O Programa Idiomas sem Fronteiras e a formação de professores de inglês na UFBA: objetivos (inter)nacionais em práticas locais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1649 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i1.797 O Núcleo de Línguas (NucLi), no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras, foi implementado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2015. Na época de sua implementação, foram sentidos os efeitos de suas ações na consolidação do processo de internacionalização da universidade com reflexos na concepção dos propósitos de cursos de idiomas, na ampliação de oportunidades de acesso ao aprendizado de línguas estrangeiras e na formação dos professores. Este artigo tem como objetivo sublinhar as contribuições do Programa Idiomas sem Fronteiras para substanciar e suplementar a formação de novos professores ao trazer às sessões de formação reflexões sobre os propósitos de ensino de inglês para fins acadêmicos – o enfoque principal nas aulas do NucLi – e traduzir nas aulas particularidades que equacionam objetivos (inter)nacionais e perfis bem como necessidades dos estudantes em práticas locais, mas não menos globais. |
id |
UFCG-2_bd3625563616a8daa12f733c0e663d0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1649 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
O Programa Idiomas sem Fronteiras e a formação de professores de inglês na UFBA: objetivos (inter)nacionais em práticas locaisProfessoresFormaçãoInternacionalizaçãoIdiomas sem FronteirasDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i1.797 O Núcleo de Línguas (NucLi), no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras, foi implementado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2015. Na época de sua implementação, foram sentidos os efeitos de suas ações na consolidação do processo de internacionalização da universidade com reflexos na concepção dos propósitos de cursos de idiomas, na ampliação de oportunidades de acesso ao aprendizado de línguas estrangeiras e na formação dos professores. Este artigo tem como objetivo sublinhar as contribuições do Programa Idiomas sem Fronteiras para substanciar e suplementar a formação de novos professores ao trazer às sessões de formação reflexões sobre os propósitos de ensino de inglês para fins acadêmicos – o enfoque principal nas aulas do NucLi – e traduzir nas aulas particularidades que equacionam objetivos (inter)nacionais e perfis bem como necessidades dos estudantes em práticas locais, mas não menos globais.Editora Universitaria da UFCG2023-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1649Revista Letras Raras; Vol. 6 No. 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 151-165Revista Letras Raras; Vol. 6 Núm. 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 151-165Revista Letras Raras; Vol. 6 No 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 151-165Revista Letras Raras; v. 6 n. 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 151-1652317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1649/1570© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Fernanda Mota 2024-01-04T23:52:21Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1649Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:52:21Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Programa Idiomas sem Fronteiras e a formação de professores de inglês na UFBA: objetivos (inter)nacionais em práticas locais |
title |
O Programa Idiomas sem Fronteiras e a formação de professores de inglês na UFBA: objetivos (inter)nacionais em práticas locais |
spellingShingle |
O Programa Idiomas sem Fronteiras e a formação de professores de inglês na UFBA: objetivos (inter)nacionais em práticas locais Pereira, Fernanda Mota Professores Formação Internacionalização Idiomas sem Fronteiras |
title_short |
O Programa Idiomas sem Fronteiras e a formação de professores de inglês na UFBA: objetivos (inter)nacionais em práticas locais |
title_full |
O Programa Idiomas sem Fronteiras e a formação de professores de inglês na UFBA: objetivos (inter)nacionais em práticas locais |
title_fullStr |
O Programa Idiomas sem Fronteiras e a formação de professores de inglês na UFBA: objetivos (inter)nacionais em práticas locais |
title_full_unstemmed |
O Programa Idiomas sem Fronteiras e a formação de professores de inglês na UFBA: objetivos (inter)nacionais em práticas locais |
title_sort |
O Programa Idiomas sem Fronteiras e a formação de professores de inglês na UFBA: objetivos (inter)nacionais em práticas locais |
author |
Pereira, Fernanda Mota |
author_facet |
Pereira, Fernanda Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Fernanda Mota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Formação Internacionalização Idiomas sem Fronteiras |
topic |
Professores Formação Internacionalização Idiomas sem Fronteiras |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i1.797 O Núcleo de Línguas (NucLi), no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras, foi implementado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2015. Na época de sua implementação, foram sentidos os efeitos de suas ações na consolidação do processo de internacionalização da universidade com reflexos na concepção dos propósitos de cursos de idiomas, na ampliação de oportunidades de acesso ao aprendizado de línguas estrangeiras e na formação dos professores. Este artigo tem como objetivo sublinhar as contribuições do Programa Idiomas sem Fronteiras para substanciar e suplementar a formação de novos professores ao trazer às sessões de formação reflexões sobre os propósitos de ensino de inglês para fins acadêmicos – o enfoque principal nas aulas do NucLi – e traduzir nas aulas particularidades que equacionam objetivos (inter)nacionais e perfis bem como necessidades dos estudantes em práticas locais, mas não menos globais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1649 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1649/1570 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 6 No. 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 151-165 Revista Letras Raras; Vol. 6 Núm. 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 151-165 Revista Letras Raras; Vol. 6 No 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 151-165 Revista Letras Raras; v. 6 n. 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 151-165 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319784518582272 |