INOVAÇÃO SOCIAL E SOCIEDADE CIVIL: CONTEÚDO, PROCESSOS E EMPODERAMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Suzanne Érica Nóbrega
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Melo, Lucia Silva Albuquerque de, Oliveira, Verônica Macário de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/891
Resumo: Este ensaio teórico tem como objetivo analisar os papéis estratégicos da sociedade civil nas três dimensões fundamentais da inovação social identificadas por Moulaert et al. (2005): conteúdo, processo e, empoderamento. Aponta-se, assim, a relevância estratégica da atuação da sociedade civil no processo de desenvolvimento, implementação e difusão de inovações sociais. As discussões indicam que na dimensão conteúdo, o diagnóstico e idealização das soluções de suas próprias necessidades sociais é uma ação estratégica fundamental da sociedade civil. Desta forma, pode-se agir coletivamente e criar uma sinergia, bem como aumentar a capacidade cívica na medida em que age em conjunto em torno dos problemas das comunidades legitimando suas decisões a aumentando a capacidade produtiva por meio da aprendizagem, adaptação e geração de resultados visíveis. Na dimensão processo, há a necessidade de coordenar as diferentes partes que atuam no sistema com o propósito de construir e manter redes de relacionamentos e cooperação para seu funcionamento. A dimensão empoderamento ressalta o processo de formação e consolidação das identidades regionais, no qual a sociedade civil constata seu poder de cooperação, tornando-se um agente ativo na busca de soluções para as necessidades sociais locais, atuando de forma criativa sem esperar por uma mudança top-down e geral na política, na economia, ou nos ativos institucionais e de infra-estrutura do sistema. Conclui-se que, os fatores de sucesso na implementação de uma inovação social estão na cooperação entre atores e sua articulação para inovar; bem como na força para lidar com os obstáculos.
id UFCG-4_686e8e0aab6a00a4296db866c27668d2
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/891
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling INOVAÇÃO SOCIAL E SOCIEDADE CIVIL: CONTEÚDO, PROCESSOS E EMPODERAMENTOinovação socialsociedade civilmudança socialEste ensaio teórico tem como objetivo analisar os papéis estratégicos da sociedade civil nas três dimensões fundamentais da inovação social identificadas por Moulaert et al. (2005): conteúdo, processo e, empoderamento. Aponta-se, assim, a relevância estratégica da atuação da sociedade civil no processo de desenvolvimento, implementação e difusão de inovações sociais. As discussões indicam que na dimensão conteúdo, o diagnóstico e idealização das soluções de suas próprias necessidades sociais é uma ação estratégica fundamental da sociedade civil. Desta forma, pode-se agir coletivamente e criar uma sinergia, bem como aumentar a capacidade cívica na medida em que age em conjunto em torno dos problemas das comunidades legitimando suas decisões a aumentando a capacidade produtiva por meio da aprendizagem, adaptação e geração de resultados visíveis. Na dimensão processo, há a necessidade de coordenar as diferentes partes que atuam no sistema com o propósito de construir e manter redes de relacionamentos e cooperação para seu funcionamento. A dimensão empoderamento ressalta o processo de formação e consolidação das identidades regionais, no qual a sociedade civil constata seu poder de cooperação, tornando-se um agente ativo na busca de soluções para as necessidades sociais locais, atuando de forma criativa sem esperar por uma mudança top-down e geral na política, na economia, ou nos ativos institucionais e de infra-estrutura do sistema. Conclui-se que, os fatores de sucesso na implementação de uma inovação social estão na cooperação entre atores e sua articulação para inovar; bem como na força para lidar com os obstáculos.Universidade Federal de Campina