A Intercompreensão em Línguas Românicas na formação do professor de línguas estrangeiras: a experiência da USP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1590 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i3.902 Os contextos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras são marcados tradicionalmente por estruturas que estudam as línguas separadamente. O aluno é levado a compreender e a desenvolver um aprendizado compartimentalizado que se reflete, ao longo dos anos, em sua maneira de se ver e interagir no mundo. Como consequência, o ensino e aprendizagem de línguas distancia aluno e professor de uma formação voltada para o desenvolvimento de competências de linguagem e de um repertório plurilíngue Neste capítulo, nosso objetivo é compartilhar as ações de ensino em Intercompreensão de Línguas Românicas que foram desenvolvidas no Centro Interdepartamental de Línguas e no Curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). De forma particular, trazemos os dados da experiência de desenvolvimento da disciplina “Intercompreensão em Línguas Românicas”, oferecida como optativa na grade curricular do Curso de Graduação em Letras da USP. Para a coleta de dados, utilizamos um questionário, a fim de provocar reflexões sobre a percepção dos alunos do curso. Os resultados apontam para caminhos reflexivos e investigativos que, a curto e médio prazo, podem contribuir para a (re)definição dos percursos e conteúdos que compõem o currículo do curso de Letras. |
id |
UFCG-2_fcbbbcce1fc7777cb1abd48329c53c75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1590 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
A Intercompreensão em Línguas Românicas na formação do professor de línguas estrangeiras: a experiência da USPILRformação do professorLínguas EstrangeirasDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i3.902 Os contextos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras são marcados tradicionalmente por estruturas que estudam as línguas separadamente. O aluno é levado a compreender e a desenvolver um aprendizado compartimentalizado que se reflete, ao longo dos anos, em sua maneira de se ver e interagir no mundo. Como consequência, o ensino e aprendizagem de línguas distancia aluno e professor de uma formação voltada para o desenvolvimento de competências de linguagem e de um repertório plurilíngue Neste capítulo, nosso objetivo é compartilhar as ações de ensino em Intercompreensão de Línguas Românicas que foram desenvolvidas no Centro Interdepartamental de Línguas e no Curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). De forma particular, trazemos os dados da experiência de desenvolvimento da disciplina “Intercompreensão em Línguas Românicas”, oferecida como optativa na grade curricular do Curso de Graduação em Letras da USP. Para a coleta de dados, utilizamos um questionário, a fim de provocar reflexões sobre a percepção dos alunos do curso. Os resultados apontam para caminhos reflexivos e investigativos que, a curto e médio prazo, podem contribuir para a (re)definição dos percursos e conteúdos que compõem o currículo do curso de Letras.Editora Universitaria da UFCG2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1590Revista Letras Raras; Vol. 6 No. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 82-95Revista Letras Raras; Vol. 6 Núm. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 82-95Revista Letras Raras; Vol. 6 No 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 82-95Revista Letras Raras; v. 6 n. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 82-952317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1590/1523© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Heloisa Brito de Albuquerque Mayrink, Mônica Ferreira Santoro, Elisabetta 2024-01-04T23:53:06Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1590Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:53:06Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Intercompreensão em Línguas Românicas na formação do professor de línguas estrangeiras: a experiência da USP |
title |
A Intercompreensão em Línguas Românicas na formação do professor de línguas estrangeiras: a experiência da USP |
spellingShingle |
A Intercompreensão em Línguas Românicas na formação do professor de línguas estrangeiras: a experiência da USP Costa, Heloisa Brito de Albuquerque ILR formação do professor Línguas Estrangeiras |
title_short |
A Intercompreensão em Línguas Românicas na formação do professor de línguas estrangeiras: a experiência da USP |
title_full |
A Intercompreensão em Línguas Românicas na formação do professor de línguas estrangeiras: a experiência da USP |
title_fullStr |
A Intercompreensão em Línguas Românicas na formação do professor de línguas estrangeiras: a experiência da USP |
title_full_unstemmed |
A Intercompreensão em Línguas Românicas na formação do professor de línguas estrangeiras: a experiência da USP |
title_sort |
A Intercompreensão em Línguas Românicas na formação do professor de línguas estrangeiras: a experiência da USP |
author |
Costa, Heloisa Brito de Albuquerque |
author_facet |
Costa, Heloisa Brito de Albuquerque Mayrink, Mônica Ferreira Santoro, Elisabetta |
author_role |
author |
author2 |
Mayrink, Mônica Ferreira Santoro, Elisabetta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Heloisa Brito de Albuquerque Mayrink, Mônica Ferreira Santoro, Elisabetta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ILR formação do professor Línguas Estrangeiras |
topic |
ILR formação do professor Línguas Estrangeiras |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i3.902 Os contextos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras são marcados tradicionalmente por estruturas que estudam as línguas separadamente. O aluno é levado a compreender e a desenvolver um aprendizado compartimentalizado que se reflete, ao longo dos anos, em sua maneira de se ver e interagir no mundo. Como consequência, o ensino e aprendizagem de línguas distancia aluno e professor de uma formação voltada para o desenvolvimento de competências de linguagem e de um repertório plurilíngue Neste capítulo, nosso objetivo é compartilhar as ações de ensino em Intercompreensão de Línguas Românicas que foram desenvolvidas no Centro Interdepartamental de Línguas e no Curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). De forma particular, trazemos os dados da experiência de desenvolvimento da disciplina “Intercompreensão em Línguas Românicas”, oferecida como optativa na grade curricular do Curso de Graduação em Letras da USP. Para a coleta de dados, utilizamos um questionário, a fim de provocar reflexões sobre a percepção dos alunos do curso. Os resultados apontam para caminhos reflexivos e investigativos que, a curto e médio prazo, podem contribuir para a (re)definição dos percursos e conteúdos que compõem o currículo do curso de Letras. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1590 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1590/1523 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 6 No. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 82-95 Revista Letras Raras; Vol. 6 Núm. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 82-95 Revista Letras Raras; Vol. 6 No 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 82-95 Revista Letras Raras; v. 6 n. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 82-95 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319784437841920 |