School text feedback as practice and as research object: interview with Eliana Donaio Ruiz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caiado, Roberta Varginha Ramos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bazarim, Milene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1989
Resumo: Eliana Donaio Ruiz é autora do livro “Como corrigir redações na escola: Uma Proposta Textual-Interativa”, cuja primeira edição foi publicada em 2001. Trata-se de um livro pioneiro no Brasil a respeito da correção de textos escolares e uma referência praticamente obrigatória tanto para pesquisadores que contemplam a correção enquanto objeto de estudo quanto para professores interessados em compreender e aperfeiçoar a sua prática corretiva. A autora possui Pós-doutorado em Linguística Aplicada, Doutorado e Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (SP). Ruiz já foi professora de Língua Portuguesa na Educação Básica e, durante quase duas décadas, também prestou assessoria e consultoria em elaboração de textos e ensino de línguas. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina - UEL (PR), atuando na Licenciatura em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL). Eliana Ruiz tem se dedicado ao estudo do processo de ensino-aprendizagem e de formação de professores de Língua Portuguesa. Mais recentemente, suas pesquisas concentram-se na área da Linguística Aplicada e seus interesses atuais estão ligados ao ensino de português como língua materna, ao ensino-aprendizagem da escrita e às relações entre tecnologias digitais e educação linguística. A entrevista foi realizada em março de 2021 via e-mail.
id UFCG-2_819a5f6526868d041b56af56cd3fa801
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1989
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling School text feedback as practice and as research object: interview with Eliana Donaio RuizCorreção de textoTexto EscolarLíngua PortuguesaTecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)Eliana Donaio Ruiz é autora do livro “Como corrigir redações na escola: Uma Proposta Textual-Interativa”, cuja primeira edição foi publicada em 2001. Trata-se de um livro pioneiro no Brasil a respeito da correção de textos escolares e uma referência praticamente obrigatória tanto para pesquisadores que contemplam a correção enquanto objeto de estudo quanto para professores interessados em compreender e aperfeiçoar a sua prática corretiva. A autora possui Pós-doutorado em Linguística Aplicada, Doutorado e Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (SP). Ruiz já foi professora de Língua Portuguesa na Educação Básica e, durante quase duas décadas, também prestou assessoria e consultoria em elaboração de textos e ensino de línguas. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina - UEL (PR), atuando na Licenciatura em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL). Eliana Ruiz tem se dedicado ao estudo do processo de ensino-aprendizagem e de formação de professores de Língua Portuguesa. Mais recentemente, suas pesquisas concentram-se na área da Linguística Aplicada e seus interesses atuais estão ligados ao ensino de português como língua materna, ao ensino-aprendizagem da escrita e às relações entre tecnologias digitais e educação linguística. A entrevista foi realizada em março de 2021 via e-mail.Editora Universitaria da UFCG2021-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/198910.5281/zenodo.10120941Revista Letras Raras; Vol. 10 No. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 152-166Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 152-166Revista Letras Raras; Vol. 10 No 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 152-166Revista Letras Raras; v. 10 n. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 152-1662317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1989/1903© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaiado, Roberta Varginha RamosBazarim, Milene2023-11-18T00:36:48Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1989Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-11-18T00:36:48Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv School text feedback as practice and as research object: interview with Eliana Donaio Ruiz
title School text feedback as practice and as research object: interview with Eliana Donaio Ruiz
spellingShingle School text feedback as practice and as research object: interview with Eliana Donaio Ruiz
Caiado, Roberta Varginha Ramos
Correção de texto
Texto Escolar
Língua Portuguesa
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)
title_short School text feedback as practice and as research object: interview with Eliana Donaio Ruiz
title_full School text feedback as practice and as research object: interview with Eliana Donaio Ruiz
title_fullStr School text feedback as practice and as research object: interview with Eliana Donaio Ruiz
title_full_unstemmed School text feedback as practice and as research object: interview with Eliana Donaio Ruiz
title_sort School text feedback as practice and as research object: interview with Eliana Donaio Ruiz
author Caiado, Roberta Varginha Ramos
author_facet Caiado, Roberta Varginha Ramos
Bazarim, Milene
author_role author
author2 Bazarim, Milene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caiado, Roberta Varginha Ramos
Bazarim, Milene
dc.subject.por.fl_str_mv Correção de texto
Texto Escolar
Língua Portuguesa
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)
topic Correção de texto
Texto Escolar
Língua Portuguesa
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)
description Eliana Donaio Ruiz é autora do livro “Como corrigir redações na escola: Uma Proposta Textual-Interativa”, cuja primeira edição foi publicada em 2001. Trata-se de um livro pioneiro no Brasil a respeito da correção de textos escolares e uma referência praticamente obrigatória tanto para pesquisadores que contemplam a correção enquanto objeto de estudo quanto para professores interessados em compreender e aperfeiçoar a sua prática corretiva. A autora possui Pós-doutorado em Linguística Aplicada, Doutorado e Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (SP). Ruiz já foi professora de Língua Portuguesa na Educação Básica e, durante quase duas décadas, também prestou assessoria e consultoria em elaboração de textos e ensino de línguas. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina - UEL (PR), atuando na Licenciatura em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL). Eliana Ruiz tem se dedicado ao estudo do processo de ensino-aprendizagem e de formação de professores de Língua Portuguesa. Mais recentemente, suas pesquisas concentram-se na área da Linguística Aplicada e seus interesses atuais estão ligados ao ensino de português como língua materna, ao ensino-aprendizagem da escrita e às relações entre tecnologias digitais e educação linguística. A entrevista foi realizada em março de 2021 via e-mail.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1989
10.5281/zenodo.10120941
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1989
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.10120941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1989/1903
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 10 No. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 152-166
Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 152-166
Revista Letras Raras; Vol. 10 No 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 152-166
Revista Letras Raras; v. 10 n. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 152-166
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319785713958912