Uma experiência reflexiva sobre o processo de escrita de crônicas no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1808 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i1.405 Resumo: A escrita é um dos conteúdos mais estudados no âmbito das pesquisas relacionadas ao ensino de língua portuguesa, isso porque são muitos os aspectos envolvidos nesse árduo e complexo processo. Esta é uma das muitas pesquisas que se dedicam a estudar a escrita. Nosso objetivo é relatar como ocorreu o trabalho com a escrita do gênero crônica em uma turma de 9º ano de uma escola pública do município de Campina grande durante a vigência de 20 aulas correspondente ao cumprimento de uma das atividades do componente curricular Estágio de língua portuguesa, da UFCG. Destacaremos, nas páginas que seguem como ocorreu o estudo do gênero e a produção escrita deste, cujo objetivo era concorrer à Olimpíada de língua portuguesa (2014). Apoiando-nos na perspectiva sociointeracionista e dessa forma considerando o texto enquanto processo, apresentaremos como ocorreu cada etapa do processo de escrita: o planejamento, a escrita propriamente dita e a reescrita, através das atividades propostas e de duas versões da produção escrita de um dos alunos: a produção inicial e a final. Baseamo-nos nas pesquisas realizadas por autores como Barbeiro (2007), Antunes (2003), Passareli (2004), dentre outros teóricos que muito nos acrescentam sobre o processo de escrita. |
id |
UFCG-2_30fcf86f3dbd28014b3c79297ea4ff8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1808 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma experiência reflexiva sobre o processo de escrita de crônicas no ensino fundamentalEnsinoEscritaCrônicaDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i1.405 Resumo: A escrita é um dos conteúdos mais estudados no âmbito das pesquisas relacionadas ao ensino de língua portuguesa, isso porque são muitos os aspectos envolvidos nesse árduo e complexo processo. Esta é uma das muitas pesquisas que se dedicam a estudar a escrita. Nosso objetivo é relatar como ocorreu o trabalho com a escrita do gênero crônica em uma turma de 9º ano de uma escola pública do município de Campina grande durante a vigência de 20 aulas correspondente ao cumprimento de uma das atividades do componente curricular Estágio de língua portuguesa, da UFCG. Destacaremos, nas páginas que seguem como ocorreu o estudo do gênero e a produção escrita deste, cujo objetivo era concorrer à Olimpíada de língua portuguesa (2014). Apoiando-nos na perspectiva sociointeracionista e dessa forma considerando o texto enquanto processo, apresentaremos como ocorreu cada etapa do processo de escrita: o planejamento, a escrita propriamente dita e a reescrita, através das atividades propostas e de duas versões da produção escrita de um dos alunos: a produção inicial e a final. Baseamo-nos nas pesquisas realizadas por autores como Barbeiro (2007), Antunes (2003), Passareli (2004), dentre outros teóricos que muito nos acrescentam sobre o processo de escrita.Editora Universitaria da UFCG2023-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1808Revista Letras Raras; Vol. 4 No. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 208-230Revista Letras Raras; Vol. 4 Núm. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 208-230Revista Letras Raras; Vol. 4 No 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 208-230Revista Letras Raras; v. 4 n. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 208-2302317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1808/1727© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Jaíne de Sousa Gonçalves, Jéssica Pereira Rodrigues, Márcia Candeia 2024-01-04T23:50:06Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1808Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:50:06Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma experiência reflexiva sobre o processo de escrita de crônicas no ensino fundamental |
title |
Uma experiência reflexiva sobre o processo de escrita de crônicas no ensino fundamental |
spellingShingle |
Uma experiência reflexiva sobre o processo de escrita de crônicas no ensino fundamental Barbosa, Jaíne de Sousa Ensino Escrita Crônica |
title_short |
Uma experiência reflexiva sobre o processo de escrita de crônicas no ensino fundamental |
title_full |
Uma experiência reflexiva sobre o processo de escrita de crônicas no ensino fundamental |
title_fullStr |
Uma experiência reflexiva sobre o processo de escrita de crônicas no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Uma experiência reflexiva sobre o processo de escrita de crônicas no ensino fundamental |
title_sort |
Uma experiência reflexiva sobre o processo de escrita de crônicas no ensino fundamental |
author |
Barbosa, Jaíne de Sousa |
author_facet |
Barbosa, Jaíne de Sousa Gonçalves, Jéssica Pereira Rodrigues, Márcia Candeia |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Jéssica Pereira Rodrigues, Márcia Candeia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Jaíne de Sousa Gonçalves, Jéssica Pereira Rodrigues, Márcia Candeia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Escrita Crônica |
topic |
Ensino Escrita Crônica |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i1.405 Resumo: A escrita é um dos conteúdos mais estudados no âmbito das pesquisas relacionadas ao ensino de língua portuguesa, isso porque são muitos os aspectos envolvidos nesse árduo e complexo processo. Esta é uma das muitas pesquisas que se dedicam a estudar a escrita. Nosso objetivo é relatar como ocorreu o trabalho com a escrita do gênero crônica em uma turma de 9º ano de uma escola pública do município de Campina grande durante a vigência de 20 aulas correspondente ao cumprimento de uma das atividades do componente curricular Estágio de língua portuguesa, da UFCG. Destacaremos, nas páginas que seguem como ocorreu o estudo do gênero e a produção escrita deste, cujo objetivo era concorrer à Olimpíada de língua portuguesa (2014). Apoiando-nos na perspectiva sociointeracionista e dessa forma considerando o texto enquanto processo, apresentaremos como ocorreu cada etapa do processo de escrita: o planejamento, a escrita propriamente dita e a reescrita, através das atividades propostas e de duas versões da produção escrita de um dos alunos: a produção inicial e a final. Baseamo-nos nas pesquisas realizadas por autores como Barbeiro (2007), Antunes (2003), Passareli (2004), dentre outros teóricos que muito nos acrescentam sobre o processo de escrita. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1808 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1808/1727 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 4 No. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 208-230 Revista Letras Raras; Vol. 4 Núm. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 208-230 Revista Letras Raras; Vol. 4 No 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 208-230 Revista Letras Raras; v. 4 n. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 208-230 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319784977858560 |