COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFESSOR GESTOR: atribuições no modelo multicampi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aras, Lina Maria Brandão de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Andrade, Ana Claudia Pacheco de, Oliveira, Luzinete Gama de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8882
Resumo: O artigo ocupa-se de evidenciar as habilidades pertinentes ao professor universitário que, ao longo da sua carreira, ocupa posições administrativas na Instituição de Educação Superior (IES). O interesse pelo tema está no fato de as autoras possuírem atuação na graduação, pós-graduação e extensão, e experiência em gestão universitária. O tema tem sido bem aceito nas discussões referentes à gestão, considerando que há uma disponibilidade maior de produções que versam sobre gestão escolar, o que evidencia a necessidade de se tratar o tema no universo da educação superior e que permite problematizar: faz-se necessário um perfil específico de professor gestor para atender ao modelo multicampia? A pesquisa delimita o professor gestor, em especial, o diretor de departamento e toma como campo de estudo a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), fazendo, quando necessário, um diálogo com outras IES baianas: Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A opção por esta instituição deve-se ao fato de, no conjunto, possuir natureza multicampi, em um total de vinte e quatro, enquanto a UESB possui dois campis. O objetivo do artigo consiste em evidenciar que, mesmo com experiência no ensino, na pesquisa e na extensão, é também exigido dos docentes o conhecimento da área administrativa que os habilite para o exercício da gestão. A metodologia adotada é pesquisa de natureza descritiva e abordagem qualitativa baseada em bibliografia, legislação e documentação pertinente ao funcionamento da IES. A pesquisa conclui demostrando que, o fato de a UNEB ser de natureza multicampi, possui um modelo de gestão próprio, de forma a atender a esta sua característica, o que implica no desenvolvimento de habilidades específicas para o professor gestor com o propósito de promover o desenvolvimento das funções da universidade de forma eficaz e eficiente.
id UNEB-5_5bd6b6cb4e962172a8a8cc281f46961f
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/8882
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFESSOR GESTOR: atribuições no modelo multicampiGestão UniversitáriaProfessor GestorHabilidades e CompetênciasO artigo ocupa-se de evidenciar as habilidades pertinentes ao professor universitário que, ao longo da sua carreira, ocupa posições administrativas na Instituição de Educação Superior (IES). O interesse pelo tema está no fato de as autoras possuírem atuação na graduação, pós-graduação e extensão, e experiência em gestão universitária. O tema tem sido bem aceito nas discussões referentes à gestão, considerando que há uma disponibilidade maior de produções que versam sobre gestão escolar, o que evidencia a necessidade de se tratar o tema no universo da educação superior e que permite problematizar: faz-se necessário um perfil específico de professor gestor para atender ao modelo multicampia? A pesquisa delimita o professor gestor, em especial, o diretor de departamento e toma como campo de estudo a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), fazendo, quando necessário, um diálogo com outras IES baianas: Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A opção por esta instituição deve-se ao fato de, no conjunto, possuir natureza multicampi, em um total de vinte e quatro, enquanto a UESB possui dois campis. O objetivo do artigo consiste em evidenciar que, mesmo com experiência no ensino, na pesquisa e na extensão, é também exigido dos docentes o conhecimento da área administrativa que os habilite para o exercício da gestão. A metodologia adotada é pesquisa de natureza descritiva e abordagem qualitativa baseada em bibliografia, legislação e documentação pertinente ao funcionamento da IES. A pesquisa conclui demostrando que, o fato de a UNEB ser de natureza multicampi, possui um modelo de gestão próprio, de forma a atender a esta sua característica, o que implica no desenvolvimento de habilidades específicas para o professor gestor com o propósito de promover o desenvolvimento das funções da universidade de forma eficaz e eficiente.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/888210.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.123-144Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 5 n. 1 (2020): Gestão no Ambiente Educacional; 123-1442177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v5.n1reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8882/6015https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8882/6029Copyright (c) 2020 Lina Maria Brandão de Aras, Ana Claudia Pacheco de Andrade, Luzinete Gama de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAras, Lina Maria Brandão deAndrade, Ana Claudia Pacheco deOliveira, Luzinete Gama de2021-12-14T14:48:51Zoai:ojs.192.168.5.50:article/8882Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2021-12-14T14:48:51Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFESSOR GESTOR: atribuições no modelo multicampi
title COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFESSOR GESTOR: atribuições no modelo multicampi
spellingShingle COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFESSOR GESTOR: atribuições no modelo multicampi
Aras, Lina Maria Brandão de
Gestão Universitária
Professor Gestor
Habilidades e Competências
title_short COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFESSOR GESTOR: atribuições no modelo multicampi
title_full COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFESSOR GESTOR: atribuições no modelo multicampi
title_fullStr COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFESSOR GESTOR: atribuições no modelo multicampi
title_full_unstemmed COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFESSOR GESTOR: atribuições no modelo multicampi
title_sort COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFESSOR GESTOR: atribuições no modelo multicampi
author Aras, Lina Maria Brandão de
author_facet Aras, Lina Maria Brandão de
Andrade, Ana Claudia Pacheco de
Oliveira, Luzinete Gama de
author_role author
author2 Andrade, Ana Claudia Pacheco de
Oliveira, Luzinete Gama de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aras, Lina Maria Brandão de
Andrade, Ana Claudia Pacheco de
Oliveira, Luzinete Gama de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Universitária
Professor Gestor
Habilidades e Competências
topic Gestão Universitária
Professor Gestor
Habilidades e Competências
description O artigo ocupa-se de evidenciar as habilidades pertinentes ao professor universitário que, ao longo da sua carreira, ocupa posições administrativas na Instituição de Educação Superior (IES). O interesse pelo tema está no fato de as autoras possuírem atuação na graduação, pós-graduação e extensão, e experiência em gestão universitária. O tema tem sido bem aceito nas discussões referentes à gestão, considerando que há uma disponibilidade maior de produções que versam sobre gestão escolar, o que evidencia a necessidade de se tratar o tema no universo da educação superior e que permite problematizar: faz-se necessário um perfil específico de professor gestor para atender ao modelo multicampia? A pesquisa delimita o professor gestor, em especial, o diretor de departamento e toma como campo de estudo a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), fazendo, quando necessário, um diálogo com outras IES baianas: Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A opção por esta instituição deve-se ao fato de, no conjunto, possuir natureza multicampi, em um total de vinte e quatro, enquanto a UESB possui dois campis. O objetivo do artigo consiste em evidenciar que, mesmo com experiência no ensino, na pesquisa e na extensão, é também exigido dos docentes o conhecimento da área administrativa que os habilite para o exercício da gestão. A metodologia adotada é pesquisa de natureza descritiva e abordagem qualitativa baseada em bibliografia, legislação e documentação pertinente ao funcionamento da IES. A pesquisa conclui demostrando que, o fato de a UNEB ser de natureza multicampi, possui um modelo de gestão próprio, de forma a atender a esta sua característica, o que implica no desenvolvimento de habilidades específicas para o professor gestor com o propósito de promover o desenvolvimento das funções da universidade de forma eficaz e eficiente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8882
10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.123-144
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8882
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.123-144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8882/6015
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8882/6029
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 5 n. 1 (2020): Gestão no Ambiente Educacional; 123-144
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v5.n1
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117912367104