O Amor na Poesia de Lucas José D’Alvarenga
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1633 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i2.813 O objetivo geral deste artigo é descrever a imagem do amor na poesia de Lucas José d’Alvarenga, poeta que nasceu em 1768, em Sabará, Minas Gerais, e morreu em 1831, no Rio de Janeiro. Seu livro Poezias foi publicado em 1830 e, embora não tenha sido mais reeditado, recebeu considerações de alguns críticos importantes do século XIX. Para se fazer esta análise, utilizou a técnica de pesquisa bibliográfica, que consistiu em, a partir dos conceitos de amor, de erotismo e de imagem, que constam no referencial teórico, selecionar os poemas e analisar as imagens do amor nesse livro. O resultado alcançado mostra que o amor na poesia de Alvarenga apresenta os três elementos indispensáveis à sua representação: exclusividade, atração e pessoa. Esse afloramento do sujeito na poesia de Alvarenga, já que os três elementos constitutivos do amor aparecem em sua obra relacionados ao sujeito lírico, antecipa um traço peculiar do romantismo: o subjetivismo. |
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O Amor na Poesia de Lucas José D’AlvarengaPoesiaamorséculo XIXLucas José d’AlvarengaDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i2.813 O objetivo geral deste artigo é descrever a imagem do amor na poesia de Lucas José d’Alvarenga, poeta que nasceu em 1768, em Sabará, Minas Gerais, e morreu em 1831, no Rio de Janeiro. Seu livro Poezias foi publicado em 1830 e, embora não tenha sido mais reeditado, recebeu considerações de alguns críticos importantes do século XIX. Para se fazer esta análise, utilizou a técnica de pesquisa bibliográfica, que consistiu em, a partir dos conceitos de amor, de erotismo e de imagem, que constam no referencial teórico, selecionar os poemas e analisar as imagens do amor nesse livro. O resultado alcançado mostra que o amor na poesia de Alvarenga apresenta os três elementos indispensáveis à sua representação: exclusividade, atração e pessoa. Esse afloramento do sujeito na poesia de Alvarenga, já que os três elementos constitutivos do amor aparecem em sua obra relacionados ao sujeito lírico, antecipa um traço peculiar do romantismo: o subjetivismo. Editora Universitaria da UFCG2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1633Revista Letras Raras; Vol. 6 No. 2 (2017): Reflexões sobre a manutenção e a revitalização de línguas minoritárias no Brasil; 190-211Revista Letras Raras; Vol. 6 Núm. 2 (2017): Reflexões sobre a manutenção e a revitalização de línguas minoritárias no Brasil; 190-211Revista Letras Raras; Vol. 6 No 2 (2017): Reflexões sobre a manutenção e a revitalização de línguas minoritárias no Brasil; 190-211Revista Letras Raras; v. 6 n. 2 (2017): Reflexões sobre a manutenção e a revitalização de línguas minoritárias no Brasil; 190-2112317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1633/1555© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Gracinéa I. 2024-01-04T23:52:42Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1633Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:52:42Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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