A prática exploratória no NUCLI-UFC: uma experiência colaborativa de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andréia Turolo da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carvalho, Daniel Teixeira de, Teixeira, Leonardo Antônio Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1646
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i1.794 Este artigo descreve uma experiência colaborativa de formação docente dos professores bolsistas do Núcleo de Línguas-Inglês da Universidade Federal do Ceará (NucLi-UFC) por meio da Prática Exploratória, que envolvia a pesquisa e a reflexão sobre a ação pedagógica ao mesmo tempo em que os professores experimentavam estratégias e metodologias de ensino. As etapas de implementação da Prática Exploratória com o grupo de professores foram as seguintes: a) formulação de perguntas de pesquisa a partir dos questionamentos dos professores; b) exposição, debates e reflexão coletiva sobre os questionamentos de cada professor; c) design das aulas associado ao design da pesquisa e escolha de ferramentas e procedimentos de construção e análise de dados e; d) revisão de literatura; e) exposição preliminar de resultados com reflexão colaborativa; f) exposição final do trabalho em evento acadêmico; e g) avaliação da experiência de pesquisa no formato de um relato. Ao todo, nove professores participaram das primeiras seis etapas e dois contribuíram com relatos de descrição e avaliação da experiência. Os resultados do experimento mostraram que a Prática Exploratória foi uma maneira produtiva para a atividade de formação docente no NucLi, em que todos foram beneficiados com os questionamentos, investigações e descobertas uns dos outros num crescimento mútuo que confirmou o NucLi-UFC do programa Idiomas sem Fronteiras como um ambiente legítimo de formação docente.
id UFCG-2_417c882090ba38cec6f818eb115e3409
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1646
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling A prática exploratória no NUCLI-UFC: uma experiência colaborativa de formação de professoresPrática ExploratóriaFormação pedagógicaProfessor reflexivo-críticoDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i1.794 Este artigo descreve uma experiência colaborativa de formação docente dos professores bolsistas do Núcleo de Línguas-Inglês da Universidade Federal do Ceará (NucLi-UFC) por meio da Prática Exploratória, que envolvia a pesquisa e a reflexão sobre a ação pedagógica ao mesmo tempo em que os professores experimentavam estratégias e metodologias de ensino. As etapas de implementação da Prática Exploratória com o grupo de professores foram as seguintes: a) formulação de perguntas de pesquisa a partir dos questionamentos dos professores; b) exposição, debates e reflexão coletiva sobre os questionamentos de cada professor; c) design das aulas associado ao design da pesquisa e escolha de ferramentas e procedimentos de construção e análise de dados e; d) revisão de literatura; e) exposição preliminar de resultados com reflexão colaborativa; f) exposição final do trabalho em evento acadêmico; e g) avaliação da experiência de pesquisa no formato de um relato. Ao todo, nove professores participaram das primeiras seis etapas e dois contribuíram com relatos de descrição e avaliação da experiência. Os resultados do experimento mostraram que a Prática Exploratória foi uma maneira produtiva para a atividade de formação docente no NucLi, em que todos foram beneficiados com os questionamentos, investigações e descobertas uns dos outros num crescimento mútuo que confirmou o NucLi-UFC do programa Idiomas sem Fronteiras como um ambiente legítimo de formação docente.Editora Universitaria da UFCG2023-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1646Revista Letras Raras; Vol. 6 No. 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 95-110Revista Letras Raras; Vol. 6 Núm. 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 95-110Revista Letras Raras; Vol. 6 No 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 95-110Revista Letras Raras; v. 6 n. 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 95-1102317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1646/1567© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Andréia Turolo da Carvalho, Daniel Teixeira de Teixeira, Leonardo Antônio Silva 2024-01-04T23:52:21Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1646Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:52:21Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática exploratória no NUCLI-UFC: uma experiência colaborativa de formação de professores
title A prática exploratória no NUCLI-UFC: uma experiência colaborativa de formação de professores
spellingShingle A prática exploratória no NUCLI-UFC: uma experiência colaborativa de formação de professores
Silva, Andréia Turolo da
Prática Exploratória
Formação pedagógica
Professor reflexivo-crítico
title_short A prática exploratória no NUCLI-UFC: uma experiência colaborativa de formação de professores
title_full A prática exploratória no NUCLI-UFC: uma experiência colaborativa de formação de professores
title_fullStr A prática exploratória no NUCLI-UFC: uma experiência colaborativa de formação de professores
title_full_unstemmed A prática exploratória no NUCLI-UFC: uma experiência colaborativa de formação de professores
title_sort A prática exploratória no NUCLI-UFC: uma experiência colaborativa de formação de professores
author Silva, Andréia Turolo da
author_facet Silva, Andréia Turolo da
Carvalho, Daniel Teixeira de
Teixeira, Leonardo Antônio Silva
author_role author
author2 Carvalho, Daniel Teixeira de
Teixeira, Leonardo Antônio Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andréia Turolo da
Carvalho, Daniel Teixeira de
Teixeira, Leonardo Antônio Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Exploratória
Formação pedagógica
Professor reflexivo-crítico
topic Prática Exploratória
Formação pedagógica
Professor reflexivo-crítico
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i1.794 Este artigo descreve uma experiência colaborativa de formação docente dos professores bolsistas do Núcleo de Línguas-Inglês da Universidade Federal do Ceará (NucLi-UFC) por meio da Prática Exploratória, que envolvia a pesquisa e a reflexão sobre a ação pedagógica ao mesmo tempo em que os professores experimentavam estratégias e metodologias de ensino. As etapas de implementação da Prática Exploratória com o grupo de professores foram as seguintes: a) formulação de perguntas de pesquisa a partir dos questionamentos dos professores; b) exposição, debates e reflexão coletiva sobre os questionamentos de cada professor; c) design das aulas associado ao design da pesquisa e escolha de ferramentas e procedimentos de construção e análise de dados e; d) revisão de literatura; e) exposição preliminar de resultados com reflexão colaborativa; f) exposição final do trabalho em evento acadêmico; e g) avaliação da experiência de pesquisa no formato de um relato. Ao todo, nove professores participaram das primeiras seis etapas e dois contribuíram com relatos de descrição e avaliação da experiência. Os resultados do experimento mostraram que a Prática Exploratória foi uma maneira produtiva para a atividade de formação docente no NucLi, em que todos foram beneficiados com os questionamentos, investigações e descobertas uns dos outros num crescimento mútuo que confirmou o NucLi-UFC do programa Idiomas sem Fronteiras como um ambiente legítimo de formação docente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1646
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1646/1567
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 6 No. 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 95-110
Revista Letras Raras; Vol. 6 Núm. 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 95-110
Revista Letras Raras; Vol. 6 No 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 95-110
Revista Letras Raras; v. 6 n. 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 95-110
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319784513339392