PRODUTOS VERDES: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS POTENCIALMENTE INFLUENCIADORAS DOS CONSUMIDORES SUSTENTÁVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colares, Ana Carolina Vasconcelos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mattar, Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/339
Resumo: Como resultado da crescente preocupação com o ambiente, a sustentabilidade pressiona e desafia empresas a considerarem questões como o impacto ambiental dos materiais utilizados na produção, implicações sociais de seus produtos e operações e, em alguns casos, a real necessidade de seus produtos para a sociedade. Haja vista essas questões, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar o perfil do consumidor brasileiro em relação aos produtos sustentáveis, considerando suas características pessoais e sociais. Este estudo se caracteriza como descritivo, utilizando como procedimento de pesquisa a aplicação de questionário com escala Likert e, quanto à abordagem do problema a pesquisa é classificada como quantitativa. Utilizou-se ainda os testes T de Student e Mann-Whitney para analisar a significância das variáveis gênero, escolaridade e renda como fatores determinantes do nível de conscientização ambiental. Além disso, aplicou-se a análise de regressão linear para verificar as relações de influência entre o nível de conscientização ambiental, a intenção de compra e compra efetiva de cada respondente. Com base nas respostas de uma amostra de 242 pessoas residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os resultados da pesquisa permitiram concluir que quanto maior o nível de escolaridade e renda, maior o nível de conscientização ambiental. Por outro lado, não foi possível constatar significância estatística da variável gênero. Com base na aplicação da regressão linear, foi possível verificar que o nível de conscientização ambiental influencia diretamente na intenção de compra e compra efetiva de produtos verdes assim como a intenção de compra influencia na compra efetiva.
id UFCG-4_1bcbedc5912a07af176cc031d9fa72d5
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/339
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling PRODUTOS VERDES: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS POTENCIALMENTE INFLUENCIADORAS DOS CONSUMIDORES SUSTENTÁVEISProdutos verdes. Perfil de consumidor. Conscientização ambiental.Como resultado da crescente preocupação com o ambiente, a sustentabilidade pressiona e desafia empresas a considerarem questões como o impacto ambiental dos materiais utilizados na produção, implicações sociais de seus produtos e operações e, em alguns casos, a real necessidade de seus produtos para a sociedade. Haja vista essas questões, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar o perfil do consumidor brasileiro em relação aos produtos sustentáveis, considerando suas características pessoais e sociais. Este estudo se caracteriza como descritivo, utilizando como procedimento de pesquisa a aplicação de questionário com escala Likert e, quanto à abordagem do problema a pesquisa é classificada como quantitativa. Utilizou-se ainda os testes T de Student e Mann-Whitney para analisar a significância das variáveis gênero, escolaridade e renda como fatores determinantes do nível de conscientização ambiental. Além disso, aplicou-se a análise de regressão linear para verificar as relações de influência entre o nível de conscientização ambiental, a intenção de compra e compra efetiva de cada respondente. Com base nas respostas de uma amostra de 242 pessoas residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os resultados da pesquisa permitiram concluir que quanto maior o nível de escolaridade e renda, maior o nível de conscientização ambiental. Por outro lado, não foi possível constatar significância estatística da variável gênero. Com base na aplicação da regressão linear, foi possível verificar que o nível de conscientização ambiental influencia diretamente na intenção de compra e compra efetiva de produtos verdes assim como a intenção de compra influencia na compra efetiva.Universidade Federal de Campina Grande2016-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/33910.18696/reunir.v6i1.339REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 6 n. 1 (2016): REUNIR; 56-732237-366710.18696/reunir.v6i1reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/339/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/339/44810.18696/reunir.v6i1.339.s49Copyright (c) 2017 Ana Carolina Vasconcelos Colares, Patrícia Mattarinfo:eu-repo/semantics/openAccessColares, Ana Carolina VasconcelosMattar, Patrícia2017-07-01T18:54:51Zoai:ojs.150.165.111.246:article/339Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2017-07-01T18:54:51REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv PRODUTOS VERDES: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS POTENCIALMENTE INFLUENCIADORAS DOS CONSUMIDORES SUSTENTÁVEIS
title PRODUTOS VERDES: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS POTENCIALMENTE INFLUENCIADORAS DOS CONSUMIDORES SUSTENTÁVEIS
spellingShingle PRODUTOS VERDES: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS POTENCIALMENTE INFLUENCIADORAS DOS CONSUMIDORES SUSTENTÁVEIS
Colares, Ana Carolina Vasconcelos
Produtos verdes. Perfil de consumidor. Conscientização ambiental.
title_short PRODUTOS VERDES: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS POTENCIALMENTE INFLUENCIADORAS DOS CONSUMIDORES SUSTENTÁVEIS
title_full PRODUTOS VERDES: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS POTENCIALMENTE INFLUENCIADORAS DOS CONSUMIDORES SUSTENTÁVEIS
title_fullStr PRODUTOS VERDES: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS POTENCIALMENTE INFLUENCIADORAS DOS CONSUMIDORES SUSTENTÁVEIS
title_full_unstemmed PRODUTOS VERDES: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS POTENCIALMENTE INFLUENCIADORAS DOS CONSUMIDORES SUSTENTÁVEIS
title_sort PRODUTOS VERDES: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS POTENCIALMENTE INFLUENCIADORAS DOS CONSUMIDORES SUSTENTÁVEIS
author Colares, Ana Carolina Vasconcelos
author_facet Colares, Ana Carolina Vasconcelos
Mattar, Patrícia
author_role author
author2 Mattar, Patrícia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colares, Ana Carolina Vasconcelos
Mattar, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Produtos verdes. Perfil de consumidor. Conscientização ambiental.
topic Produtos verdes. Perfil de consumidor. Conscientização ambiental.
description Como resultado da crescente preocupação com o ambiente, a sustentabilidade pressiona e desafia empresas a considerarem questões como o impacto ambiental dos materiais utilizados na produção, implicações sociais de seus produtos e operações e, em alguns casos, a real necessidade de seus produtos para a sociedade. Haja vista essas questões, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar o perfil do consumidor brasileiro em relação aos produtos sustentáveis, considerando suas características pessoais e sociais. Este estudo se caracteriza como descritivo, utilizando como procedimento de pesquisa a aplicação de questionário com escala Likert e, quanto à abordagem do problema a pesquisa é classificada como quantitativa. Utilizou-se ainda os testes T de Student e Mann-Whitney para analisar a significância das variáveis gênero, escolaridade e renda como fatores determinantes do nível de conscientização ambiental. Além disso, aplicou-se a análise de regressão linear para verificar as relações de influência entre o nível de conscientização ambiental, a intenção de compra e compra efetiva de cada respondente. Com base nas respostas de uma amostra de 242 pessoas residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os resultados da pesquisa permitiram concluir que quanto maior o nível de escolaridade e renda, maior o nível de conscientização ambiental. Por outro lado, não foi possível constatar significância estatística da variável gênero. Com base na aplicação da regressão linear, foi possível verificar que o nível de conscientização ambiental influencia diretamente na intenção de compra e compra efetiva de produtos verdes assim como a intenção de compra influencia na compra efetiva.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/339
10.18696/reunir.v6i1.339
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/339
identifier_str_mv 10.18696/reunir.v6i1.339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/339/pdf
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/339/448
10.18696/reunir.v6i1.339.s49
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ana Carolina Vasconcelos Colares, Patrícia Mattar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ana Carolina Vasconcelos Colares, Patrícia Mattar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 6 n. 1 (2016): REUNIR; 56-73
2237-3667
10.18696/reunir.v6i1
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1799319823516172288