Projeto piloto de ensino de francês e DNL-Ciências: uma experiência de estágio obrigatório supervisionado em escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheidt, Luiza Vieira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Sara Farias da, Oliveira, Clarissa Laus Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/802
Resumo: Este artigo apresenta um relato crítico e reflexivo da prática docente a partir dos resultados obtidos durante o estágiosupervisionado do curso de Letras Francês da Universidade Federal de Santa Catarina, que teve como objetivo lançarum projeto piloto de educação bilíngue, com a disciplina de Ciências, em uma escola pública da capital do Estado.Além dos referenciais teóricos que embasaram nossa análise da educação bilíngue, descrevemos as etapas doprojeto para responder às nossas primeiras perguntas sobre os benefícios e desafios da construção de uma sala deaula bilíngue. Um elemento fundamental dessa construção foi criar, em sala de aula, momentos para que os alunosenvolvidos no projeto relatassem suas opiniões sobre as aulas bilíngues em pesquisas propostas pelo professorestagiário, parte desses relatos também estão presentes no trabalho. Por fim, partilhamos as reflexões e os resultadosobtidos nesta prática com o objetivo principal de contribuir para a investigação nos domínios do francês como línguaestrangeira e do ensino de disciplinas não linguísticas. Por fim, partilhamos as reflexões e os resultados obtidos nestaprática com o objetivo principal de contribuir para a investigação nos domínios do francês como língua estrangeira edo ensino de disciplinas não linguísticas
id UFCG-2_e3c0dceaa002d12cd29d33f0a23424a5
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/802
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Projeto piloto de ensino de francês e DNL-Ciências: uma experiência de estágio obrigatório supervisionado em escola públicaDisciplina não-linguísticaBilinguismoFrancês Língua EstrangeiraCiências da NaturezaEste artigo apresenta um relato crítico e reflexivo da prática docente a partir dos resultados obtidos durante o estágiosupervisionado do curso de Letras Francês da Universidade Federal de Santa Catarina, que teve como objetivo lançarum projeto piloto de educação bilíngue, com a disciplina de Ciências, em uma escola pública da capital do Estado.Além dos referenciais teóricos que embasaram nossa análise da educação bilíngue, descrevemos as etapas doprojeto para responder às nossas primeiras perguntas sobre os benefícios e desafios da construção de uma sala deaula bilíngue. Um elemento fundamental dessa construção foi criar, em sala de aula, momentos para que os alunosenvolvidos no projeto relatassem suas opiniões sobre as aulas bilíngues em pesquisas propostas pelo professorestagiário, parte desses relatos também estão presentes no trabalho. Por fim, partilhamos as reflexões e os resultadosobtidos nesta prática com o objetivo principal de contribuir para a investigação nos domínios do francês como línguaestrangeira e do ensino de disciplinas não linguísticas. Por fim, partilhamos as reflexões e os resultados obtidos nestaprática com o objetivo principal de contribuir para a investigação nos domínios do francês como língua estrangeira edo ensino de disciplinas não linguísticasEditora Universitaria da UFCG2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/80210.5281/zenodo.8072655Revista Letras Raras; Vol. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 149-167Revista Letras Raras; Vol. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 149-167Revista Letras Raras; Vol. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 149-167Revista Letras Raras; v. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 149-1672317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/802/703© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScheidt, Luiza Vieira Silva, Sara Farias da Oliveira, Clarissa Laus Pereira 2023-10-21T00:21:41Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/802Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-10-21T00:21:41Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto piloto de ensino de francês e DNL-Ciências: uma experiência de estágio obrigatório supervisionado em escola pública
title Projeto piloto de ensino de francês e DNL-Ciências: uma experiência de estágio obrigatório supervisionado em escola pública
spellingShingle Projeto piloto de ensino de francês e DNL-Ciências: uma experiência de estágio obrigatório supervisionado em escola pública
Scheidt, Luiza Vieira
Disciplina não-linguística
Bilinguismo
Francês Língua Estrangeira
Ciências da Natureza
title_short Projeto piloto de ensino de francês e DNL-Ciências: uma experiência de estágio obrigatório supervisionado em escola pública
title_full Projeto piloto de ensino de francês e DNL-Ciências: uma experiência de estágio obrigatório supervisionado em escola pública
title_fullStr Projeto piloto de ensino de francês e DNL-Ciências: uma experiência de estágio obrigatório supervisionado em escola pública
title_full_unstemmed Projeto piloto de ensino de francês e DNL-Ciências: uma experiência de estágio obrigatório supervisionado em escola pública
title_sort Projeto piloto de ensino de francês e DNL-Ciências: uma experiência de estágio obrigatório supervisionado em escola pública
author Scheidt, Luiza Vieira
author_facet Scheidt, Luiza Vieira
Silva, Sara Farias da
Oliveira, Clarissa Laus Pereira
author_role author
author2 Silva, Sara Farias da
Oliveira, Clarissa Laus Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scheidt, Luiza Vieira
Silva, Sara Farias da
Oliveira, Clarissa Laus Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplina não-linguística
Bilinguismo
Francês Língua Estrangeira
Ciências da Natureza
topic Disciplina não-linguística
Bilinguismo
Francês Língua Estrangeira
Ciências da Natureza
description Este artigo apresenta um relato crítico e reflexivo da prática docente a partir dos resultados obtidos durante o estágiosupervisionado do curso de Letras Francês da Universidade Federal de Santa Catarina, que teve como objetivo lançarum projeto piloto de educação bilíngue, com a disciplina de Ciências, em uma escola pública da capital do Estado.Além dos referenciais teóricos que embasaram nossa análise da educação bilíngue, descrevemos as etapas doprojeto para responder às nossas primeiras perguntas sobre os benefícios e desafios da construção de uma sala deaula bilíngue. Um elemento fundamental dessa construção foi criar, em sala de aula, momentos para que os alunosenvolvidos no projeto relatassem suas opiniões sobre as aulas bilíngues em pesquisas propostas pelo professorestagiário, parte desses relatos também estão presentes no trabalho. Por fim, partilhamos as reflexões e os resultadosobtidos nesta prática com o objetivo principal de contribuir para a investigação nos domínios do francês como línguaestrangeira e do ensino de disciplinas não linguísticas. Por fim, partilhamos as reflexões e os resultados obtidos nestaprática com o objetivo principal de contribuir para a investigação nos domínios do francês como língua estrangeira edo ensino de disciplinas não linguísticas
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/802
10.5281/zenodo.8072655
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/802
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.8072655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/802/703
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 149-167
Revista Letras Raras; Vol. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 149-167
Revista Letras Raras; Vol. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 149-167
Revista Letras Raras; v. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 149-167
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319781514412032