental
title_full_unstemmed Uma experiência reflexiva sobre o processo de escrita de crônicas no ensino fundamental
title_sort Uma experiência reflexiva sobre o processo de escrita de crônicas no ensino fundamental
author Barbosa, Jaíne de Sousa
author_facet Barbosa, Jaíne de Sousa
Gonçalves, Jéssica Pereira
Rodrigues, Márcia Candeia
author_role author
author2 Gonçalves, Jéssica Pereira
Rodrigues, Márcia Candeia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Jaíne de Sousa
Gonçalves, Jéssica Pereira
Rodrigues, Márcia Candeia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Escrita
Crônica
topic Ensino
Escrita
Crônica
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i1.405 Resumo: A escrita é um dos conteúdos mais estudados no âmbito das pesquisas relacionadas ao ensino de língua portuguesa, isso porque são muitos os aspectos envolvidos nesse árduo e complexo processo. Esta é uma das muitas pesquisas que se dedicam a estudar a escrita. Nosso objetivo é relatar como ocorreu o trabalho com a escrita do gênero crônica em uma turma de 9º ano de uma escola pública do município de Campina grande durante a vigência de 20 aulas correspondente ao cumprimento de uma das atividades do componente curricular Estágio de língua portuguesa, da UFCG. Destacaremos, nas páginas que seguem como ocorreu o estudo do gênero e a produção escrita deste, cujo objetivo era concorrer à Olimpíada de língua portuguesa (2014). Apoiando-nos na perspectiva sociointeracionista e dessa forma considerando o texto enquanto processo, apresentaremos como ocorreu cada etapa do processo de escrita: o planejamento, a escrita propriamente dita e a reescrita, através das atividades propostas e de duas versões da produção escrita de um dos alunos: a produção inicial e a final. Baseamo-nos nas pesquisas realizadas por autores como Barbeiro (2007), Antunes (2003), Passareli (2004), dentre outros teóricos que muito nos acrescentam sobre o processo de escrita.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1808
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1808/1727
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 4 No. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 208-230
Revista Letras Raras; Vol. 4 Núm. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 208-230
Revista Letras Raras; Vol. 4 No 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 208-230
Revista Letras Raras; v. 4 n. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 208-230
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319784977858560