MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ALUNOS DA MODALIDADE PRESENCIAL E A DISTÂNCIA, REFERENTE À DISCIPLINA DE CONTROLADORIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
Texto Completo: | https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/225 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivogeral analisar se fatores relacionados à idade, ao gênero, à existência de experiência profissional na área contábil, o tempo relativo àquelaexperiência e o período/etapa em que o aluno se encontra no curso Ciências Contábeis poderiam constituir-se em direcionadores da sua motivação para cursar a disciplina de Controladoria. A partir da aplicação da análise de regressão linear, pelo método stepwise, foram identificadas duas modelagens matemáticas explicativas da motivação daqueles discentes. Entre outras evidências, foi observado que, tanto nos alunos do curso presencial quanto os alunos do curso a distância,a idade foi o principal determinante da motivação para cursar a disciplina de Controladoria. Também foi observado que fatores relacionados à experiência profissional dos discentes integrantes da amostra dessa pesquisa exercem influências distintas em relação à modalidade de ensino frequentada por cada um dos dois grupos investigados. No caso dos alunos do curso presencial, o tempo de experiência profissional na área contábil tem um comportamento inverso à motivação.Dentre os alunos do curso a distância,o tempo de experiência profissional na área contábil não foi considerado estatisticamente significativo,porém, a simples existência de algum tipo de experiência profissional naquela área constituiu-se em um fator determinante da sua motivação para cursar a disciplina de Controladoria,independentemente do tempo dessa experiência. |
id |
UFCG-4_2c9e1657469018d613123b99b068790f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.150.165.111.246:article/225 |
network_acronym_str |
UFCG-4 |
network_name_str |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
repository_id_str |
|
spelling |
MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ALUNOS DA MODALIDADE PRESENCIAL E A DISTÂNCIA, REFERENTE À DISCIPLINA DE CONTROLADORIAMotivação. Aprendizagem. Métodos quantitativos aplicados.O presente estudo teve por objetivogeral analisar se fatores relacionados à idade, ao gênero, à existência de experiência profissional na área contábil, o tempo relativo àquelaexperiência e o período/etapa em que o aluno se encontra no curso Ciências Contábeis poderiam constituir-se em direcionadores da sua motivação para cursar a disciplina de Controladoria. A partir da aplicação da análise de regressão linear, pelo método stepwise, foram identificadas duas modelagens matemáticas explicativas da motivação daqueles discentes. Entre outras evidências, foi observado que, tanto nos alunos do curso presencial quanto os alunos do curso a distância,a idade foi o principal determinante da motivação para cursar a disciplina de Controladoria. Também foi observado que fatores relacionados à experiência profissional dos discentes integrantes da amostra dessa pesquisa exercem influências distintas em relação à modalidade de ensino frequentada por cada um dos dois grupos investigados. No caso dos alunos do curso presencial, o tempo de experiência profissional na área contábil tem um comportamento inverso à motivação.Dentre os alunos do curso a distância,o tempo de experiência profissional na área contábil não foi considerado estatisticamente significativo,porém, a simples existência de algum tipo de experiência profissional naquela área constituiu-se em um fator determinante da sua motivação para cursar a disciplina de Controladoria,independentemente do tempo dessa experiência.Universidade Federal de Campina Grande2014-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/22510.18696/reunir.v4i2.225REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 4 n. 2 (2014): REUNIR; 76-952237-366710.18696/reunir.v4i2reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/225/pdfCopyright (c) 2017 Carlos Roberto Souza Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarmo, Carlos Roberto Souza2017-07-01T18:46:57Zoai:ojs.150.165.111.246:article/225Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2017-07-01T18:46:57REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ALUNOS DA MODALIDADE PRESENCIAL E A DISTÂNCIA, REFERENTE À DISCIPLINA DE CONTROLADORIA |
title |
MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ALUNOS DA MODALIDADE PRESENCIAL E A DISTÂNCIA, REFERENTE À DISCIPLINA DE CONTROLADORIA |
spellingShingle |
MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ALUNOS DA MODALIDADE PRESENCIAL E A DISTÂNCIA, REFERENTE À DISCIPLINA DE CONTROLADORIA Carmo, Carlos Roberto Souza Motivação. Aprendizagem. Métodos quantitativos aplicados. |
title_short |
MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ALUNOS DA MODALIDADE PRESENCIAL E A DISTÂNCIA, REFERENTE À DISCIPLINA DE CONTROLADORIA |
title_full |
MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ALUNOS DA MODALIDADE PRESENCIAL E A DISTÂNCIA, REFERENTE À DISCIPLINA DE CONTROLADORIA |
title_fullStr |
MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ALUNOS DA MODALIDADE PRESENCIAL E A DISTÂNCIA, REFERENTE À DISCIPLINA DE CONTROLADORIA |
title_full_unstemmed |
MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ALUNOS DA MODALIDADE PRESENCIAL E A DISTÂNCIA, REFERENTE À DISCIPLINA DE CONTROLADORIA |
title_sort |
MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ALUNOS DA MODALIDADE PRESENCIAL E A DISTÂNCIA, REFERENTE À DISCIPLINA DE CONTROLADORIA |
author |
Carmo, Carlos Roberto Souza |
author_facet |
Carmo, Carlos Roberto Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo, Carlos Roberto Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação. Aprendizagem. Métodos quantitativos aplicados. |
topic |
Motivação. Aprendizagem. Métodos quantitativos aplicados. |
description |
O presente estudo teve por objetivogeral analisar se fatores relacionados à idade, ao gênero, à existência de experiência profissional na área contábil, o tempo relativo àquelaexperiência e o período/etapa em que o aluno se encontra no curso Ciências Contábeis poderiam constituir-se em direcionadores da sua motivação para cursar a disciplina de Controladoria. A partir da aplicação da análise de regressão linear, pelo método stepwise, foram identificadas duas modelagens matemáticas explicativas da motivação daqueles discentes. Entre outras evidências, foi observado que, tanto nos alunos do curso presencial quanto os alunos do curso a distância,a idade foi o principal determinante da motivação para cursar a disciplina de Controladoria. Também foi observado que fatores relacionados à experiência profissional dos discentes integrantes da amostra dessa pesquisa exercem influências distintas em relação à modalidade de ensino frequentada por cada um dos dois grupos investigados. No caso dos alunos do curso presencial, o tempo de experiência profissional na área contábil tem um comportamento inverso à motivação.Dentre os alunos do curso a distância,o tempo de experiência profissional na área contábil não foi considerado estatisticamente significativo,porém, a simples existência de algum tipo de experiência profissional naquela área constituiu-se em um fator determinante da sua motivação para cursar a disciplina de Controladoria,independentemente do tempo dessa experiência. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/225 10.18696/reunir.v4i2.225 |
url |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/225 |
identifier_str_mv |
10.18696/reunir.v4i2.225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/225/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Carlos Roberto Souza Carmo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Carlos Roberto Souza Carmo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 4 n. 2 (2014): REUNIR; 76-95 2237-3667 10.18696/reunir.v4i2 reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
collection |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
repository.name.fl_str_mv |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistareunir2021@gmail.com | |
_version_ |
1799319823461646336 |