Contexto sob o viés da Sociocognição em livros didáticos de Língua Portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/885 |
Resumo: | Tomando por base os pressupostos teóricos da Sociocognição, contexto constitui-se em uma construção(re)elaborada entre os participantes de uma interação a partir de variados elementos em uma situação socialespecífica que os interlocutores tomam como relevantes para a compreensão e produção de discursos (VAN DIJK,2012). A partir disso, o artigo tem por objetivo geral averiguar a relação que se estabelece entre contexto ecompreensão nas seções de abertura das unidades temáticas dos livros didáticos de Língua Portuguesa de EnsinoFundamental anos finais. Especificamente, pretendemos elencar os modelos de contexto ativados pelos autores doslivros didáticos através do trabalho realizado na seção de abertura das unidades, com o intuito de entender o(s)discurso(s) que essas obras revelam para os alunos sobre o tema adolescentes. Como metodologia, analisamos acoleção Vontade de Saber Português aprovada pelo PNLD (2014). Os resultados gerais levaram-nos a considerarque a coleção analisada procurou adotar estratégias que tentassem colocar em cena um leitor ativo no processo decompreensão. Tais estratégias indicaram a relação intrínseca existente entre os modelos de contexto ativados e oprocesso de compreensão discursiva acerca da temática trabalhada na unidade. |
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Contexto sob o viés da Sociocognição em livros didáticos de Língua PortuguesaContextoLivro didáticoSociocogniçãoTomando por base os pressupostos teóricos da Sociocognição, contexto constitui-se em uma construção(re)elaborada entre os participantes de uma interação a partir de variados elementos em uma situação socialespecífica que os interlocutores tomam como relevantes para a compreensão e produção de discursos (VAN DIJK,2012). A partir disso, o artigo tem por objetivo geral averiguar a relação que se estabelece entre contexto ecompreensão nas seções de abertura das unidades temáticas dos livros didáticos de Língua Portuguesa de EnsinoFundamental anos finais. Especificamente, pretendemos elencar os modelos de contexto ativados pelos autores doslivros didáticos através do trabalho realizado na seção de abertura das unidades, com o intuito de entender o(s)discurso(s) que essas obras revelam para os alunos sobre o tema adolescentes. Como metodologia, analisamos acoleção Vontade de Saber Português aprovada pelo PNLD (2014). Os resultados gerais levaram-nos a considerarque a coleção analisada procurou adotar estratégias que tentassem colocar em cena um leitor ativo no processo decompreensão. Tais estratégias indicaram a relação intrínseca existente entre os modelos de contexto ativados e oprocesso de compreensão discursiva acerca da temática trabalhada na unidade.Editora Universitaria da UFCG2022-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/88510.5281/zenodo.8152338Revista Letras Raras; Vol. 11 No. 3 (2022): Estudos linguísticos a partir de perspectivas sociointeracionais; 10-34Revista Letras Raras; Vol. 11 Núm. 3 (2022): Estudos linguísticos a partir de perspectivas sociointeracionais; 10-34Revista Letras Raras; Vol. 11 No 3 (2022): Estudos linguísticos a partir de perspectivas sociointeracionais; 10-34Revista Letras Raras; v. 11 n. 3 (2022): Estudos linguísticos a partir de perspectivas sociointeracionais; 10-342317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/885/778© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Lílian Noemia Torres de Melo2023-07-29T23:30:10Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/885Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-07-29T23:30:10Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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