A leitura literária no livro didático de português: uma análise dialógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2087 |
Resumo: | Formar leitores literários é um dos objetivos consensuais da Educação Básica. Contudo, caminhos que nos aproximem desse propósito ainda se mostram desafiadores. Neste artigo, procuramos discutir e ressignificar a noção de leitura literária, com vistas a problematizar sua prática a partir do livro didático. Embasamo-nos, responsivamente, nos apontamentos do Círculo de Bakhtin e em pesquisas sobre o ensino de literaturas, tais como as de Zilberman (2016) e Rezende (2013). O percurso metodológico fundamenta-se na Análise Dialógica do Discurso e o recorte analítico recai sobre o primeiro capítulo do livro de Ensino Médio Se liga na língua. Os resultados sugerem fricção entre práticas de leitura literária dialógica e visões tradicionais do ensino de literaturas. Evidencia-se, sobretudo, a falta de uma abordagem da dimensão estética, pois as atividades parecem ignorar os processos de compenetração, vivência de realidades outras, objetivação da experiência e percepção de transfiguração da realidade por meio da leitura. |
id |
UFCG-2_861d0aaf432113807e3bbde61867447a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/2087 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
A leitura literária no livro didático de português: uma análise dialógicaLeitura literáriaLivro didáticoEnsino de literaturaFormar leitores literários é um dos objetivos consensuais da Educação Básica. Contudo, caminhos que nos aproximem desse propósito ainda se mostram desafiadores. Neste artigo, procuramos discutir e ressignificar a noção de leitura literária, com vistas a problematizar sua prática a partir do livro didático. Embasamo-nos, responsivamente, nos apontamentos do Círculo de Bakhtin e em pesquisas sobre o ensino de literaturas, tais como as de Zilberman (2016) e Rezende (2013). O percurso metodológico fundamenta-se na Análise Dialógica do Discurso e o recorte analítico recai sobre o primeiro capítulo do livro de Ensino Médio Se liga na língua. Os resultados sugerem fricção entre práticas de leitura literária dialógica e visões tradicionais do ensino de literaturas. Evidencia-se, sobretudo, a falta de uma abordagem da dimensão estética, pois as atividades parecem ignorar os processos de compenetração, vivência de realidades outras, objetivação da experiência e percepção de transfiguração da realidade por meio da leitura.Editora Universitaria da UFCG2021-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/208710.5281/zenodo.10278465Revista Letras Raras; Vol. 10 No. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 53-79Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 53-79Revista Letras Raras; Vol. 10 No 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 53-79Revista Letras Raras; v. 10 n. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 53-792317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2087/2014© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Marcel Alvaro deNascimento, Débora Ventura KlaynSantos, Maxwell Souza dos 2023-12-07T16:20:00Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/2087Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-12-07T16:20Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura literária no livro didático de português: uma análise dialógica |
title |
A leitura literária no livro didático de português: uma análise dialógica |
spellingShingle |
A leitura literária no livro didático de português: uma análise dialógica Amorim, Marcel Alvaro de Leitura literária Livro didático Ensino de literatura |
title_short |
A leitura literária no livro didático de português: uma análise dialógica |
title_full |
A leitura literária no livro didático de português: uma análise dialógica |
title_fullStr |
A leitura literária no livro didático de português: uma análise dialógica |
title_full_unstemmed |
A leitura literária no livro didático de português: uma análise dialógica |
title_sort |
A leitura literária no livro didático de português: uma análise dialógica |
author |
Amorim, Marcel Alvaro de |
author_facet |
Amorim, Marcel Alvaro de Nascimento, Débora Ventura Klayn Santos, Maxwell Souza dos |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Débora Ventura Klayn Santos, Maxwell Souza dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Marcel Alvaro de Nascimento, Débora Ventura Klayn Santos, Maxwell Souza dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura literária Livro didático Ensino de literatura |
topic |
Leitura literária Livro didático Ensino de literatura |
description |
Formar leitores literários é um dos objetivos consensuais da Educação Básica. Contudo, caminhos que nos aproximem desse propósito ainda se mostram desafiadores. Neste artigo, procuramos discutir e ressignificar a noção de leitura literária, com vistas a problematizar sua prática a partir do livro didático. Embasamo-nos, responsivamente, nos apontamentos do Círculo de Bakhtin e em pesquisas sobre o ensino de literaturas, tais como as de Zilberman (2016) e Rezende (2013). O percurso metodológico fundamenta-se na Análise Dialógica do Discurso e o recorte analítico recai sobre o primeiro capítulo do livro de Ensino Médio Se liga na língua. Os resultados sugerem fricção entre práticas de leitura literária dialógica e visões tradicionais do ensino de literaturas. Evidencia-se, sobretudo, a falta de uma abordagem da dimensão estética, pois as atividades parecem ignorar os processos de compenetração, vivência de realidades outras, objetivação da experiência e percepção de transfiguração da realidade por meio da leitura. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2087 10.5281/zenodo.10278465 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2087 |
identifier_str_mv |
10.5281/zenodo.10278465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2087/2014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 10 No. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 53-79 Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 53-79 Revista Letras Raras; Vol. 10 No 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 53-79 Revista Letras Raras; v. 10 n. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 53-79 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319785946742784 |