Formação de professores de inglês no Programa Idiomas Sem Fronteiras na UFPI: análise das crenças que norteiam o ensino da diversidade linguística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Beatriz Gama
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sousa, Adriano Alcântara Oliveira, Andrade, Júlia Maria Muniz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1645
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i1.793   Este artigo tem como principal objetivo relatar os resultados obtidos em uma pesquisa realizada no programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), que tem como professores bolsistas alunos graduandos do curso de Letras Inglês da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os aportes teóricos que guiarão esta pesquisa serão o de crenças de professores e o da diversidade linguística, ambos no que se refere ao ensino de línguas estrangeiras, além de apoiar-se teoricamente na vertente da Sociolinguística delineada por Bortoni-Ricardo (2005), a qual ela denomina “Sociolinguística Educacional”. Nesta pesquisa foram analisadas as crenças de duas professoras em pré-serviço que estavam trabalhando em conjunto, de forma a averiguar quais as crenças que guiam o seu processo de ensino e como estas consideram a questão da diversidade linguística. Os instrumentos utilizados para coletar os dados deste estudo de caso foram a observação das aulas e do contexto de ensino/aprendizagem, a observação da adequação do planejamento das aulas, e uma entrevista feita com as professoras. Os resultados sugerem que há influência das crenças no ensino de diversidade linguística e que as professoras desempenham suas atividades de planejamento e execução de aulas de modo consciente, incitando os alunos a compreender essa natureza das línguas.
id UFCG-2_e7a4c29116fb07259927c1490ffe3b65
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1645
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Formação de professores de inglês no Programa Idiomas Sem Fronteiras na UFPI: análise das crenças que norteiam o ensino da diversidade linguísticaCrenças de ProfessoresDiversidade LinguísticaEnsino de Línguas EstrangeirasDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i1.793   Este artigo tem como principal objetivo relatar os resultados obtidos em uma pesquisa realizada no programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), que tem como professores bolsistas alunos graduandos do curso de Letras Inglês da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os aportes teóricos que guiarão esta pesquisa serão o de crenças de professores e o da diversidade linguística, ambos no que se refere ao ensino de línguas estrangeiras, além de apoiar-se teoricamente na vertente da Sociolinguística delineada por Bortoni-Ricardo (2005), a qual ela denomina “Sociolinguística Educacional”. Nesta pesquisa foram analisadas as crenças de duas professoras em pré-serviço que estavam trabalhando em conjunto, de forma a averiguar quais as crenças que guiam o seu processo de ensino e como estas consideram a questão da diversidade linguística. Os instrumentos utilizados para coletar os dados deste estudo de caso foram a observação das aulas e do contexto de ensino/aprendizagem, a observação da adequação do planejamento das aulas, e uma entrevista feita com as professoras. Os resultados sugerem que há influência das crenças no ensino de diversidade linguística e que as professoras desempenham suas atividades de planejamento e execução de aulas de modo consciente, incitando os alunos a compreender essa natureza das línguas.Editora Universitaria da UFCG2023-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1645Revista Letras Raras; Vol. 6 No. 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 83-94Revista Letras Raras; Vol. 6 Núm. 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 83-94Revista Letras Raras; Vol. 6 No 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 83-94Revista Letras Raras; v. 6 n. 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 83-942317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1645/1566© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Beatriz Gama Sousa, Adriano Alcântara Oliveira Andrade, Júlia Maria Muniz 2024-01-04T23:52:21Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1645Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:52:21Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores de inglês no Programa Idiomas Sem Fronteiras na UFPI: análise das crenças que norteiam o ensino da diversidade linguística
title Formação de professores de inglês no Programa Idiomas Sem Fronteiras na UFPI: análise das crenças que norteiam o ensino da diversidade linguística
spellingShingle Formação de professores de inglês no Programa Idiomas Sem Fronteiras na UFPI: análise das crenças que norteiam o ensino da diversidade linguística
Rodrigues, Beatriz Gama
Crenças de Professores
Diversidade Linguística
Ensino de Línguas Estrangeiras
title_short Formação de professores de inglês no Programa Idiomas Sem Fronteiras na UFPI: análise das crenças que norteiam o ensino da diversidade linguística
title_full Formação de professores de inglês no Programa Idiomas Sem Fronteiras na UFPI: análise das crenças que norteiam o ensino da diversidade linguística
title_fullStr Formação de professores de inglês no Programa Idiomas Sem Fronteiras na UFPI: análise das crenças que norteiam o ensino da diversidade linguística
title_full_unstemmed Formação de professores de inglês no Programa Idiomas Sem Fronteiras na UFPI: análise das crenças que norteiam o ensino da diversidade linguística
title_sort Formação de professores de inglês no Programa Idiomas Sem Fronteiras na UFPI: análise das crenças que norteiam o ensino da diversidade linguística
author Rodrigues, Beatriz Gama
author_facet Rodrigues, Beatriz Gama
Sousa, Adriano Alcântara Oliveira
Andrade, Júlia Maria Muniz
author_role author
author2 Sousa, Adriano Alcântara Oliveira
Andrade, Júlia Maria Muniz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Beatriz Gama
Sousa, Adriano Alcântara Oliveira
Andrade, Júlia Maria Muniz
dc.subject.por.fl_str_mv Crenças de Professores
Diversidade Linguística
Ensino de Línguas Estrangeiras
topic Crenças de Professores
Diversidade Linguística
Ensino de Línguas Estrangeiras
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i1.793   Este artigo tem como principal objetivo relatar os resultados obtidos em uma pesquisa realizada no programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), que tem como professores bolsistas alunos graduandos do curso de Letras Inglês da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os aportes teóricos que guiarão esta pesquisa serão o de crenças de professores e o da diversidade linguística, ambos no que se refere ao ensino de línguas estrangeiras, além de apoiar-se teoricamente na vertente da Sociolinguística delineada por Bortoni-Ricardo (2005), a qual ela denomina “Sociolinguística Educacional”. Nesta pesquisa foram analisadas as crenças de duas professoras em pré-serviço que estavam trabalhando em conjunto, de forma a averiguar quais as crenças que guiam o seu processo de ensino e como estas consideram a questão da diversidade linguística. Os instrumentos utilizados para coletar os dados deste estudo de caso foram a observação das aulas e do contexto de ensino/aprendizagem, a observação da adequação do planejamento das aulas, e uma entrevista feita com as professoras. Os resultados sugerem que há influência das crenças no ensino de diversidade linguística e que as professoras desempenham suas atividades de planejamento e execução de aulas de modo consciente, incitando os alunos a compreender essa natureza das línguas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1645
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1645/1566
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 6 No. 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 83-94
Revista Letras Raras; Vol. 6 Núm. 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 83-94
Revista Letras Raras; Vol. 6 No 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 83-94
Revista Letras Raras; v. 6 n. 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 83-94
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319784511242240