Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giordani, Liliane Ferrari
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
DOI: 10.20396/etd.v7i2.794
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/794
Resumo: Este artigo discute as representações culturais da escrita de jovens e adultos surdos a partir da concepção de letramento para além da escolarização. O texto apresenta as ferramentas analíticas que transitam pelo campo dos Estudos Culturais e da Teoria Crítica, entre elas as noções de letramento, representação e narrativa. Tais ferramentas possibilitaram uma análise sobre como os conteúdos produzidos pelas narrativas dos sujeitos surdos narram as estratégias de letramentos em suas histórias de vida, histórias de escrita da escola. Narrativas que constroem, neste texto, percursos dos lugares, falta de lugares e não lugares da escrita nas conversas pedagógicas reinventadas pelas conversas de vida. Esse trabalho revisita o espaço pedagógico onde estão inscritos os narradores da pesquisa, esta intencionalidade não centra sua preocupação no pedagógico e, sim, nas representações dos surdos jovens e adultos sobre seus usos e práticas sociais que envolvem a experiência da escrita. 
id UNICAMP-19_72c9a8e9ee2d25323c88156d8611107e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/794
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
spelling Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdosLetramento. Narrativa. Representação. Educação de surdos.LetramentoEducação de surdosEste artigo discute as representações culturais da escrita de jovens e adultos surdos a partir da concepção de letramento para além da escolarização. O texto apresenta as ferramentas analíticas que transitam pelo campo dos Estudos Culturais e da Teoria Crítica, entre elas as noções de letramento, representação e narrativa. Tais ferramentas possibilitaram uma análise sobre como os conteúdos produzidos pelas narrativas dos sujeitos surdos narram as estratégias de letramentos em suas histórias de vida, histórias de escrita da escola. Narrativas que constroem, neste texto, percursos dos lugares, falta de lugares e não lugares da escrita nas conversas pedagógicas reinventadas pelas conversas de vida. Esse trabalho revisita o espaço pedagógico onde estão inscritos os narradores da pesquisa, esta intencionalidade não centra sua preocupação no pedagógico e, sim, nas representações dos surdos jovens e adultos sobre seus usos e práticas sociais que envolvem a experiência da escrita. Universidade Estadual de Campinas2008-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/79410.20396/etd.v7i2.794ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 No. 2 (2006): Número Temático: Educação de Surdos e Língua de Sinais; 88-97ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 Núm. 2 (2006): Número Temático: Educação de Surdos e Língua de Sinais; 88-97ETD - Educação Temática Digital; v. 7 n. 2 (2006): Número Temático: Educação de Surdos e Língua de Sinais; 88-971676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/794/809Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGiordani, Liliane Ferrari2017-03-27T14:10:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/794Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-03-27T14:10:35ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos
title Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos
spellingShingle Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos
Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos
Giordani, Liliane Ferrari
Letramento. Narrativa. Representação. Educação de surdos.
Letramento
Educação de surdos
Giordani, Liliane Ferrari
Letramento. Narrativa. Representação. Educação de surdos.
Letramento
Educação de surdos
title_short Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos
title_full Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos
title_fullStr Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos
Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos
title_full_unstemmed Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos
Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos
title_sort Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos
author Giordani, Liliane Ferrari
author_facet Giordani, Liliane Ferrari
Giordani, Liliane Ferrari
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giordani, Liliane Ferrari
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento. Narrativa. Representação. Educação de surdos.
Letramento
Educação de surdos
topic Letramento. Narrativa. Representação. Educação de surdos.
Letramento
Educação de surdos
description Este artigo discute as representações culturais da escrita de jovens e adultos surdos a partir da concepção de letramento para além da escolarização. O texto apresenta as ferramentas analíticas que transitam pelo campo dos Estudos Culturais e da Teoria Crítica, entre elas as noções de letramento, representação e narrativa. Tais ferramentas possibilitaram uma análise sobre como os conteúdos produzidos pelas narrativas dos sujeitos surdos narram as estratégias de letramentos em suas histórias de vida, histórias de escrita da escola. Narrativas que constroem, neste texto, percursos dos lugares, falta de lugares e não lugares da escrita nas conversas pedagógicas reinventadas pelas conversas de vida. Esse trabalho revisita o espaço pedagógico onde estão inscritos os narradores da pesquisa, esta intencionalidade não centra sua preocupação no pedagógico e, sim, nas representações dos surdos jovens e adultos sobre seus usos e práticas sociais que envolvem a experiência da escrita. 
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/794
10.20396/etd.v7i2.794
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/794
identifier_str_mv 10.20396/etd.v7i2.794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/794/809
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 No. 2 (2006): Número Temático: Educação de Surdos e Língua de Sinais; 88-97
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 Núm. 2 (2006): Número Temático: Educação de Surdos e Língua de Sinais; 88-97
ETD - Educação Temática Digital; v. 7 n. 2 (2006): Número Temático: Educação de Surdos e Língua de Sinais; 88-97
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1822179164836331520
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.20396/etd.v7i2.794