Prática para entrevistas orais: O uso da tecnologia para reduzir a ansiedade de estudantes de Português como Língua Adicional (PLA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eduardo Viana da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1355
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i5.1933 Este estudo de caso analisa o uso da tecnologia de gravação de voz e seus benefícios na preparação para entrevistas orais em cursos de Português como Língua Adicional (PLA). Verifica-se particularmente como o uso de gravações de voz pode diminuir o nível de ansiedade em um grupo de estudantes universitários em um curso de português nos Estados Unidos. Analisa-se o processo de preparação para entrevistas orais com 13 estudantes universitários matriculados em um curso de português de verão em uma universidade de grande porte na Costa Oeste dos Estados Unidos. Este estudo demonstra que as entrevistas orais presencias são beneficiadas pela preparação dos alunos através da utilização de tecnologia. Demonstra-se uma possível correlação entre a preparação dos estudantes e a redução da ansiedade durante as entrevistas orais presenciais. A preparação oferecida a este grupo de alunos também enfatiza a importância de se oferecer uma abordagem sistemática para entrevistas orais e a necessidade de se tratar do nível de ansiedade experienciado por estudantes de línguas durante tais entrevistas. Outros estudos sobre ansiedade dos estudantes são tomados como base teórica para este estudo de caso, especialmente o trabalho seminal de Horwitz, Horwitz e Cope (1986) com a criação da Escala de Ansiedade de Língua Estrangeira (Foreign Language Anxiety Scale - FLAS) e os estudos baseados no FLAS, de Hewitt e Stephenson (2012), Pérez Castillejo (2018) e Phillips (1992).
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