O bildungsroman feminino na literatura vitoriana: uma análise comparatista entre Jane Eyre, de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss, de George Eliot

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elono, Edith Estelle Blanche Owono
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Barros, Walter Vieira, Silva, Suênio Stevenson Tomaz da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1745
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.577 Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise comparatista evidenciando o crescimento das protagonistas Jane Eyre e Maggie Tulliver nos romances Jane Eyre (1847), de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss (1860), de George Eliot, respectivamente. Para tanto, utilizamos o conceito alemão Bildungsroman (GOHLMAN 1990, apud SVENSSON, 2009), romance de formação, que narra a maturação psicológica e espiritual de protagonistas, através de mudanças e experiências que as acompanham da infância à idade adulta. Além disso, em nossa fundamentação teórica também nos referimos a Gilbert e Gubar (2000) e Showalter (1999) no que concerne à produção das escritoras em questão, principais representantes da literatura de autoria feminina vitoriana. Com a análise, percebemos que, embora ambas as protagonistas, desde a infância à idade adulta, se deparam com situações difíceis (que proporcionam crescimento e amadurecimento) elas procuram a felicidade mesmo que os meios pelos quais a procuravam significasse uma subversão ao patriarcalismo da época.
id UFCG-2_99f431b6f732bacf81a5acbfecd00eb2
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1745
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling O bildungsroman feminino na literatura vitoriana: uma análise comparatista entre Jane Eyre, de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss, de George EliotBildungsroman femininoLiteratura VitorianaLiteratura ComparadaDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.577 Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise comparatista evidenciando o crescimento das protagonistas Jane Eyre e Maggie Tulliver nos romances Jane Eyre (1847), de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss (1860), de George Eliot, respectivamente. Para tanto, utilizamos o conceito alemão Bildungsroman (GOHLMAN 1990, apud SVENSSON, 2009), romance de formação, que narra a maturação psicológica e espiritual de protagonistas, através de mudanças e experiências que as acompanham da infância à idade adulta. Além disso, em nossa fundamentação teórica também nos referimos a Gilbert e Gubar (2000) e Showalter (1999) no que concerne à produção das escritoras em questão, principais representantes da literatura de autoria feminina vitoriana. Com a análise, percebemos que, embora ambas as protagonistas, desde a infância à idade adulta, se deparam com situações difíceis (que proporcionam crescimento e amadurecimento) elas procuram a felicidade mesmo que os meios pelos quais a procuravam significasse uma subversão ao patriarcalismo da época.Editora Universitaria da UFCG2023-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1745Revista Letras Raras; Vol. 5 No. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 108-120Revista Letras Raras; Vol. 5 Núm. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 108-120Revista Letras Raras; Vol. 5 No 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 108-120Revista Letras Raras; v. 5 n. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 108-1202317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1745/1667© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessElono, Edith Estelle Blanche Owono Barros, Walter Vieira Silva, Suênio Stevenson Tomaz da 2024-01-04T23:51:08Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1745Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:51:08Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O bildungsroman feminino na literatura vitoriana: uma análise comparatista entre Jane Eyre, de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss, de George Eliot
title O bildungsroman feminino na literatura vitoriana: uma análise comparatista entre Jane Eyre, de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss, de George Eliot
spellingShingle O bildungsroman feminino na literatura vitoriana: uma análise comparatista entre Jane Eyre, de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss, de George Eliot
Elono, Edith Estelle Blanche Owono
Bildungsroman feminino
Literatura Vitoriana
Literatura Comparada
title_short O bildungsroman feminino na literatura vitoriana: uma análise comparatista entre Jane Eyre, de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss, de George Eliot
title_full O bildungsroman feminino na literatura vitoriana: uma análise comparatista entre Jane Eyre, de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss, de George Eliot
title_fullStr O bildungsroman feminino na literatura vitoriana: uma análise comparatista entre Jane Eyre, de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss, de George Eliot
title_full_unstemmed O bildungsroman feminino na literatura vitoriana: uma análise comparatista entre Jane Eyre, de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss, de George Eliot
title_sort O bildungsroman feminino na literatura vitoriana: uma análise comparatista entre Jane Eyre, de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss, de George Eliot
author Elono, Edith Estelle Blanche Owono
author_facet Elono, Edith Estelle Blanche Owono
Barros, Walter Vieira
Silva, Suênio Stevenson Tomaz da
author_role author
author2 Barros, Walter Vieira
Silva, Suênio Stevenson Tomaz da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Elono, Edith Estelle Blanche Owono
Barros, Walter Vieira
Silva, Suênio Stevenson Tomaz da
dc.subject.por.fl_str_mv Bildungsroman feminino
Literatura Vitoriana
Literatura Comparada
topic Bildungsroman feminino
Literatura Vitoriana
Literatura Comparada
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.577 Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise comparatista evidenciando o crescimento das protagonistas Jane Eyre e Maggie Tulliver nos romances Jane Eyre (1847), de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss (1860), de George Eliot, respectivamente. Para tanto, utilizamos o conceito alemão Bildungsroman (GOHLMAN 1990, apud SVENSSON, 2009), romance de formação, que narra a maturação psicológica e espiritual de protagonistas, através de mudanças e experiências que as acompanham da infância à idade adulta. Além disso, em nossa fundamentação teórica também nos referimos a Gilbert e Gubar (2000) e Showalter (1999) no que concerne à produção das escritoras em questão, principais representantes da literatura de autoria feminina vitoriana. Com a análise, percebemos que, embora ambas as protagonistas, desde a infância à idade adulta, se deparam com situações difíceis (que proporcionam crescimento e amadurecimento) elas procuram a felicidade mesmo que os meios pelos quais a procuravam significasse uma subversão ao patriarcalismo da época.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1745
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1745/1667
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 5 No. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 108-120
Revista Letras Raras; Vol. 5 Núm. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 108-120
Revista Letras Raras; Vol. 5 No 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 108-120
Revista Letras Raras; v. 5 n. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 108-120
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319784890826752