PRODUTOS VERDES: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS POTENCIALMENTE INFLUENCIADORAS DOS CONSUMIDORES SUSTENTÁVEIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
Texto Completo: | https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/339 |
Resumo: | Como resultado da crescente preocupação com o ambiente, a sustentabilidade pressiona e desafia empresas a considerarem questões como o impacto ambiental dos materiais utilizados na produção, implicações sociais de seus produtos e operações e, em alguns casos, a real necessidade de seus produtos para a sociedade. Haja vista essas questões, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar o perfil do consumidor brasileiro em relação aos produtos sustentáveis, considerando suas características pessoais e sociais. Este estudo se caracteriza como descritivo, utilizando como procedimento de pesquisa a aplicação de questionário com escala Likert e, quanto à abordagem do problema a pesquisa é classificada como quantitativa. Utilizou-se ainda os testes T de Student e Mann-Whitney para analisar a significância das variáveis gênero, escolaridade e renda como fatores determinantes do nível de conscientização ambiental. Além disso, aplicou-se a análise de regressão linear para verificar as relações de influência entre o nível de conscientização ambiental, a intenção de compra e compra efetiva de cada respondente. Com base nas respostas de uma amostra de 242 pessoas residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os resultados da pesquisa permitiram concluir que quanto maior o nível de escolaridade e renda, maior o nível de conscientização ambiental. Por outro lado, não foi possível constatar significância estatística da variável gênero. Com base na aplicação da regressão linear, foi possível verificar que o nível de conscientização ambiental influencia diretamente na intenção de compra e compra efetiva de produtos verdes assim como a intenção de compra influencia na compra efetiva. |
id |
UFCG-4_1bcbedc5912a07af176cc031d9fa72d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.150.165.111.246:article/339 |
network_acronym_str |
UFCG-4 |
network_name_str |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
repository_id_str |
|
spelling |
PRODUTOS VERDES: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS POTENCIALMENTE INFLUENCIADORAS DOS CONSUMIDORES SUSTENTÁVEISProdutos verdes. Perfil de consumidor. Conscientização ambiental.Como resultado da crescente preocupação com o ambiente, a sustentabilidade pressiona e desafia empresas a considerarem questões como o impacto ambiental dos materiais utilizados na produção, implicações sociais de seus produtos e operações e, em alguns casos, a real necessidade de seus produtos para a sociedade. Haja vista essas questões, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar o perfil do consumidor brasileiro em relação aos produtos sustentáveis, considerando suas características pessoais e sociais. Este estudo se caracteriza como descritivo, utilizando como procedimento de pesquisa a aplicação de questionário com escala Likert e, quanto à abordagem do problema a pesquisa é classificada como quantitativa. Utilizou-se ainda os testes T de Student e Mann-Whitney para analisar a significância das variáveis gênero, escolaridade e renda como fatores determinantes do nível de conscientização ambiental. Além disso, aplicou-se a análise de regressão linear para verificar as relações de influência entre o nível de conscientização ambiental, a intenção de compra e compra efetiva de cada respondente. Com base nas respostas de uma amostra de 242 pessoas residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os resultados da pesquisa permitiram concluir que quanto maior o nível de escolaridade e renda, maior o nível de conscientização ambiental. Por outro lado, não foi possível constatar significância estatística da variável gênero. Com base na aplicação da regressão linear, foi possível verificar que o nível de conscientização ambiental influencia diretamente na intenção de compra e compra efetiva de produtos verdes assim como a intenção de compra influencia na compra efetiva.Universidade Federal de Campina Grande2016-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/33910.18696/reunir.v6i1.339REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 6 n. 1 (2016): REUNIR; 56-732237-366710.18696/reunir.v6i1reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/339/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/339/44810.18696/reunir.v6i1.339.s49Copyright (c) 2017 Ana Carolina Vasconcelos Colares, Patrícia Mattarinfo:eu-repo/semantics/openAccessColares, Ana Carolina VasconcelosMattar, Patrícia2017-07-01T18:54:51Zoai:ojs.150.165.111.246:article/339Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2017-07-01T18:54:51REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRODUTOS VERDES: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS POTENCIALMENTE INFLUENCIADORAS DOS CONSUMIDORES SUSTENTÁVEIS |