Grande2019-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/89110.18696/reunir.v9i1.891REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 9 n. 1 (2019): REUNIR; 50-622237-366710.18696/reunir.v9i1reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/891/517Copyright (c) 2019 REVISTA REUNIRinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Suzanne Érica NóbregaMelo, Lucia Silva Albuquerque deOliveira, Verônica Macário de2020-09-03T18:24:03Zoai:ojs.150.165.111.246:article/891Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2020-09-03T18:24:03REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv INOVAÇÃO SOCIAL E SOCIEDADE CIVIL: CONTEÚDO, PROCESSOS E EMPODERAMENTO
title INOVAÇÃO SOCIAL E SOCIEDADE CIVIL: CONTEÚDO, PROCESSOS E EMPODERAMENTO
spellingShingle INOVAÇÃO SOCIAL E SOCIEDADE CIVIL: CONTEÚDO, PROCESSOS E EMPODERAMENTO
Correia, Suzanne Érica Nóbrega
inovação social
sociedade civil
mudança social
title_short INOVAÇÃO SOCIAL E SOCIEDADE CIVIL: CONTEÚDO, PROCESSOS E EMPODERAMENTO
title_full INOVAÇÃO SOCIAL E SOCIEDADE CIVIL: CONTEÚDO, PROCESSOS E EMPODERAMENTO
title_fullStr INOVAÇÃO SOCIAL E SOCIEDADE CIVIL: CONTEÚDO, PROCESSOS E EMPODERAMENTO
title_full_unstemmed INOVAÇÃO SOCIAL E SOCIEDADE CIVIL: CONTEÚDO, PROCESSOS E EMPODERAMENTO
title_sort INOVAÇÃO SOCIAL E SOCIEDADE CIVIL: CONTEÚDO, PROCESSOS E EMPODERAMENTO
author Correia, Suzanne Érica Nóbrega
author_facet Correia, Suzanne Érica Nóbrega
Melo, Lucia Silva Albuquerque de
Oliveira, Verônica Macário de
author_role author
author2 Melo, Lucia Silva Albuquerque de
Oliveira, Verônica Macário de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Suzanne Érica Nóbrega
Melo, Lucia Silva Albuquerque de
Oliveira, Verônica Macário de
dc.subject.por.fl_str_mv inovação social
sociedade civil
mudança social
topic inovação social
sociedade civil
mudança social
description Este ensaio teórico tem como objetivo analisar os papéis estratégicos da sociedade civil nas três dimensões fundamentais da inovação social identificadas por Moulaert et al. (2005): conteúdo, processo e, empoderamento. Aponta-se, assim, a relevância estratégica da atuação da sociedade civil no processo de desenvolvimento, implementação e difusão de inovações sociais. As discussões indicam que na dimensão conteúdo, o diagnóstico e idealização das soluções de suas próprias necessidades sociais é uma ação estratégica fundamental da sociedade civil. Desta forma, pode-se agir coletivamente e criar uma sinergia, bem como aumentar a capacidade cívica na medida em que age em conjunto em torno dos problemas das comunidades legitimando suas decisões a aumentando a capacidade produtiva por meio da aprendizagem, adaptação e geração de resultados visíveis. Na dimensão processo, há a necessidade de coordenar as diferentes partes que atuam no sistema com o propósito de construir e manter redes de relacionamentos e cooperação para seu funcionamento. A dimensão empoderamento ressalta o processo de formação e consolidação das identidades regionais, no qual a sociedade civil constata seu poder de cooperação, tornando-se um agente ativo na busca de soluções para as necessidades sociais locais, atuando de forma criativa sem esperar por uma mudança top-down e geral na política, na economia, ou nos ativos institucionais e de infra-estrutura do sistema. Conclui-se que, os fatores de sucesso na implementação de uma inovação social estão na cooperação entre atores e sua articulação para inovar; bem como na força para lidar com os obstáculos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/891
10.18696/reunir.v9i1.891
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/891
identifier_str_mv 10.18696/reunir.v9i1.891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/891/517
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA REUNIR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA REUNIR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 9 n. 1 (2019): REUNIR; 50-62
2237-3667
10.18696/reunir.v9i1
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1799319824028925952