O que os olhos não leem a sociedade sente: a leitura crítica do gênero notícia em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Ana Paula Rezende de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Camila de Souza, Sampaio, Danúbia Aline Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1432
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1453 O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho para a leitura de textos (MATTOS, 2011; LDB, 1996; BNCC, 2017) em sala de aula que se paute no conceito de leitura crítica (FREIRE, 1986; CASSANY, 2012; ROVIRA, 2009). As motivações que guiam este estudo partem da recente pesquisa de Cruz e Martiniak (2018) sobre a leitura na Educação Básica brasileira, em que um mapeamento de trabalhos acadêmicos que tratam sobre esse assunto aponta altos índices de deficiência sobre esta habilidade. Como constatação, pode-se perceber que os indicadores negativos se relacionam, sobretudo, aos reflexos gerados por exercícios de compreensão da leitura que se restringem à superfície dos textos trabalhados ao longo das aulas de linguagens. Por isso a necessidade de se propor atividades que vão além da materialidade desses textos. Escolhemos, assim, textos informativos da esfera jornalística, especificamente o gênero notícia, para serem trabalhados com alunos do Ensino Fundamental II, do oitavo e do nono ano. Com aporte teórico da Análise do Discurso (ORLANDI, 1999; CHARAUDEAU, 2013; EMEDIATO, 2013), buscamos trabalhar mecanismos de compreensão textual discutidos nessa teoria que conduzam o professor a explorar a dimensão argumentativa (AMOSSY, 2006, 2011; CHARAUDEAU, 2013) presente no texto do gênero notícia. Dessa maneira, esperamos contribuir com docentes do campo das linguagens para um efetivo trabalho da leitura crítica de notícias em sala de aula, além de refletir sobre a importância de referida abordagem na tentativa de amenizar a deficiência de leitura por ora comprovada.
id UFCG-2_375c48ff297f5b2719489ddf1cc0ee16
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1432
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling O que os olhos não leem a sociedade sente: a leitura crítica do gênero notícia em sala de aulaLetramentoLeitura críticaAnálise do DiscursoNotíciasEducação básica DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1453 O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho para a leitura de textos (MATTOS, 2011; LDB, 1996; BNCC, 2017) em sala de aula que se paute no conceito de leitura crítica (FREIRE, 1986; CASSANY, 2012; ROVIRA, 2009). As motivações que guiam este estudo partem da recente pesquisa de Cruz e Martiniak (2018) sobre a leitura na Educação Básica brasileira, em que um mapeamento de trabalhos acadêmicos que tratam sobre esse assunto aponta altos índices de deficiência sobre esta habilidade. Como constatação, pode-se perceber que os indicadores negativos se relacionam, sobretudo, aos reflexos gerados por exercícios de compreensão da leitura que se restringem à superfície dos textos trabalhados ao longo das aulas de linguagens. Por isso a necessidade de se propor atividades que vão além da materialidade desses textos. Escolhemos, assim, textos informativos da esfera jornalística, especificamente o gênero notícia, para serem trabalhados com alunos do Ensino Fundamental II, do oitavo e do nono ano. Com aporte teórico da Análise do Discurso (ORLANDI, 1999; CHARAUDEAU, 2013; EMEDIATO, 2013), buscamos trabalhar mecanismos de compreensão textual discutidos nessa teoria que conduzam o professor a explorar a dimensão argumentativa (AMOSSY, 2006, 2011; CHARAUDEAU, 2013) presente no texto do gênero notícia. Dessa maneira, esperamos contribuir com docentes do campo das linguagens para um efetivo trabalho da leitura crítica de notícias em sala de aula, além de refletir sobre a importância de referida abordagem na tentativa de amenizar a deficiência de leitura por ora comprovada. Editora Universitaria da UFCG2023-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1432Revista Letras Raras; Vol. 8 No. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 147-169 / Eng. 144-167Revista Letras Raras; Vol. 8 Núm. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 147-169 / Eng. 144-167Revista Letras Raras; Vol. 8 No 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 147-169 / Eng. 144-167Revista Letras Raras; v. 8 n. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 147-169 / Eng. 144-1672317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1432/1336https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1432/1337© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMello, Ana Paula Rezende de Santos, Camila de Souza Sampaio, Danúbia Aline Silva 2024-01-05T00:08:37Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1432Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-05T00:08:37Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O que os olhos não leem a sociedade sente: a leitura crítica do gênero notícia em sala de aula
