A educação literária de adolescentes e jovens no contexto da biblioteca escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Fabíola Ribeiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1513
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1211 O artigo aborda as ofertas da literatura e das bibliotecas escolares a adolescentes e jovens e de que maneira, tendo em vista um projeto de educação que tenha como horizonte a formação de um sujeito que se reconheça como sujeito histórico, determinado por relações sociais, econômicas e culturais (pedagogia histórico-crítica), as bibliotecas podem contribuir em tal processo formativo. Para isso, discute um entendimento de educação literária, tendo como suporte a concepção de trama leitora de Constantino Bértolo (2014), apresenta os principais objetivos e serviços de bibliotecas escolares a partir de duas concepções distintas, sendo uma a do Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar (2010) e a outra a de Álvarez e Castrillón (2013), e propõe, sob aspectos distintos, diretrizes para a educação literária de adolescentes e jovens em bibliotecas escolares, concluindo que as bibliotecas escolares devem participar do planejamento e da execução do projeto político-pedagógico da escola e que a leitura, especialmente a literária, deve fazer parte da rotina escolar.
id UFCG-2_e4cff2cafec4f914e11f2b477b755b64
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1513
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling A educação literária de adolescentes e jovens no contexto da biblioteca escolarEducação literáriaBiblioteca escolarAdolescentesJovens DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1211 O artigo aborda as ofertas da literatura e das bibliotecas escolares a adolescentes e jovens e de que maneira, tendo em vista um projeto de educação que tenha como horizonte a formação de um sujeito que se reconheça como sujeito histórico, determinado por relações sociais, econômicas e culturais (pedagogia histórico-crítica), as bibliotecas podem contribuir em tal processo formativo. Para isso, discute um entendimento de educação literária, tendo como suporte a concepção de trama leitora de Constantino Bértolo (2014), apresenta os principais objetivos e serviços de bibliotecas escolares a partir de duas concepções distintas, sendo uma a do Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar (2010) e a outra a de Álvarez e Castrillón (2013), e propõe, sob aspectos distintos, diretrizes para a educação literária de adolescentes e jovens em bibliotecas escolares, concluindo que as bibliotecas escolares devem participar do planejamento e da execução do projeto político-pedagógico da escola e que a leitura, especialmente a literária, deve fazer parte da rotina escolar. Editora Universitaria da UFCG2023-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1513Revista Letras Raras; Vol. 7 No. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 177-193Revista Letras Raras; Vol. 7 Núm. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 177-193Revista Letras Raras; Vol. 7 No 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 177-193Revista Letras Raras; v. 7 n. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 177-1932317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1513/1451© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Fabíola Ribeiro 2024-01-04T23:54:16Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1513Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:54:16Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação literária de adolescentes e jovens no contexto da biblioteca escolar
title A educação literária de adolescentes e jovens no contexto da biblioteca escolar
spellingShingle A educação literária de adolescentes e jovens no contexto da biblioteca escolar
Farias, Fabíola Ribeiro
Educação literária
Biblioteca escolar
Adolescentes
Jovens
title_short A educação literária de adolescentes e jovens no contexto da biblioteca escolar
title_full A educação literária de adolescentes e jovens no contexto da biblioteca escolar
title_fullStr A educação literária de adolescentes e jovens no contexto da biblioteca escolar
title_full_unstemmed A educação literária de adolescentes e jovens no contexto da biblioteca escolar
title_sort A educação literária de adolescentes e jovens no contexto da biblioteca escolar
author Farias, Fabíola Ribeiro
author_facet Farias, Fabíola Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Fabíola Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação literária
Biblioteca escolar
Adolescentes
Jovens
topic Educação literária
Biblioteca escolar
Adolescentes
Jovens
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1211 O artigo aborda as ofertas da literatura e das bibliotecas escolares a adolescentes e jovens e de que maneira, tendo em vista um projeto de educação que tenha como horizonte a formação de um sujeito que se reconheça como sujeito histórico, determinado por relações sociais, econômicas e culturais (pedagogia histórico-crítica), as bibliotecas podem contribuir em tal processo formativo. Para isso, discute um entendimento de educação literária, tendo como suporte a concepção de trama leitora de Constantino Bértolo (2014), apresenta os principais objetivos e serviços de bibliotecas escolares a partir de duas concepções distintas, sendo uma a do Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar (2010) e a outra a de Álvarez e Castrillón (2013), e propõe, sob aspectos distintos, diretrizes para a educação literária de adolescentes e jovens em bibliotecas escolares, concluindo que as bibliotecas escolares devem participar do planejamento e da execução do projeto político-pedagógico da escola e que a leitura, especialmente a literária, deve fazer parte da rotina escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1513
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1513/1451
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 7 No. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 177-193
Revista Letras Raras; Vol. 7 Núm. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 177-193
Revista Letras Raras; Vol. 7 No 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 177-193
Revista Letras Raras; v. 7 n. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 177-193
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319783877902336