A Intercompreensão em Línguas Românicas na formação do professor de línguas estrangeiras: a experiência da USP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Heloisa Brito de Albuquerque
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mayrink, Mônica Ferreira, Santoro, Elisabetta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1590
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i3.902 Os contextos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras são marcados tradicionalmente por estruturas que estudam as línguas separadamente. O aluno é levado a compreender e a desenvolver um aprendizado compartimentalizado que se reflete, ao longo dos anos, em sua maneira de se ver e interagir no mundo. Como consequência, o ensino e aprendizagem de línguas distancia aluno e professor de uma formação voltada para o desenvolvimento de competências de linguagem e de um repertório plurilíngue Neste capítulo, nosso objetivo é compartilhar as ações de ensino em Intercompreensão de Línguas Românicas que foram desenvolvidas no Centro Interdepartamental de Línguas e no Curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). De forma particular, trazemos os dados da experiência de desenvolvimento da disciplina “Intercompreensão em Línguas Românicas”, oferecida como optativa na grade curricular do Curso de Graduação em Letras da USP. Para a coleta de dados, utilizamos um questionário, a fim de provocar reflexões sobre a percepção dos alunos do curso. Os resultados apontam para caminhos reflexivos e investigativos que, a curto e médio prazo, podem contribuir para a (re)definição dos percursos e conteúdos que compõem o currículo do curso de Letras.
id UFCG-2_fcbbbcce1fc7777cb1abd48329c53c75
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1590
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling A Intercompreensão em Línguas Românicas na formação do professor de línguas estrangeiras: a experiência da USPILRformação do professorLínguas EstrangeirasDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i3.902 Os contextos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras são marcados tradicionalmente por estruturas que estudam as línguas separadamente. O aluno é levado a compreender e a desenvolver um aprendizado compartimentalizado que se reflete, ao longo dos anos, em sua maneira de se ver e interagir no mundo. Como consequência, o ensino e aprendizagem de línguas distancia aluno e professor de uma formação voltada para o desenvolvimento de competências de linguagem e de um repertório plurilíngue Neste capítulo, nosso objetivo é compartilhar as ações de ensino em Intercompreensão de Línguas Românicas que foram desenvolvidas no Centro Interdepartamental de Línguas e no Curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). De forma particular, trazemos os dados da experiência de desenvolvimento da disciplina “Intercompreensão em Línguas Românicas”, oferecida como optativa na grade curricular do Curso de Graduação em Letras da USP. Para a coleta de dados, utilizamos um questionário, a fim de provocar reflexões sobre a percepção dos alunos do curso. Os resultados apontam para caminhos reflexivos e investigativos que, a curto e médio prazo, podem contribuir para a (re)definição dos percursos e conteúdos que compõem o currículo do curso de Letras.Editora Universitaria da UFCG2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1590Revista Letras Raras; Vol. 6 No. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 82-95Revista Letras Raras; Vol. 6 Núm. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 82-95Revista Letras Raras; Vol. 6 No 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 82-95Revista Letras Raras; v. 6 n. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 82-952317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1590/1523© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Heloisa Brito de Albuquerque Mayrink, Mônica Ferreira Santoro, Elisabetta 2024-01-04T23:53:06Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1590Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:53:06Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Intercompreensão em Línguas Românicas na formação do professor de línguas estrangeiras: a experiência da USP
title A Intercompreensão em Línguas Românicas na formação do professor de línguas estrangeiras: a experiência da USP
spellingShingle A Intercompreensão em Línguas Românicas na formação do professor de línguas estrangeiras: a experiência da USP
Costa, Heloisa Brito de Albuquerque
ILR
formação do professor
Línguas Estrangeiras
title_short A Intercompreensão em Línguas Românicas na formação do professor de línguas estrangeiras: a experiência da USP
title_full A Intercompreensão em Línguas Românicas na formação do professor de línguas estrangeiras: a experiência da USP
title_fullStr A Intercompreensão em Línguas Românicas na formação do professor de línguas estrangeiras: a experiência da USP
title_full_unstemmed A Intercompreensão em Línguas Românicas na formação do professor de línguas estrangeiras: a experiência da USP
title_sort A Intercompreensão em Línguas Românicas na formação do professor de línguas estrangeiras: a experiência da USP
author Costa, Heloisa Brito de Albuquerque
author_facet Costa, Heloisa Brito de Albuquerque
Mayrink, Mônica Ferreira
Santoro, Elisabetta
author_role author
author2 Mayrink, Mônica Ferreira
Santoro, Elisabetta
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Heloisa Brito de Albuquerque
Mayrink, Mônica Ferreira
Santoro, Elisabetta
dc.subject.por.fl_str_mv ILR
formação do professor
Línguas Estrangeiras
topic ILR
formação do professor
Línguas Estrangeiras
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i3.902 Os contextos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras são marcados tradicionalmente por estruturas que estudam as línguas separadamente. O aluno é levado a compreender e a desenvolver um aprendizado compartimentalizado que se reflete, ao longo dos anos, em sua maneira de se ver e interagir no mundo. Como consequência, o ensino e aprendizagem de línguas distancia aluno e professor de uma formação voltada para o desenvolvimento de competências de linguagem e de um repertório plurilíngue Neste capítulo, nosso objetivo é compartilhar as ações de ensino em Intercompreensão de Línguas Românicas que foram desenvolvidas no Centro Interdepartamental de Línguas e no Curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). De forma particular, trazemos os dados da experiência de desenvolvimento da disciplina “Intercompreensão em Línguas Românicas”, oferecida como optativa na grade curricular do Curso de Graduação em Letras da USP. Para a coleta de dados, utilizamos um questionário, a fim de provocar reflexões sobre a percepção dos alunos do curso. Os resultados apontam para caminhos reflexivos e investigativos que, a curto e médio prazo, podem contribuir para a (re)definição dos percursos e conteúdos que compõem o currículo do curso de Letras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1590
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1590/1523
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 6 No. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 82-95
Revista Letras Raras; Vol. 6 Núm. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 82-95
Revista Letras Raras; Vol. 6 No 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 82-95
Revista Letras Raras; v. 6 n. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 82-95
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319784437841920