BRAND FLINGS: EMOÇÕES PASSAGEIRAS COM AS MARCAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Adriana Martins de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Correia, Ana Maria Magalhães, Rêgo, Thaiseany de Freitas, Baptista, Paulo de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/291
Resumo: O objetivo do presente trabalho consiste em estudar o fenômeno brand flings como um tipo de relacionamento com as marcas. Para tanto, se utiliza de entrevistas semiestruturadas em profundidade, com oito potenciais usuários de marcas de itens do vestuário, perfumes e eletroeletrônicos. A seleção da amostra considerou indivíduos com formação acadêmica completa e estabilidade profissional. As entrevistas foram todas gravadas, com tempo médio de duração de 28 minutos, cujo processo de análise de conteúdo por meio do software Atlas.ti 5.0 se valeu da narrativa das experiências vivenciadas por cada um dos indivíduos com as marcas consumidas. O estudo aponta o brand flings como um tipo de relacionamento dos consumidores com as marcas, como tratado na teoria. Dentre os atributos encontrados para esse tipo de relacionamento, destaca-se o aspecto emocional do indivíduo, que se modifica de acordo com as fases específicas da vida. Observa-se ainda, tendências determinadas pela sociedade (moda) e o estabelecimento de ciclos de excitação (positivo) e tédio (negativo) com relação à marca. O brand flings também se volta a problemas gerados em razão de experiências ruins com as marcas, ocorridas em razão da qualidade, durabilidade, tamanho, aceitação de mercado (revenda) e prestação de serviços correlatos.
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