Projeto piloto de ensino de francês e DNL-Ciências: uma experiência de estágio obrigatório supervisionado em escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/802 |
Resumo: | Este artigo apresenta um relato crítico e reflexivo da prática docente a partir dos resultados obtidos durante o estágiosupervisionado do curso de Letras Francês da Universidade Federal de Santa Catarina, que teve como objetivo lançarum projeto piloto de educação bilíngue, com a disciplina de Ciências, em uma escola pública da capital do Estado.Além dos referenciais teóricos que embasaram nossa análise da educação bilíngue, descrevemos as etapas doprojeto para responder às nossas primeiras perguntas sobre os benefícios e desafios da construção de uma sala deaula bilíngue. Um elemento fundamental dessa construção foi criar, em sala de aula, momentos para que os alunosenvolvidos no projeto relatassem suas opiniões sobre as aulas bilíngues em pesquisas propostas pelo professorestagiário, parte desses relatos também estão presentes no trabalho. Por fim, partilhamos as reflexões e os resultadosobtidos nesta prática com o objetivo principal de contribuir para a investigação nos domínios do francês como línguaestrangeira e do ensino de disciplinas não linguísticas. Por fim, partilhamos as reflexões e os resultados obtidos nestaprática com o objetivo principal de contribuir para a investigação nos domínios do francês como língua estrangeira edo ensino de disciplinas não linguísticas |
id |
UFCG-2_e3c0dceaa002d12cd29d33f0a23424a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/802 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto piloto de ensino de francês e DNL-Ciências: uma experiência de estágio obrigatório supervisionado em escola públicaDisciplina não-linguísticaBilinguismoFrancês Língua EstrangeiraCiências da NaturezaEste artigo apresenta um relato crítico e reflexivo da prática docente a partir dos resultados obtidos durante o estágiosupervisionado do curso de Letras Francês da Universidade Federal de Santa Catarina, que teve como objetivo lançarum projeto piloto de educação bilíngue, com a disciplina de Ciências, em uma escola pública da capital do Estado.Além dos referenciais teóricos que embasaram nossa análise da educação bilíngue, descrevemos as etapas doprojeto para responder às nossas primeiras perguntas sobre os benefícios e desafios da construção de uma sala deaula bilíngue. Um elemento fundamental dessa construção foi criar, em sala de aula, momentos para que os alunosenvolvidos no projeto relatassem suas opiniões sobre as aulas bilíngues em pesquisas propostas pelo professorestagiário, parte desses relatos também estão presentes no trabalho. Por fim, partilhamos as reflexões e os resultadosobtidos nesta prática com o objetivo principal de contribuir para a investigação nos domínios do francês como línguaestrangeira e do ensino de disciplinas não linguísticas. Por fim, partilhamos as reflexões e os resultados obtidos nestaprática com o objetivo principal de contribuir para a investigação nos domínios do francês como língua estrangeira edo ensino de disciplinas não linguísticasEditora Universitaria da UFCG2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/80210.5281/zenodo.8072655Revista Letras Raras; Vol. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 149-167Revista Letras Raras; Vol. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 149-167Revista Letras Raras; Vol. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 149-167Revista Letras Raras; v. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 149-1672317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/802/703© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScheidt, Luiza Vieira Silva, Sara Farias da Oliveira, Clarissa Laus Pereira 2023-10-21T00:21:41Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/802Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-10-21T00:21:41Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto piloto de ensino de francês e DNL-Ciências: uma experiência de estágio obrigatório supervisionado em escola pública |
title |
Projeto piloto de ensino de francês e DNL-Ciências: uma experiência de estágio obrigatório supervisionado em escola pública |
spellingShingle |
Projeto piloto de ensino de francês e DNL-Ciências: uma experiência de estágio obrigatório supervisionado em escola pública Scheidt, Luiza Vieira Disciplina não-linguística Bilinguismo Francês Língua Estrangeira Ciências da Natureza |
title_short |
Projeto piloto de ensino de francês e DNL-Ciências: uma experiência de estágio obrigatório supervisionado em escola pública |
title_full |
Projeto piloto de ensino de francês e DNL-Ciências: uma experiência de estágio obrigatório supervisionado em escola pública |
title_fullStr |
Projeto piloto de ensino de francês e DNL-Ciências: uma experiência de estágio obrigatório supervisionado em escola pública |
title_full_unstemmed |
Projeto piloto de ensino de francês e DNL-Ciências: uma experiência de estágio obrigatório supervisionado em escola pública |
title_sort |
Projeto piloto de ensino de francês e DNL-Ciências: uma experiência de estágio obrigatório supervisionado em escola pública |
author |
Scheidt, Luiza Vieira |
author_facet |
Scheidt, Luiza Vieira Silva, Sara Farias da Oliveira, Clarissa Laus Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Sara Farias da Oliveira, Clarissa Laus Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scheidt, Luiza Vieira Silva, Sara Farias da Oliveira, Clarissa Laus Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplina não-linguística Bilinguismo Francês Língua Estrangeira Ciências da Natureza |
topic |
Disciplina não-linguística Bilinguismo Francês Língua Estrangeira Ciências da Natureza |
description |
Este artigo apresenta um relato crítico e reflexivo da prática docente a partir dos resultados obtidos durante o estágiosupervisionado do curso de Letras Francês da Universidade Federal de Santa Catarina, que teve como objetivo lançarum projeto piloto de educação bilíngue, com a disciplina de Ciências, em uma escola pública da capital do Estado.Além dos referenciais teóricos que embasaram nossa análise da educação bilíngue, descrevemos as etapas doprojeto para responder às nossas primeiras perguntas sobre os benefícios e desafios da construção de uma sala deaula bilíngue. Um elemento fundamental dessa construção foi criar, em sala de aula, momentos para que os alunosenvolvidos no projeto relatassem suas opiniões sobre as aulas bilíngues em pesquisas propostas pelo professorestagiário, parte desses relatos também estão presentes no trabalho. Por fim, partilhamos as reflexões e os resultadosobtidos nesta prática com o objetivo principal de contribuir para a investigação nos domínios do francês como línguaestrangeira e do ensino de disciplinas não linguísticas. Por fim, partilhamos as reflexões e os resultados obtidos nestaprática com o objetivo principal de contribuir para a investigação nos domínios do francês como língua estrangeira edo ensino de disciplinas não linguísticas |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/802 10.5281/zenodo.8072655 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/802 |
identifier_str_mv |
10.5281/zenodo.8072655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/802/703 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 149-167 Revista Letras Raras; Vol. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 149-167 Revista Letras Raras; Vol. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 149-167 Revista Letras Raras; v. 11 (2022): Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations; 149-167 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319781514412032 |