O trabalho com o léxico em sala de aula: desafios para o ensino de uma língua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Helena Maria
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: VIEIRA, Mauricéia Silva de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1858
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i2.185 Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica acerca da importância do estudo do vocabulário/léxico nas aulas de língua materna. O trabalho foi organizado em três partes: bases históricas do estudo do vocabulário/léxico; abordagem pedagógica do vocabulário/léxico e considerações teórico-metodológicas acerca do uso do dicionário. A partir do trabalho empreendido, ficou evidenciado que o estudo do vocabulário/léxico é notadamente voltado para o ensino de língua estrangeira, o que tornam escassos as pesquisas sobre o ensino do vocabulário/léxico nas aulas de língua materna. O trabalho com o léxico demanda critérios que extrapolam a dimensão linguística, uma vez que o uso das palavras/dos termos se constitui em uma atividade discursiva. Assim, o estudo do vocabulário/léxico contempla apenasitens lexicais como a palavra, grupo de palavras e expressões fixas. Além disso, ficou evidenciado que o uso do dicionário como recurso metodológico exige uma preparação por parte do professor para que a utilização desse material seja realizada de forma profícua.  
id UFCG-2_fe6bb50ea4c15235d1b12cb549d3a286
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1858
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling O trabalho com o léxico em sala de aula: desafios para o ensino de uma língua maternaVocabulárioEnsino de língua maternaLéxicoDicionárioDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i2.185 Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica acerca da importância do estudo do vocabulário/léxico nas aulas de língua materna. O trabalho foi organizado em três partes: bases históricas do estudo do vocabulário/léxico; abordagem pedagógica do vocabulário/léxico e considerações teórico-metodológicas acerca do uso do dicionário. A partir do trabalho empreendido, ficou evidenciado que o estudo do vocabulário/léxico é notadamente voltado para o ensino de língua estrangeira, o que tornam escassos as pesquisas sobre o ensino do vocabulário/léxico nas aulas de língua materna. O trabalho com o léxico demanda critérios que extrapolam a dimensão linguística, uma vez que o uso das palavras/dos termos se constitui em uma atividade discursiva. Assim, o estudo do vocabulário/léxico contempla apenasitens lexicais como a palavra, grupo de palavras e expressões fixas. Além disso, ficou evidenciado que o uso do dicionário como recurso metodológico exige uma preparação por parte do professor para que a utilização desse material seja realizada de forma profícua.  Editora Universitaria da UFCG2023-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1858Revista Letras Raras; Vol. 2 No. 2 (2013): Revista Letras Raras; 19 - 33Revista Letras Raras; Vol. 2 Núm. 2 (2013): Revista Letras Raras; 19 - 33Revista Letras Raras; Vol. 2 No 2 (2013): Revista Letras Raras; 19 - 33Revista Letras Raras; v. 2 n. 2 (2013): Revista Letras Raras; 19 - 332317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1858/1776© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFERREIRA, Helena Maria VIEIRA, Mauricéia Silva de Paula 2024-01-04T23:48:12Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1858Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:48:12Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho com o léxico em sala de aula: desafios para o ensino de uma língua materna
title O trabalho com o léxico em sala de aula: desafios para o ensino de uma língua materna
spellingShingle O trabalho com o léxico em sala de aula: desafios para o ensino de uma língua materna
FERREIRA, Helena Maria
Vocabulário
Ensino de língua materna
Léxico
Dicionário
title_short O trabalho com o léxico em sala de aula: desafios para o ensino de uma língua materna
title_full O trabalho com o léxico em sala de aula: desafios para o ensino de uma língua materna
title_fullStr O trabalho com o léxico em sala de aula: desafios para o ensino de uma língua materna
title_full_unstemmed O trabalho com o léxico em sala de aula: desafios para o ensino de uma língua materna
title_sort O trabalho com o léxico em sala de aula: desafios para o ensino de uma língua materna
author FERREIRA, Helena Maria
author_facet FERREIRA, Helena Maria
VIEIRA, Mauricéia Silva de Paula
author_role author
author2 VIEIRA, Mauricéia Silva de Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Helena Maria
VIEIRA, Mauricéia Silva de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Vocabulário
Ensino de língua materna
Léxico
Dicionário
topic Vocabulário
Ensino de língua materna
Léxico
Dicionário
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i2.185 Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica acerca da importância do estudo do vocabulário/léxico nas aulas de língua materna. O trabalho foi organizado em três partes: bases históricas do estudo do vocabulário/léxico; abordagem pedagógica do vocabulário/léxico e considerações teórico-metodológicas acerca do uso do dicionário. A partir do trabalho empreendido, ficou evidenciado que o estudo do vocabulário/léxico é notadamente voltado para o ensino de língua estrangeira, o que tornam escassos as pesquisas sobre o ensino do vocabulário/léxico nas aulas de língua materna. O trabalho com o léxico demanda critérios que extrapolam a dimensão linguística, uma vez que o uso das palavras/dos termos se constitui em uma atividade discursiva. Assim, o estudo do vocabulário/léxico contempla apenasitens lexicais como a palavra, grupo de palavras e expressões fixas. Além disso, ficou evidenciado que o uso do dicionário como recurso metodológico exige uma preparação por parte do professor para que a utilização desse material seja realizada de forma profícua.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1858
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1858/1776
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 2 No. 2 (2013): Revista Letras Raras; 19 - 33
Revista Letras Raras; Vol. 2 Núm. 2 (2013): Revista Letras Raras; 19 - 33
Revista Letras Raras; Vol. 2 No 2 (2013): Revista Letras Raras; 19 - 33
Revista Letras Raras; v. 2 n. 2 (2013): Revista Letras Raras; 19 - 33
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319785295577088