Prática para entrevistas orais: O uso da tecnologia para reduzir a ansiedade de estudantes de Português como Língua Adicional (PLA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1355 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i5.1933 Este estudo de caso analisa o uso da tecnologia de gravação de voz e seus benefícios na preparação para entrevistas orais em cursos de Português como Língua Adicional (PLA). Verifica-se particularmente como o uso de gravações de voz pode diminuir o nível de ansiedade em um grupo de estudantes universitários em um curso de português nos Estados Unidos. Analisa-se o processo de preparação para entrevistas orais com 13 estudantes universitários matriculados em um curso de português de verão em uma universidade de grande porte na Costa Oeste dos Estados Unidos. Este estudo demonstra que as entrevistas orais presencias são beneficiadas pela preparação dos alunos através da utilização de tecnologia. Demonstra-se uma possível correlação entre a preparação dos estudantes e a redução da ansiedade durante as entrevistas orais presenciais. A preparação oferecida a este grupo de alunos também enfatiza a importância de se oferecer uma abordagem sistemática para entrevistas orais e a necessidade de se tratar do nível de ansiedade experienciado por estudantes de línguas durante tais entrevistas. Outros estudos sobre ansiedade dos estudantes são tomados como base teórica para este estudo de caso, especialmente o trabalho seminal de Horwitz, Horwitz e Cope (1986) com a criação da Escala de Ansiedade de Língua Estrangeira (Foreign Language Anxiety Scale - FLAS) e os estudos baseados no FLAS, de Hewitt e Stephenson (2012), Pérez Castillejo (2018) e Phillips (1992). |
id |
UFCG-2_72a03e01cd436e0cd21dbff7d51614eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1355 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática para entrevistas orais: O uso da tecnologia para reduzir a ansiedade de estudantes de Português como Língua Adicional (PLA)Entrevistas oraisAnsiedadePortuguês como Língua Adicional (PLA) DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i5.1933 Este estudo de caso analisa o uso da tecnologia de gravação de voz e seus benefícios na preparação para entrevistas orais em cursos de Português como Língua Adicional (PLA). Verifica-se particularmente como o uso de gravações de voz pode diminuir o nível de ansiedade em um grupo de estudantes universitários em um curso de português nos Estados Unidos. Analisa-se o processo de preparação para entrevistas orais com 13 estudantes universitários matriculados em um curso de português de verão em uma universidade de grande porte na Costa Oeste dos Estados Unidos. Este estudo demonstra que as entrevistas orais presencias são beneficiadas pela preparação dos alunos através da utilização de tecnologia. Demonstra-se uma possível correlação entre a preparação dos estudantes e a redução da ansiedade durante as entrevistas orais presenciais. A preparação oferecida a este grupo de alunos também enfatiza a importância de se oferecer uma abordagem sistemática para entrevistas orais e a necessidade de se tratar do nível de ansiedade experienciado por estudantes de línguas durante tais entrevistas. Outros estudos sobre ansiedade dos estudantes são tomados como base teórica para este estudo de caso, especialmente o trabalho seminal de Horwitz, Horwitz e Cope (1986) com a criação da Escala de Ansiedade de Língua Estrangeira (Foreign Language Anxiety Scale - FLAS) e os estudos baseados no FLAS, de Hewitt e Stephenson (2012), Pérez Castillejo (2018) e Phillips (1992). Editora Universitaria da UFCG2023-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1355Revista Letras Raras; Vol. 9 No. 4 (2020): Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo; Ing. 11-29 / Port. 11-30Revista Letras Raras; Vol. 9 Núm. 4 (2020): Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo; Ing. 11-29 / Port. 11-30Revista Letras Raras; Vol. 9 No 4 (2020): Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo; Ing. 11-29 / Port. 11-30Revista Letras Raras; v. 9 n. 4 (2020): Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo; Ing. 11-29 / Port. 11-302317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1355/1212https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1355/1213© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Eduardo Viana da 2024-01-05T00:10:34Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1355Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-05T00:10:34Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática para entrevistas orais: O uso da tecnologia para reduzir a ansiedade de estudantes de Português como Língua Adicional (PLA) |
title |
Prática para entrevistas orais: O uso da tecnologia para reduzir a ansiedade de estudantes de Português como Língua Adicional (PLA) |
spellingShingle |
Prática para entrevistas orais: O uso da tecnologia para reduzir a ansiedade de estudantes de Português como Língua Adicional (PLA) Silva, Eduardo Viana da Entrevistas orais Ansiedade Português como Língua Adicional (PLA) |
title_short |
Prática para entrevistas orais: O uso da tecnologia para reduzir a ansiedade de estudantes de Português como Língua Adicional (PLA) |
title_full |
Prática para entrevistas orais: O uso da tecnologia para reduzir a ansiedade de estudantes de Português como Língua Adicional (PLA) |
title_fullStr |
Prática para entrevistas orais: O uso da tecnologia para reduzir a ansiedade de estudantes de Português como Língua Adicional (PLA) |
title_full_unstemmed |
Prática para entrevistas orais: O uso da tecnologia para reduzir a ansiedade de estudantes de Português como Língua Adicional (PLA) |
title_sort |
Prática para entrevistas orais: O uso da tecnologia para reduzir a ansiedade de estudantes de Português como Língua Adicional (PLA) |
author |
Silva, Eduardo Viana da |
author_facet |
Silva, Eduardo Viana da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eduardo Viana da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Entrevistas orais Ansiedade Português como Língua Adicional (PLA) |
topic |
Entrevistas orais Ansiedade Português como Língua Adicional (PLA) |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i5.1933 Este estudo de caso analisa o uso da tecnologia de gravação de voz e seus benefícios na preparação para entrevistas orais em cursos de Português como Língua Adicional (PLA). Verifica-se particularmente como o uso de gravações de voz pode diminuir o nível de ansiedade em um grupo de estudantes universitários em um curso de português nos Estados Unidos. Analisa-se o processo de preparação para entrevistas orais com 13 estudantes universitários matriculados em um curso de português de verão em uma universidade de grande porte na Costa Oeste dos Estados Unidos. Este estudo demonstra que as entrevistas orais presencias são beneficiadas pela preparação dos alunos através da utilização de tecnologia. Demonstra-se uma possível correlação entre a preparação dos estudantes e a redução da ansiedade durante as entrevistas orais presenciais. A preparação oferecida a este grupo de alunos também enfatiza a importância de se oferecer uma abordagem sistemática para entrevistas orais e a necessidade de se tratar do nível de ansiedade experienciado por estudantes de línguas durante tais entrevistas. Outros estudos sobre ansiedade dos estudantes são tomados como base teórica para este estudo de caso, especialmente o trabalho seminal de Horwitz, Horwitz e Cope (1986) com a criação da Escala de Ansiedade de Língua Estrangeira (Foreign Language Anxiety Scale - FLAS) e os estudos baseados no FLAS, de Hewitt e Stephenson (2012), Pérez Castillejo (2018) e Phillips (1992). |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1355 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1355/1212 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1355/1213 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 9 No. 4 (2020): Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo; Ing. 11-29 / Port. 11-30 Revista Letras Raras; Vol. 9 Núm. 4 (2020): Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo; Ing. 11-29 / Port. 11-30 Revista Letras Raras; Vol. 9 No 4 (2020): Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo; Ing. 11-29 / Port. 11-30 Revista Letras Raras; v. 9 n. 4 (2020): Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo; Ing. 11-29 / Port. 11-30 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319783107198976 |