O espanhol no programa idioma sem fronteiras na Universidade Federal do Maranhão: uma análise de experiência do ensino do espanhol para a internacionalização acadêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8397 |
Resumo: | Este artigo tem a finalidade de analisar a experiência recente da implementação da língua espanhola no Programa Idioma Sem Fronteiras na Universidade Federal do Maranhão para atender às necessidades de mobilidade acadêmica dos alunos da graduação, técnicos-administrativos e professores de outras áreas de conhecimento. O curso tem o objetivo de desenvolver as habilidades linguísticas fundamentais para a comunicação em eventos acadêmicos internacionais e a preparação para exames de certificação internacional de aprendizagem do espanhol como o DELE e o SIELE, além de favorecer o contato da comunidade acadêmica com a cultura e a produção científica dos países de língua espanhola. Para tanto, utilizou-se, como metodologia, um estudo de caso situacional, por meio da análise da perspectiva dos sujeitos participantes do curso Bem-Vindo ao Espanhol: língua Internacional, da proposta didática utilizada pelo Núcleo de Línguas da Universidade Federal do Maranhão e do material produzido pelo Núcleo para o desenvolvimento das habilidades linguísticas de nível A1. Para a realização da análise de experiência docente, este trabalho ampara-se nos novos estudos de letramentos para a aprendizagem de línguas, segundo Street (2004) e Heath (2004), as práticas de letramento são atividades generalizadoras e abstratas no que se referem aos comportamentos relacionados com o uso da leitura e da escrita em contextos específicos de comunicação e na orientação da avaliação das habilidades linguísticas do MCER (2002). Essa experiência permitiu que, no decorrer do processo, houvesse uma percepção de aprendizagem do idioma voltada para a diversidade linguística do espanhol e para as necessidades de integração acadêmica dos estudantes universitários a nível internacional. |
id |
FURB-7_4066c29c55c6aa9cd216b26c5e8ebe29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/8397 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
O espanhol no programa idioma sem fronteiras na Universidade Federal do Maranhão: uma análise de experiência do ensino do espanhol para a internacionalização acadêmicaIdioma Sem FronteirasInternacionalizaçãoEspanhol com fins acadêmicosExperiência docente.Este artigo tem a finalidade de analisar a experiência recente da implementação da língua espanhola no Programa Idioma Sem Fronteiras na Universidade Federal do Maranhão para atender às necessidades de mobilidade acadêmica dos alunos da graduação, técnicos-administrativos e professores de outras áreas de conhecimento. O curso tem o objetivo de desenvolver as habilidades linguísticas fundamentais para a comunicação em eventos acadêmicos internacionais e a preparação para exames de certificação internacional de aprendizagem do espanhol como o DELE e o SIELE, além de favorecer o contato da comunidade acadêmica com a cultura e a produção científica dos países de língua espanhola. Para tanto, utilizou-se, como metodologia, um estudo de caso situacional, por meio da análise da perspectiva dos sujeitos participantes do curso Bem-Vindo ao Espanhol: língua Internacional, da proposta didática utilizada pelo Núcleo de Línguas da Universidade Federal do Maranhão e do material produzido pelo Núcleo para o desenvolvimento das habilidades linguísticas de nível A1. Para a realização da análise de experiência docente, este trabalho ampara-se nos novos estudos de letramentos para a aprendizagem de línguas, segundo Street (2004) e Heath (2004), as práticas de letramento são atividades generalizadoras e abstratas no que se referem aos comportamentos relacionados com o uso da leitura e da escrita em contextos específicos de comunicação e na orientação da avaliação das habilidades linguísticas do MCER (2002). Essa experiência permitiu que, no decorrer do processo, houvesse uma percepção de aprendizagem do idioma voltada para a diversidade linguística do espanhol e para as necessidades de integração acadêmica dos estudantes universitários a nível internacional.Fundação Universidade Regional de Blumenau2019-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/839710.7867/1981-9943.2019v13n1p57-73Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 13 n. 1 (2019); 57-731981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8397/4543Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Thiago Augusto dos Santos de2022-07-14T14:57:59Zoai:ojs.bu.furb.br:article/8397Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:57:59Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O espanhol no programa idioma sem fronteiras na Universidade Federal do Maranhão: uma análise de experiência do ensino do espanhol para a internacionalização acadêmica |
