Contabilidade Dialógica e Relatórios de Sustentabilidade: o caso do Grupo Empresarial Monsanto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Miguel Augusto Silveira de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Freire, Fátima de Souza, Silva, Nilton Oliveira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1172
Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar os relatórios de sustentabilidade da empresa Monsanto, observando aspectos e características dos princípios da contabilidade dialógica na divulgação de informação socioambiental. Os dados foram extraídos dos Relatórios Anuais, Relatórios de Sustentabilidade e website da entidade, período de 2009 a 2017. A técnica utilizada foi análise de conteúdo interpretativa, estruturada em três grupos: relatórios anuais, relatórios de sustentabilidade e outras informações. Constata-se que os disclosures apresentam maior volume de informações voltadas para assuntos que se mostraram em alta na mídia e na sociedade, tais como, efeitos dos alimentos geneticamente modificados e glifosato, no intuito de legitimar as atividades da entidade. Os relatórios deixaram de ter uma característica puramente monetária para uma abordagem mais dialógica. Embora tenha ampliando o canal de comunicação com seus principais stakeholders, há ainda necessidade de melhorias e esclarecimentos nos itens relacionados aos efeitos negativos de seus produtos à saúde da população e animais, apresentados principalmente pela International Agency for Recherche on Cancer. A Monsanto resiste em aceitar as ações jurídicas perdidas nas cortes americanas, assim como, os estudos científicos contrários aos possíveis benefícios de seus produtos. Com isso, dá destaque ao aumento da produtividade de grãos modificados geneticamente que demandam um menor consumo de água.
id UFCG-4_a297fead232925e290a0739fcef3bc21
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/1172
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling Contabilidade Dialógica e Relatórios de Sustentabilidade: o caso do Grupo Empresarial MonsantoContabilidade DialógicaRelatórios de SustentabilidadeGlifosatoMonsantoO objetivo da pesquisa foi analisar os relatórios de sustentabilidade da empresa Monsanto, observando aspectos e características dos princípios da contabilidade dialógica na divulgação de informação socioambiental. Os dados foram extraídos dos Relatórios Anuais, Relatórios de Sustentabilidade e website da entidade, período de 2009 a 2017. A técnica utilizada foi análise de conteúdo interpretativa, estruturada em três grupos: relatórios anuais, relatórios de sustentabilidade e outras informações. Constata-se que os disclosures apresentam maior volume de informações voltadas para assuntos que se mostraram em alta na mídia e na sociedade, tais como, efeitos dos alimentos geneticamente modificados e glifosato, no intuito de legitimar as atividades da entidade. Os relatórios deixaram de ter uma característica puramente monetária para uma abordagem mais dialógica. Embora tenha ampliando o canal de comunicação com seus principais stakeholders, há ainda necessidade de melhorias e esclarecimentos nos itens relacionados aos efeitos negativos de seus produtos à saúde da população e animais, apresentados principalmente pela International Agency for Recherche on Cancer. A Monsanto resiste em aceitar as ações jurídicas perdidas nas cortes americanas, assim como, os estudos científicos contrários aos possíveis benefícios de seus produtos. Com isso, dá destaque ao aumento da produtividade de grãos modificados geneticamente que demandam um menor consumo de água.Universidade Federal de Campina Grande2022-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/117210.18696/reunir.v12i2.1172REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 12 n. 2 (2022): REUNIR: ; 78-922237-366710.18696/reunir.v12i2reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1172/625Brito, Miguel Augusto Silveira de Freire, Fátima de SouzaSilva, Nilton Oliveira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-10T17:00:57Zoai:ojs.150.165.111.246:article/1172Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2022-08-10T17:00:57REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contabilidade Dialógica e Relatórios de Sustentabilidade: o caso do Grupo Empresarial Monsanto
title Contabilidade Dialógica e Relatórios de Sustentabilidade: o caso do Grupo Empresarial Monsanto
spellingShingle Contabilidade Dialógica e Relatórios de Sustentabilidade: o caso do Grupo Empresarial Monsanto
Brito, Miguel Augusto Silveira de
Contabilidade Dialógica
Relatórios de Sustentabilidade
Glifosato
Monsanto
title_short Contabilidade Dialógica e Relatórios de Sustentabilidade: o caso do Grupo Empresarial Monsanto
title_full Contabilidade Dialógica e Relatórios de Sustentabilidade: o caso do Grupo Empresarial Monsanto
title_fullStr Contabilidade Dialógica e Relatórios de Sustentabilidade: o caso do Grupo Empresarial Monsanto
title_full_unstemmed Contabilidade Dialógica e Relatórios de Sustentabilidade: o caso do Grupo Empresarial Monsanto
title_sort Contabilidade Dialógica e Relatórios de Sustentabilidade: o caso do Grupo Empresarial Monsanto
author Brito, Miguel Augusto Silveira de
author_facet Brito, Miguel Augusto Silveira de
Freire, Fátima de Souza
Silva, Nilton Oliveira da
author_role author
author2 Freire, Fátima de Souza
Silva, Nilton Oliveira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Miguel Augusto Silveira de
Freire, Fátima de Souza
Silva, Nilton Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade Dialógica
Relatórios de Sustentabilidade
Glifosato
Monsanto
topic Contabilidade Dialógica
Relatórios de Sustentabilidade
Glifosato
Monsanto
description O objetivo da pesquisa foi analisar os relatórios de sustentabilidade da empresa Monsanto, observando aspectos e características dos princípios da contabilidade dialógica na divulgação de informação socioambiental. Os dados foram extraídos dos Relatórios Anuais, Relatórios de Sustentabilidade e website da entidade, período de 2009 a 2017. A técnica utilizada foi análise de conteúdo interpretativa, estruturada em três grupos: relatórios anuais, relatórios de sustentabilidade e outras informações. Constata-se que os disclosures apresentam maior volume de informações voltadas para assuntos que se mostraram em alta na mídia e na sociedade, tais como, efeitos dos alimentos geneticamente modificados e glifosato, no intuito de legitimar as atividades da entidade. Os relatórios deixaram de ter uma característica puramente monetária para uma abordagem mais dialógica. Embora tenha ampliando o canal de comunicação com seus principais stakeholders, há ainda necessidade de melhorias e esclarecimentos nos itens relacionados aos efeitos negativos de seus produtos à saúde da população e animais, apresentados principalmente pela International Agency for Recherche on Cancer. A Monsanto resiste em aceitar as ações jurídicas perdidas nas cortes americanas, assim como, os estudos científicos contrários aos possíveis benefícios de seus produtos. Com isso, dá destaque ao aumento da produtividade de grãos modificados geneticamente que demandam um menor consumo de água.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1172
10.18696/reunir.v12i2.1172
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1172
identifier_str_mv 10.18696/reunir.v12i2.1172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1172/625
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 12 n. 2 (2022): REUNIR: ; 78-92
2237-3667
10.18696/reunir.v12i2
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1799319824472473600