Ensino híbrido, um desafio ou uma mais-valia para lecionar a competência oral?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fougerouse, Marie-Christine
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dominguez, Julie I. Tadeo, Dimas, Soraia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/792
Resumo: O presente artigo trata a relação entre o processo ensino-aprendizagem com foco na competência oral em língua e culturaestrangeira. Uma metodologia de ensino híbrido, que tanto pode ser aplicada ao formato síncrono ou assíncrono, foi postaem prática aquando da situação pandémica do covid 19. De forma a estimular a comunicação e a interação durante a aula,os aprendentes são, previamente, levados a consultar documentos e a realizar atividades, com o intuito de se prepararempara a temática e conteúdos que serão abordados. Trata-se assim de um modelo de sala de aula invertida (flippedclassroom). Este dispositivo teve, claramente, um impacto na postura do docente, que deixa de ser o único portador dosaber, passando também a conceber aulas com (os infinitos) recursos digitais que se encontram à sua disposição. Oprofessor deve, além disso, auxiliar os aprendentes na mobilização dos seus conhecimentos, procurando incentivar acompetência “aprender fazendo”, fomentadora de autonomia. A metodologia aqui apresentada é ilustrada com duas fichaspedagógicas destinadas a um público de francês língua estrangeira; as aulas agrupam a utilização do livro tradicional edos recursos digitais, podendo ser aplicadas a uma formação em presença ou à distância. Um balanço final reflete asvantagens e as limitações deste tipo de dispositivo para os aprendentes e para os docentes.
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