title O que os olhos não leem a sociedade sente: a leitura crítica do gênero notícia em sala de aula
spellingShingle O que os olhos não leem a sociedade sente: a leitura crítica do gênero notícia em sala de aula
Mello, Ana Paula Rezende de
Letramento
Leitura crítica
Análise do Discurso
Notícias
Educação básica
title_short O que os olhos não leem a sociedade sente: a leitura crítica do gênero notícia em sala de aula
title_full O que os olhos não leem a sociedade sente: a leitura crítica do gênero notícia em sala de aula
title_fullStr O que os olhos não leem a sociedade sente: a leitura crítica do gênero notícia em sala de aula
title_full_unstemmed O que os olhos não leem a sociedade sente: a leitura crítica do gênero notícia em sala de aula
title_sort O que os olhos não leem a sociedade sente: a leitura crítica do gênero notícia em sala de aula
author Mello, Ana Paula Rezende de
author_facet Mello, Ana Paula Rezende de
Santos, Camila de Souza
Sampaio, Danúbia Aline Silva
author_role author
author2 Santos, Camila de Souza
Sampaio, Danúbia Aline Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Ana Paula Rezende de
Santos, Camila de Souza
Sampaio, Danúbia Aline Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Leitura crítica
Análise do Discurso
Notícias
Educação básica
topic Letramento
Leitura crítica
Análise do Discurso
Notícias
Educação básica
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1453 O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho para a leitura de textos (MATTOS, 2011; LDB, 1996; BNCC, 2017) em sala de aula que se paute no conceito de leitura crítica (FREIRE, 1986; CASSANY, 2012; ROVIRA, 2009). As motivações que guiam este estudo partem da recente pesquisa de Cruz e Martiniak (2018) sobre a leitura na Educação Básica brasileira, em que um mapeamento de trabalhos acadêmicos que tratam sobre esse assunto aponta altos índices de deficiência sobre esta habilidade. Como constatação, pode-se perceber que os indicadores negativos se relacionam, sobretudo, aos reflexos gerados por exercícios de compreensão da leitura que se restringem à superfície dos textos trabalhados ao longo das aulas de linguagens. Por isso a necessidade de se propor atividades que vão além da materialidade desses textos. Escolhemos, assim, textos informativos da esfera jornalística, especificamente o gênero notícia, para serem trabalhados com alunos do Ensino Fundamental II, do oitavo e do nono ano. Com aporte teórico da Análise do Discurso (ORLANDI, 1999; CHARAUDEAU, 2013; EMEDIATO, 2013), buscamos trabalhar mecanismos de compreensão textual discutidos nessa teoria que conduzam o professor a explorar a dimensão argumentativa (AMOSSY, 2006, 2011; CHARAUDEAU, 2013) presente no texto do gênero notícia. Dessa maneira, esperamos contribuir com docentes do campo das linguagens para um efetivo trabalho da leitura crítica de notícias em sala de aula, além de refletir sobre a importância de referida abordagem na tentativa de amenizar a deficiência de leitura por ora comprovada.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1432
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1432/1336
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1432/1337
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 8 No. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 147-169 / Eng. 144-167
Revista Letras Raras; Vol. 8 Núm. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 147-169 / Eng. 144-167
Revista Letras Raras; Vol. 8 No 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 147-169 / Eng. 144-167
Revista Letras Raras; v. 8 n. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 147-169 / Eng. 144-167
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319783504609280