ANÁLISE SOBRE O ENSINO DAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Fabiano Ferreira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: de Almeida, Karla Katiuscia Nóbrega, Albuquerque, Lúcia Silva, de Lima, Diogo Henrique Silva De Lima Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/60
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar se as disciplinas da área de métodos quantitativos oferecidas nos cursos de Ciências Contábeis fornecem conhecimentos básicos na área aos discentes. Diante das limitações temporais e da quantidade de análises necessárias, optou-se pelo estudo de três instituições do estado da Paraíba (UFCG, UEPB e UNESC) selecionadas pelo critério de acessibilidade. Identificou-se, nos Projetos Pedagógico dos cursos, as disciplinas da área de métodos quantitativos e posteriormente verificou-se a aderência dos conteúdos abordados nas ementas das disciplinas às Diretrizes Curriculares para o curso de Ciências Contábeis e ao currículo do contador global – TD 21 (ISAR). Por fim se buscou mensurar, através da aplicação de questionário, o grau de absorção do conhecimento dos discentes concludentes acerca dos conteúdos abordados nestas disciplinas. A IES federal apresentou maior nível de aderência aos conteúdos mínimos sugeridos (69,57%), ficando as outras instituições pesquisadas em patamar inferior a 57%. A aferição do conhecimento dos discentes sobre métodos quantitativos evidenciou outro dado preocupante, com exceção de algumas questões teóricas primárias onde os índices de acertos superaram os 70%, a grande maioria dos discentes investigados desconhece aplicações de medidas de tendência central e dispersão, equivalência de capitais e análise de regressão, por exemplo. Conclui-se que as disciplinas da área de métodos quantitativos nos cursos de Ciências Contábeis das IES pesquisadas não atingem seu objetivo de proporcionar subsídios essenciais na área para os discentes.
id UFCG-4_abf0c430088ea2efb103f4467ad61b58
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/60
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling ANÁLISE SOBRE O ENSINO DAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEISEnsino em ContabilidadeMétodos QuantitativosAvaliaçãoO objetivo deste estudo é analisar se as disciplinas da área de métodos quantitativos oferecidas nos cursos de Ciências Contábeis fornecem conhecimentos básicos na área aos discentes. Diante das limitações temporais e da quantidade de análises necessárias, optou-se pelo estudo de três instituições do estado da Paraíba (UFCG, UEPB e UNESC) selecionadas pelo critério de acessibilidade. Identificou-se, nos Projetos Pedagógico dos cursos, as disciplinas da área de métodos quantitativos e posteriormente verificou-se a aderência dos conteúdos abordados nas ementas das disciplinas às Diretrizes Curriculares para o curso de Ciências Contábeis e ao currículo do contador global – TD 21 (ISAR). Por fim se buscou mensurar, através da aplicação de questionário, o grau de absorção do conhecimento dos discentes concludentes acerca dos conteúdos abordados nestas disciplinas. A IES federal apresentou maior nível de aderência aos conteúdos mínimos sugeridos (69,57%), ficando as outras instituições pesquisadas em patamar inferior a 57%. A aferição do conhecimento dos discentes sobre métodos quantitativos evidenciou outro dado preocupante, com exceção de algumas questões teóricas primárias onde os índices de acertos superaram os 70%, a grande maioria dos discentes investigados desconhece aplicações de medidas de tendência central e dispersão, equivalência de capitais e análise de regressão, por exemplo. Conclui-se que as disciplinas da área de métodos quantitativos nos cursos de Ciências Contábeis das IES pesquisadas não atingem seu objetivo de proporcionar subsídios essenciais na área para os discentes.Universidade Federal de Campina Grande2012-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/6010.18696/reunir.v2i4.60REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 2 n. 4 (2012): REUNIR; 1-182237-366710.18696/reunir.v2i4reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/60/pdfCopyright (c) 2017 Fabiano Ferreira Batista, Karla Katiuscia Nóbrega de Almeida, Lúcia Silva Albuquerque, Diogo Henrique Silva De Lima Silva de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Fabiano Ferreirade Almeida, Karla Katiuscia NóbregaAlbuquerque, Lúcia Silvade Lima, Diogo Henrique Silva De Lima Silva2017-07-01T18:33:15Zoai:ojs.150.165.111.246:article/60Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2017-07-01T18:33:15REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE SOBRE O ENSINO DAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title ANÁLISE SOBRE O ENSINO DAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
spellingShingle ANÁLISE SOBRE O ENSINO DAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Batista, Fabiano Ferreira
Ensino em Contabilidade
Métodos Quantitativos
Avaliação
title_short ANÁLISE SOBRE O ENSINO DAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_full ANÁLISE SOBRE O ENSINO DAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_fullStr ANÁLISE SOBRE O ENSINO DAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_full_unstemmed ANÁLISE SOBRE O ENSINO DAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_sort ANÁLISE SOBRE O ENSINO DAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
author Batista, Fabiano Ferreira
author_facet Batista, Fabiano Ferreira
de Almeida, Karla Katiuscia Nóbrega
Albuquerque, Lúcia Silva
de Lima, Diogo Henrique Silva De Lima Silva
author_role author
author2 de Almeida, Karla Katiuscia Nóbrega
Albuquerque, Lúcia Silva
de Lima, Diogo Henrique Silva De Lima Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Fabiano Ferreira
de Almeida, Karla Katiuscia Nóbrega
Albuquerque, Lúcia Silva
de Lima, Diogo Henrique Silva De Lima Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino em Contabilidade
Métodos Quantitativos
Avaliação
topic Ensino em Contabilidade
Métodos Quantitativos
Avaliação
description O objetivo deste estudo é analisar se as disciplinas da área de métodos quantitativos oferecidas nos cursos de Ciências Contábeis fornecem conhecimentos básicos na área aos discentes. Diante das limitações temporais e da quantidade de análises necessárias, optou-se pelo estudo de três instituições do estado da Paraíba (UFCG, UEPB e UNESC) selecionadas pelo critério de acessibilidade. Identificou-se, nos Projetos Pedagógico dos cursos, as disciplinas da área de métodos quantitativos e posteriormente verificou-se a aderência dos conteúdos abordados nas ementas das disciplinas às Diretrizes Curriculares para o curso de Ciências Contábeis e ao currículo do contador global – TD 21 (ISAR). Por fim se buscou mensurar, através da aplicação de questionário, o grau de absorção do conhecimento dos discentes concludentes acerca dos conteúdos abordados nestas disciplinas. A IES federal apresentou maior nível de aderência aos conteúdos mínimos sugeridos (69,57%), ficando as outras instituições pesquisadas em patamar inferior a 57%. A aferição do conhecimento dos discentes sobre métodos quantitativos evidenciou outro dado preocupante, com exceção de algumas questões teóricas primárias onde os índices de acertos superaram os 70%, a grande maioria dos discentes investigados desconhece aplicações de medidas de tendência central e dispersão, equivalência de capitais e análise de regressão, por exemplo. Conclui-se que as disciplinas da área de métodos quantitativos nos cursos de Ciências Contábeis das IES pesquisadas não atingem seu objetivo de proporcionar subsídios essenciais na área para os discentes.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/60
10.18696/reunir.v2i4.60
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/60
identifier_str_mv 10.18696/reunir.v2i4.60
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/60/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 2 n. 4 (2012): REUNIR; 1-18
2237-3667
10.18696/reunir.v2i4
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1799319823070527488