title |
O espanhol no programa idioma sem fronteiras na Universidade Federal do Maranhão: uma análise de experiência do ensino do espanhol para a internacionalização acadêmica |
spellingShingle |
O espanhol no programa idioma sem fronteiras na Universidade Federal do Maranhão: uma análise de experiência do ensino do espanhol para a internacionalização acadêmica Jesus, Thiago Augusto dos Santos de Idioma Sem Fronteiras Internacionalização Espanhol com fins acadêmicos Experiência docente. |
title_short |
O espanhol no programa idioma sem fronteiras na Universidade Federal do Maranhão: uma análise de experiência do ensino do espanhol para a internacionalização acadêmica |
title_full |
O espanhol no programa idioma sem fronteiras na Universidade Federal do Maranhão: uma análise de experiência do ensino do espanhol para a internacionalização acadêmica |
title_fullStr |
O espanhol no programa idioma sem fronteiras na Universidade Federal do Maranhão: uma análise de experiência do ensino do espanhol para a internacionalização acadêmica |
title_full_unstemmed |
O espanhol no programa idioma sem fronteiras na Universidade Federal do Maranhão: uma análise de experiência do ensino do espanhol para a internacionalização acadêmica |
title_sort |
O espanhol no programa idioma sem fronteiras na Universidade Federal do Maranhão: uma análise de experiência do ensino do espanhol para a internacionalização acadêmica |
author |
Jesus, Thiago Augusto dos Santos de |
author_facet |
Jesus, Thiago Augusto dos Santos de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Thiago Augusto dos Santos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Idioma Sem Fronteiras Internacionalização Espanhol com fins acadêmicos Experiência docente. |
topic |
Idioma Sem Fronteiras Internacionalização Espanhol com fins acadêmicos Experiência docente. |
description |
Este artigo tem a finalidade de analisar a experiência recente da implementação da língua espanhola no Programa Idioma Sem Fronteiras na Universidade Federal do Maranhão para atender às necessidades de mobilidade acadêmica dos alunos da graduação, técnicos-administrativos e professores de outras áreas de conhecimento. O curso tem o objetivo de desenvolver as habilidades linguísticas fundamentais para a comunicação em eventos acadêmicos internacionais e a preparação para exames de certificação internacional de aprendizagem do espanhol como o DELE e o SIELE, além de favorecer o contato da comunidade acadêmica com a cultura e a produção científica dos países de língua espanhola. Para tanto, utilizou-se, como metodologia, um estudo de caso situacional, por meio da análise da perspectiva dos sujeitos participantes do curso Bem-Vindo ao Espanhol: língua Internacional, da proposta didática utilizada pelo Núcleo de Línguas da Universidade Federal do Maranhão e do material produzido pelo Núcleo para o desenvolvimento das habilidades linguísticas de nível A1. Para a realização da análise de experiência docente, este trabalho ampara-se nos novos estudos de letramentos para a aprendizagem de línguas, segundo Street (2004) e Heath (2004), as práticas de letramento são atividades generalizadoras e abstratas no que se referem aos comportamentos relacionados com o uso da leitura e da escrita em contextos específicos de comunicação e na orientação da avaliação das habilidades linguísticas do MCER (2002). Essa experiência permitiu que, no decorrer do processo, houvesse uma percepção de aprendizagem do idioma voltada para a diversidade linguística do espanhol e para as necessidades de integração acadêmica dos estudantes universitários a nível internacional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8397 10.7867/1981-9943.2019v13n1p57-73 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8397 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2019v13n1p57-73 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8397/4543 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 13 n. 1 (2019); 57-73 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945199582347264 |