A educação literária de adolescentes e jovens no contexto da biblioteca escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1513 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1211 O artigo aborda as ofertas da literatura e das bibliotecas escolares a adolescentes e jovens e de que maneira, tendo em vista um projeto de educação que tenha como horizonte a formação de um sujeito que se reconheça como sujeito histórico, determinado por relações sociais, econômicas e culturais (pedagogia histórico-crítica), as bibliotecas podem contribuir em tal processo formativo. Para isso, discute um entendimento de educação literária, tendo como suporte a concepção de trama leitora de Constantino Bértolo (2014), apresenta os principais objetivos e serviços de bibliotecas escolares a partir de duas concepções distintas, sendo uma a do Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar (2010) e a outra a de Álvarez e Castrillón (2013), e propõe, sob aspectos distintos, diretrizes para a educação literária de adolescentes e jovens em bibliotecas escolares, concluindo que as bibliotecas escolares devem participar do planejamento e da execução do projeto político-pedagógico da escola e que a leitura, especialmente a literária, deve fazer parte da rotina escolar. |
id |
UFCG-2_e4cff2cafec4f914e11f2b477b755b64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1513 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação literária de adolescentes e jovens no contexto da biblioteca escolarEducação literáriaBiblioteca escolarAdolescentesJovens DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1211 O artigo aborda as ofertas da literatura e das bibliotecas escolares a adolescentes e jovens e de que maneira, tendo em vista um projeto de educação que tenha como horizonte a formação de um sujeito que se reconheça como sujeito histórico, determinado por relações sociais, econômicas e culturais (pedagogia histórico-crítica), as bibliotecas podem contribuir em tal processo formativo. Para isso, discute um entendimento de educação literária, tendo como suporte a concepção de trama leitora de Constantino Bértolo (2014), apresenta os principais objetivos e serviços de bibliotecas escolares a partir de duas concepções distintas, sendo uma a do Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar (2010) e a outra a de Álvarez e Castrillón (2013), e propõe, sob aspectos distintos, diretrizes para a educação literária de adolescentes e jovens em bibliotecas escolares, concluindo que as bibliotecas escolares devem participar do planejamento e da execução do projeto político-pedagógico da escola e que a leitura, especialmente a literária, deve fazer parte da rotina escolar. Editora Universitaria da UFCG2023-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1513Revista Letras Raras; Vol. 7 No. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 177-193Revista Letras Raras; Vol. 7 Núm. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 177-193Revista Letras Raras; Vol. 7 No 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 177-193Revista Letras Raras; v. 7 n. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 177-1932317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1513/1451© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Fabíola Ribeiro 2024-01-04T23:54:16Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1513Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:54:16Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação literária de adolescentes e jovens no contexto da biblioteca escolar |
title |
A educação literária de adolescentes e jovens no contexto da biblioteca escolar |
spellingShingle |
A educação literária de adolescentes e jovens no contexto da biblioteca escolar Farias, Fabíola Ribeiro Educação literária Biblioteca escolar Adolescentes Jovens |
title_short |
A educação literária de adolescentes e jovens no contexto da biblioteca escolar |
title_full |
A educação literária de adolescentes e jovens no contexto da biblioteca escolar |
title_fullStr |
A educação literária de adolescentes e jovens no contexto da biblioteca escolar |
title_full_unstemmed |
A educação literária de adolescentes e jovens no contexto da biblioteca escolar |
title_sort |
A educação literária de adolescentes e jovens no contexto da biblioteca escolar |
author |
Farias, Fabíola Ribeiro |
author_facet |
Farias, Fabíola Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Fabíola Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação literária Biblioteca escolar Adolescentes Jovens |
topic |
Educação literária Biblioteca escolar Adolescentes Jovens |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1211 O artigo aborda as ofertas da literatura e das bibliotecas escolares a adolescentes e jovens e de que maneira, tendo em vista um projeto de educação que tenha como horizonte a formação de um sujeito que se reconheça como sujeito histórico, determinado por relações sociais, econômicas e culturais (pedagogia histórico-crítica), as bibliotecas podem contribuir em tal processo formativo. Para isso, discute um entendimento de educação literária, tendo como suporte a concepção de trama leitora de Constantino Bértolo (2014), apresenta os principais objetivos e serviços de bibliotecas escolares a partir de duas concepções distintas, sendo uma a do Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar (2010) e a outra a de Álvarez e Castrillón (2013), e propõe, sob aspectos distintos, diretrizes para a educação literária de adolescentes e jovens em bibliotecas escolares, concluindo que as bibliotecas escolares devem participar do planejamento e da execução do projeto político-pedagógico da escola e que a leitura, especialmente a literária, deve fazer parte da rotina escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1513 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1513/1451 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 7 No. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 177-193 Revista Letras Raras; Vol. 7 Núm. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 177-193 Revista Letras Raras; Vol. 7 No 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 177-193 Revista Letras Raras; v. 7 n. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 177-193 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319783877902336 |