O bildungsroman feminino na literatura vitoriana: uma análise comparatista entre Jane Eyre, de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss, de George Eliot
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1745 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.577 Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise comparatista evidenciando o crescimento das protagonistas Jane Eyre e Maggie Tulliver nos romances Jane Eyre (1847), de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss (1860), de George Eliot, respectivamente. Para tanto, utilizamos o conceito alemão Bildungsroman (GOHLMAN 1990, apud SVENSSON, 2009), romance de formação, que narra a maturação psicológica e espiritual de protagonistas, através de mudanças e experiências que as acompanham da infância à idade adulta. Além disso, em nossa fundamentação teórica também nos referimos a Gilbert e Gubar (2000) e Showalter (1999) no que concerne à produção das escritoras em questão, principais representantes da literatura de autoria feminina vitoriana. Com a análise, percebemos que, embora ambas as protagonistas, desde a infância à idade adulta, se deparam com situações difíceis (que proporcionam crescimento e amadurecimento) elas procuram a felicidade mesmo que os meios pelos quais a procuravam significasse uma subversão ao patriarcalismo da época. |
id |
UFCG-2_99f431b6f732bacf81a5acbfecd00eb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1745 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
O bildungsroman feminino na literatura vitoriana: uma análise comparatista entre Jane Eyre, de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss, de George EliotBildungsroman femininoLiteratura VitorianaLiteratura ComparadaDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.577 Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise comparatista evidenciando o crescimento das protagonistas Jane Eyre e Maggie Tulliver nos romances Jane Eyre (1847), de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss (1860), de George Eliot, respectivamente. Para tanto, utilizamos o conceito alemão Bildungsroman (GOHLMAN 1990, apud SVENSSON, 2009), romance de formação, que narra a maturação psicológica e espiritual de protagonistas, através de mudanças e experiências que as acompanham da infância à idade adulta. Além disso, em nossa fundamentação teórica também nos referimos a Gilbert e Gubar (2000) e Showalter (1999) no que concerne à produção das escritoras em questão, principais representantes da literatura de autoria feminina vitoriana. Com a análise, percebemos que, embora ambas as protagonistas, desde a infância à idade adulta, se deparam com situações difíceis (que proporcionam crescimento e amadurecimento) elas procuram a felicidade mesmo que os meios pelos quais a procuravam significasse uma subversão ao patriarcalismo da época.Editora Universitaria da UFCG2023-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1745Revista Letras Raras; Vol. 5 No. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 108-120Revista Letras Raras; Vol. 5 Núm. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 108-120Revista Letras Raras; Vol. 5 No 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 108-120Revista Letras Raras; v. 5 n. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 108-1202317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1745/1667© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessElono, Edith Estelle Blanche Owono Barros, Walter Vieira Silva, Suênio Stevenson Tomaz da 2024-01-04T23:51:08Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1745Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:51:08Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O bildungsroman feminino na literatura vitoriana: uma análise comparatista entre Jane Eyre, de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss, de George Eliot |
title |
O bildungsroman feminino na literatura vitoriana: uma análise comparatista entre Jane Eyre, de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss, de George Eliot |
spellingShingle |
O bildungsroman feminino na literatura vitoriana: uma análise comparatista entre Jane Eyre, de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss, de George Eliot Elono, Edith Estelle Blanche Owono Bildungsroman feminino Literatura Vitoriana Literatura Comparada |
title_short |
O bildungsroman feminino na literatura vitoriana: uma análise comparatista entre Jane Eyre, de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss, de George Eliot |
title_full |
O bildungsroman feminino na literatura vitoriana: uma análise comparatista entre Jane Eyre, de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss, de George Eliot |
title_fullStr |
O bildungsroman feminino na literatura vitoriana: uma análise comparatista entre Jane Eyre, de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss, de George Eliot |
title_full_unstemmed |
O bildungsroman feminino na literatura vitoriana: uma análise comparatista entre Jane Eyre, de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss, de George Eliot |
title_sort |
O bildungsroman feminino na literatura vitoriana: uma análise comparatista entre Jane Eyre, de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss, de George Eliot |
author |
Elono, Edith Estelle Blanche Owono |
author_facet |
Elono, Edith Estelle Blanche Owono Barros, Walter Vieira Silva, Suênio Stevenson Tomaz da |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Walter Vieira Silva, Suênio Stevenson Tomaz da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elono, Edith Estelle Blanche Owono Barros, Walter Vieira Silva, Suênio Stevenson Tomaz da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bildungsroman feminino Literatura Vitoriana Literatura Comparada |
topic |
Bildungsroman feminino Literatura Vitoriana Literatura Comparada |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.577 Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise comparatista evidenciando o crescimento das protagonistas Jane Eyre e Maggie Tulliver nos romances Jane Eyre (1847), de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss (1860), de George Eliot, respectivamente. Para tanto, utilizamos o conceito alemão Bildungsroman (GOHLMAN 1990, apud SVENSSON, 2009), romance de formação, que narra a maturação psicológica e espiritual de protagonistas, através de mudanças e experiências que as acompanham da infância à idade adulta. Além disso, em nossa fundamentação teórica também nos referimos a Gilbert e Gubar (2000) e Showalter (1999) no que concerne à produção das escritoras em questão, principais representantes da literatura de autoria feminina vitoriana. Com a análise, percebemos que, embora ambas as protagonistas, desde a infância à idade adulta, se deparam com situações difíceis (que proporcionam crescimento e amadurecimento) elas procuram a felicidade mesmo que os meios pelos quais a procuravam significasse uma subversão ao patriarcalismo da época. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1745 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1745 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1745/1667 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 5 No. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 108-120 Revista Letras Raras; Vol. 5 Núm. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 108-120 Revista Letras Raras; Vol. 5 No 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 108-120 Revista Letras Raras; v. 5 n. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 108-120 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319784890826752 |