Contexto sob o viés da Sociocognição em livros didáticos de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Lílian Noemia Torres de Melo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/885
Resumo: Tomando por base os pressupostos teóricos da Sociocognição, contexto constitui-se em uma construção(re)elaborada entre os participantes de uma interação a partir de variados elementos em uma situação socialespecífica que os interlocutores tomam como relevantes para a compreensão e produção de discursos (VAN DIJK,2012). A partir disso, o artigo tem por objetivo geral averiguar a relação que se estabelece entre contexto ecompreensão nas seções de abertura das unidades temáticas dos livros didáticos de Língua Portuguesa de EnsinoFundamental anos finais. Especificamente, pretendemos elencar os modelos de contexto ativados pelos autores doslivros didáticos através do trabalho realizado na seção de abertura das unidades, com o intuito de entender o(s)discurso(s) que essas obras revelam para os alunos sobre o tema adolescentes. Como metodologia, analisamos acoleção Vontade de Saber Português aprovada pelo PNLD (2014). Os resultados gerais levaram-nos a considerarque a coleção analisada procurou adotar estratégias que tentassem colocar em cena um leitor ativo no processo decompreensão. Tais estratégias indicaram a relação intrínseca existente entre os modelos de contexto ativados e oprocesso de compreensão discursiva acerca da temática trabalhada na unidade.
id UFCG-2_a95253f31a34b6b5c0ca2e9e8e1554fe
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/885
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Contexto sob o viés da Sociocognição em livros didáticos de Língua PortuguesaContextoLivro didáticoSociocogniçãoTomando por base os pressupostos teóricos da Sociocognição, contexto constitui-se em uma construção(re)elaborada entre os participantes de uma interação a partir de variados elementos em uma situação socialespecífica que os interlocutores tomam como relevantes para a compreensão e produção de discursos (VAN DIJK,2012). A partir disso, o artigo tem por objetivo geral averiguar a relação que se estabelece entre contexto ecompreensão nas seções de abertura das unidades temáticas dos livros didáticos de Língua Portuguesa de EnsinoFundamental anos finais. Especificamente, pretendemos elencar os modelos de contexto ativados pelos autores doslivros didáticos através do trabalho realizado na seção de abertura das unidades, com o intuito de entender o(s)discurso(s) que essas obras revelam para os alunos sobre o tema adolescentes. Como metodologia, analisamos acoleção Vontade de Saber Português aprovada pelo PNLD (2014). Os resultados gerais levaram-nos a considerarque a coleção analisada procurou adotar estratégias que tentassem colocar em cena um leitor ativo no processo decompreensão. Tais estratégias indicaram a relação intrínseca existente entre os modelos de contexto ativados e oprocesso de compreensão discursiva acerca da temática trabalhada na unidade.Editora Universitaria da UFCG2022-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/88510.5281/zenodo.8152338Revista Letras Raras; Vol. 11 No. 3 (2022): Estudos linguísticos a partir de perspectivas sociointeracionais; 10-34Revista Letras Raras; Vol. 11 Núm. 3 (2022): Estudos linguísticos a partir de perspectivas sociointeracionais; 10-34Revista Letras Raras; Vol. 11 No 3 (2022): Estudos linguísticos a partir de perspectivas sociointeracionais; 10-34Revista Letras Raras; v. 11 n. 3 (2022): Estudos linguísticos a partir de perspectivas sociointeracionais; 10-342317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/885/778© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Lílian Noemia Torres de Melo2023-07-29T23:30:10Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/885Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-07-29T23:30:10Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contexto sob o viés da Sociocognição em livros didáticos de Língua Portuguesa
title Contexto sob o viés da Sociocognição em livros didáticos de Língua Portuguesa
spellingShingle Contexto sob o viés da Sociocognição em livros didáticos de Língua Portuguesa
Guimarães, Lílian Noemia Torres de Melo
Contexto
Livro didático
Sociocognição
title_short Contexto sob o viés da Sociocognição em livros didáticos de Língua Portuguesa
title_full Contexto sob o viés da Sociocognição em livros didáticos de Língua Portuguesa
title_fullStr Contexto sob o viés da Sociocognição em livros didáticos de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed Contexto sob o viés da Sociocognição em livros didáticos de Língua Portuguesa
title_sort Contexto sob o viés da Sociocognição em livros didáticos de Língua Portuguesa
author Guimarães, Lílian Noemia Torres de Melo
author_facet Guimarães, Lílian Noemia Torres de Melo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Lílian Noemia Torres de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Contexto
Livro didático
Sociocognição
topic Contexto
Livro didático
Sociocognição
description Tomando por base os pressupostos teóricos da Sociocognição, contexto constitui-se em uma construção(re)elaborada entre os participantes de uma interação a partir de variados elementos em uma situação socialespecífica que os interlocutores tomam como relevantes para a compreensão e produção de discursos (VAN DIJK,2012). A partir disso, o artigo tem por objetivo geral averiguar a relação que se estabelece entre contexto ecompreensão nas seções de abertura das unidades temáticas dos livros didáticos de Língua Portuguesa de EnsinoFundamental anos finais. Especificamente, pretendemos elencar os modelos de contexto ativados pelos autores doslivros didáticos através do trabalho realizado na seção de abertura das unidades, com o intuito de entender o(s)discurso(s) que essas obras revelam para os alunos sobre o tema adolescentes. Como metodologia, analisamos acoleção Vontade de Saber Português aprovada pelo PNLD (2014). Os resultados gerais levaram-nos a considerarque a coleção analisada procurou adotar estratégias que tentassem colocar em cena um leitor ativo no processo decompreensão. Tais estratégias indicaram a relação intrínseca existente entre os modelos de contexto ativados e oprocesso de compreensão discursiva acerca da temática trabalhada na unidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/885
10.5281/zenodo.8152338
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/885
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.8152338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/885/778
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 11 No. 3 (2022): Estudos linguísticos a partir de perspectivas sociointeracionais; 10-34
Revista Letras Raras; Vol. 11 Núm. 3 (2022): Estudos linguísticos a partir de perspectivas sociointeracionais; 10-34
Revista Letras Raras; Vol. 11 No 3 (2022): Estudos linguísticos a partir de perspectivas sociointeracionais; 10-34
Revista Letras Raras; v. 11 n. 3 (2022): Estudos linguísticos a partir de perspectivas sociointeracionais; 10-34
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319781590958080