ENSINO PRESENCIAL VERSUS A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÃO DISCENTE PARA APRENDIZAGEM E SEUS DIRECIONADORES, NO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/12574 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo analisar comparativamente o grau de motivação entre estudantes da modalidade presencial e a distância, do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior particular, da região do Triângulo Mineiro, considerando suas características individuais relacionadas à idade, ao gênero, à existência de experiência profissional na área contábil, o tempo relativo àquela experiência e, ainda, o período/etapa do curso em que se encontravam, enquanto possíveis direcionadores daquela motivação. Para tanto, no processo de análise dos dados, além de tabelas e gráficos, foram utilizados métodos de natureza quantitativa relacionados à estatística descritiva, análise de variância e de medianas, e, à análise de regressão linear múltipla. A partir das informações de 159 respondentes, entre outras evidências, foi possível perceber que: em ambas as modalidades de ensino, ao longo do curso, a motivação dos alunos apresentou uma redução que caracterizou-se mais acentuada entre os alunos da modalidade a distância; estatisticamente, não foram detectadas diferenças no grau de motivação geral dos estudantes daquele curso superior, no que se refere àquelas duas modalidades de ensino; e, ainda, estatisticamente, somente a variável idade foi considerada uma característica individual capaz de influenciar a motivação dos dois grupos de alunos analisados nesse estudo. Palavras-chave: Aprendizagem. Motivação. Método quantitativos aplicados. |
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ENSINO PRESENCIAL VERSUS A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÃO DISCENTE PARA APRENDIZAGEM E SEUS DIRECIONADORES, NO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEISAprendizagem. Motivação. Método quantitativos aplicados. O presente estudo teve por objetivo analisar comparativamente o grau de motivação entre estudantes da modalidade presencial e a distância, do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior particular, da região do Triângulo Mineiro, considerando suas características individuais relacionadas à idade, ao gênero, à existência de experiência profissional na área contábil, o tempo relativo àquela experiência e, ainda, o período/etapa do curso em que se encontravam, enquanto possíveis direcionadores daquela motivação. Para tanto, no processo de análise dos dados, além de tabelas e gráficos, foram utilizados métodos de natureza quantitativa relacionados à estatística descritiva, análise de variância e de medianas, e, à análise de regressão linear múltipla. A partir das informações de 159 respondentes, entre outras evidências, foi possível perceber que: em ambas as modalidades de ensino, ao longo do curso, a motivação dos alunos apresentou uma redução que caracterizou-se mais acentuada entre os alunos da modalidade a distância; estatisticamente, não foram detectadas diferenças no grau de motivação geral dos estudantes daquele curso superior, no que se refere àquelas duas modalidades de ensino; e, ainda, estatisticamente, somente a variável idade foi considerada uma característica individual capaz de influenciar a motivação dos dois grupos de alunos analisados nesse estudo. Palavras-chave: Aprendizagem. Motivação. Método quantitativos aplicados.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2015-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/1257410.12979/12574Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 20 n. 1 (2015); 64-791984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/12574/pdfCarmo, Carlos Roberto SouzaCarmo, Renata de Oliveira Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-01T02:44:57Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12574Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2015-05-01T02:44:57Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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