title |
PRODUTOS VERDES: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS POTENCIALMENTE INFLUENCIADORAS DOS CONSUMIDORES SUSTENTÁVEIS |
spellingShingle |
PRODUTOS VERDES: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS POTENCIALMENTE INFLUENCIADORAS DOS CONSUMIDORES SUSTENTÁVEIS Colares, Ana Carolina Vasconcelos Produtos verdes. Perfil de consumidor. Conscientização ambiental. |
title_short |
PRODUTOS VERDES: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS POTENCIALMENTE INFLUENCIADORAS DOS CONSUMIDORES SUSTENTÁVEIS |
title_full |
PRODUTOS VERDES: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS POTENCIALMENTE INFLUENCIADORAS DOS CONSUMIDORES SUSTENTÁVEIS |
title_fullStr |
PRODUTOS VERDES: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS POTENCIALMENTE INFLUENCIADORAS DOS CONSUMIDORES SUSTENTÁVEIS |
title_full_unstemmed |
PRODUTOS VERDES: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS POTENCIALMENTE INFLUENCIADORAS DOS CONSUMIDORES SUSTENTÁVEIS |
title_sort |
PRODUTOS VERDES: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS POTENCIALMENTE INFLUENCIADORAS DOS CONSUMIDORES SUSTENTÁVEIS |
author |
Colares, Ana Carolina Vasconcelos |
author_facet |
Colares, Ana Carolina Vasconcelos Mattar, Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
Mattar, Patrícia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colares, Ana Carolina Vasconcelos Mattar, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produtos verdes. Perfil de consumidor. Conscientização ambiental. |
topic |
Produtos verdes. Perfil de consumidor. Conscientização ambiental. |
description |
Como resultado da crescente preocupação com o ambiente, a sustentabilidade pressiona e desafia empresas a considerarem questões como o impacto ambiental dos materiais utilizados na produção, implicações sociais de seus produtos e operações e, em alguns casos, a real necessidade de seus produtos para a sociedade. Haja vista essas questões, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar o perfil do consumidor brasileiro em relação aos produtos sustentáveis, considerando suas características pessoais e sociais. Este estudo se caracteriza como descritivo, utilizando como procedimento de pesquisa a aplicação de questionário com escala Likert e, quanto à abordagem do problema a pesquisa é classificada como quantitativa. Utilizou-se ainda os testes T de Student e Mann-Whitney para analisar a significância das variáveis gênero, escolaridade e renda como fatores determinantes do nível de conscientização ambiental. Além disso, aplicou-se a análise de regressão linear para verificar as relações de influência entre o nível de conscientização ambiental, a intenção de compra e compra efetiva de cada respondente. Com base nas respostas de uma amostra de 242 pessoas residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os resultados da pesquisa permitiram concluir que quanto maior o nível de escolaridade e renda, maior o nível de conscientização ambiental. Por outro lado, não foi possível constatar significância estatística da variável gênero. Com base na aplicação da regressão linear, foi possível verificar que o nível de conscientização ambiental influencia diretamente na intenção de compra e compra efetiva de produtos verdes assim como a intenção de compra influencia na compra efetiva. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/339 10.18696/reunir.v6i1.339 |
url |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/339 |
identifier_str_mv |
10.18696/reunir.v6i1.339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/339/pdf https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/339/448 10.18696/reunir.v6i1.339.s49 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ana Carolina Vasconcelos Colares, Patrícia Mattar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ana Carolina Vasconcelos Colares, Patrícia Mattar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 6 n. 1 (2016): REUNIR; 56-73 2237-3667 10.18696/reunir.v6i1 reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
collection |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
repository.name.fl_str_mv |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistareunir2021@gmail.com | |
_version_ |
1799319823516172288 |