Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
DOI: | 10.20396/etd.v7i2.794 |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/794 |
Resumo: | Este artigo discute as representações culturais da escrita de jovens e adultos surdos a partir da concepção de letramento para além da escolarização. O texto apresenta as ferramentas analíticas que transitam pelo campo dos Estudos Culturais e da Teoria Crítica, entre elas as noções de letramento, representação e narrativa. Tais ferramentas possibilitaram uma análise sobre como os conteúdos produzidos pelas narrativas dos sujeitos surdos narram as estratégias de letramentos em suas histórias de vida, histórias de escrita da escola. Narrativas que constroem, neste texto, percursos dos lugares, falta de lugares e não lugares da escrita nas conversas pedagógicas reinventadas pelas conversas de vida. Esse trabalho revisita o espaço pedagógico onde estão inscritos os narradores da pesquisa, esta intencionalidade não centra sua preocupação no pedagógico e, sim, nas representações dos surdos jovens e adultos sobre seus usos e práticas sociais que envolvem a experiência da escrita. |
id |
UNICAMP-19_72c9a8e9ee2d25323c88156d8611107e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/794 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
spelling |
Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdosLetramento. Narrativa. Representação. Educação de surdos.LetramentoEducação de surdosEste artigo discute as representações culturais da escrita de jovens e adultos surdos a partir da concepção de letramento para além da escolarização. O texto apresenta as ferramentas analíticas que transitam pelo campo dos Estudos Culturais e da Teoria Crítica, entre elas as noções de letramento, representação e narrativa. Tais ferramentas possibilitaram uma análise sobre como os conteúdos produzidos pelas narrativas dos sujeitos surdos narram as estratégias de letramentos em suas histórias de vida, histórias de escrita da escola. Narrativas que constroem, neste texto, percursos dos lugares, falta de lugares e não lugares da escrita nas conversas pedagógicas reinventadas pelas conversas de vida. Esse trabalho revisita o espaço pedagógico onde estão inscritos os narradores da pesquisa, esta intencionalidade não centra sua preocupação no pedagógico e, sim, nas representações dos surdos jovens e adultos sobre seus usos e práticas sociais que envolvem a experiência da escrita. Universidade Estadual de Campinas2008-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/79410.20396/etd.v7i2.794ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 No. 2 (2006): Número Temático: Educação de Surdos e Língua de Sinais; 88-97ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 Núm. 2 (2006): Número Temático: Educação de Surdos e Língua de Sinais; 88-97ETD - Educação Temática Digital; v. 7 n. 2 (2006): Número Temático: Educação de Surdos e Língua de Sinais; 88-971676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/794/809Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGiordani, Liliane Ferrari2017-03-27T14:10:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/794Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-03-27T14:10:35ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos |
title |
Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos |
spellingShingle |
Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos Giordani, Liliane Ferrari Letramento. Narrativa. Representação. Educação de surdos. Letramento Educação de surdos Giordani, Liliane Ferrari Letramento. Narrativa. Representação. Educação de surdos. Letramento Educação de surdos |
title_short |
Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos |
title_full |
Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos |
title_fullStr |
Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos |
title_full_unstemmed |
Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos |
title_sort |
Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos |
author |
Giordani, Liliane Ferrari |
author_facet |
Giordani, Liliane Ferrari Giordani, Liliane Ferrari |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giordani, Liliane Ferrari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento. Narrativa. Representação. Educação de surdos. Letramento Educação de surdos |
topic |
Letramento. Narrativa. Representação. Educação de surdos. Letramento Educação de surdos |
description |
Este artigo discute as representações culturais da escrita de jovens e adultos surdos a partir da concepção de letramento para além da escolarização. O texto apresenta as ferramentas analíticas que transitam pelo campo dos Estudos Culturais e da Teoria Crítica, entre elas as noções de letramento, representação e narrativa. Tais ferramentas possibilitaram uma análise sobre como os conteúdos produzidos pelas narrativas dos sujeitos surdos narram as estratégias de letramentos em suas histórias de vida, histórias de escrita da escola. Narrativas que constroem, neste texto, percursos dos lugares, falta de lugares e não lugares da escrita nas conversas pedagógicas reinventadas pelas conversas de vida. Esse trabalho revisita o espaço pedagógico onde estão inscritos os narradores da pesquisa, esta intencionalidade não centra sua preocupação no pedagógico e, sim, nas representações dos surdos jovens e adultos sobre seus usos e práticas sociais que envolvem a experiência da escrita. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/794 10.20396/etd.v7i2.794 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/794 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v7i2.794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/794/809 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 No. 2 (2006): Número Temático: Educação de Surdos e Língua de Sinais; 88-97 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 Núm. 2 (2006): Número Temático: Educação de Surdos e Língua de Sinais; 88-97 ETD - Educação Temática Digital; v. 7 n. 2 (2006): Número Temático: Educação de Surdos e Língua de Sinais; 88-97 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1822179164836331520 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.20396/etd.v7i2.794 |