ENSINO PRESENCIAL VERSUS A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÃO DISCENTE PARA APRENDIZAGEM E SEUS DIRECIONADORES, NO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Carlos Roberto Souza
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carmo, Renata de Oliveira Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/12574
Resumo: O presente estudo teve por objetivo analisar comparativamente o grau de motivação entre estudantes da modalidade presencial e a distância, do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior particular, da região do Triângulo Mineiro, considerando suas características individuais relacionadas à idade, ao gênero, à existência de experiência profissional na área contábil, o tempo relativo àquela experiência e, ainda, o período/etapa do curso em que se encontravam, enquanto possíveis direcionadores daquela motivação. Para tanto, no processo de análise dos dados, além de tabelas e gráficos, foram utilizados métodos de natureza quantitativa relacionados à estatística descritiva, análise de variância e de medianas, e, à análise de regressão linear múltipla. A partir das informações de 159 respondentes, entre outras evidências, foi possível perceber que: em ambas as modalidades de ensino, ao longo do curso, a motivação dos alunos apresentou uma redução que caracterizou-se mais acentuada entre os alunos da modalidade a distância; estatisticamente, não foram detectadas diferenças no grau de motivação geral dos estudantes daquele curso superior, no que se refere àquelas duas modalidades de ensino; e, ainda, estatisticamente, somente a variável idade foi considerada uma característica individual capaz de influenciar a motivação dos dois grupos de alunos analisados nesse estudo. Palavras-chave: Aprendizagem. Motivação. Método quantitativos aplicados.
id UERJ-6_6872b2097f5c7c2b1ac5fcefded2663b
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12574
network_acronym_str UERJ-6
network_name_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository_id_str
spelling ENSINO PRESENCIAL VERSUS A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÃO DISCENTE PARA APRENDIZAGEM E SEUS DIRECIONADORES, NO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEISAprendizagem. Motivação. Método quantitativos aplicados. O presente estudo teve por objetivo analisar comparativamente o grau de motivação entre estudantes da modalidade presencial e a distância, do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior particular, da região do Triângulo Mineiro, considerando suas características individuais relacionadas à idade, ao gênero, à existência de experiência profissional na área contábil, o tempo relativo àquela experiência e, ainda, o período/etapa do curso em que se encontravam, enquanto possíveis direcionadores daquela motivação. Para tanto, no processo de análise dos dados, além de tabelas e gráficos, foram utilizados métodos de natureza quantitativa relacionados à estatística descritiva, análise de variância e de medianas, e, à análise de regressão linear múltipla. A partir das informações de 159 respondentes, entre outras evidências, foi possível perceber que: em ambas as modalidades de ensino, ao longo do curso, a motivação dos alunos apresentou uma redução que caracterizou-se mais acentuada entre os alunos da modalidade a distância; estatisticamente, não foram detectadas diferenças no grau de motivação geral dos estudantes daquele curso superior, no que se refere àquelas duas modalidades de ensino; e, ainda, estatisticamente, somente a variável idade foi considerada uma característica individual capaz de influenciar a motivação dos dois grupos de alunos analisados nesse estudo. Palavras-chave: Aprendizagem. Motivação. Método quantitativos aplicados.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2015-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/1257410.12979/12574Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 20 n. 1 (2015); 64-791984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/12574/pdfCarmo, Carlos Roberto SouzaCarmo, Renata de Oliveira Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-01T02:44:57Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12574Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2015-05-01T02:44:57Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO PRESENCIAL VERSUS A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÃO DISCENTE PARA APRENDIZAGEM E SEUS DIRECIONADORES, NO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title ENSINO PRESENCIAL VERSUS A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÃO DISCENTE PARA APRENDIZAGEM E SEUS DIRECIONADORES, NO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
spellingShingle ENSINO PRESENCIAL VERSUS A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÃO DISCENTE PARA APRENDIZAGEM E SEUS DIRECIONADORES, NO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Carmo, Carlos Roberto Souza
Aprendizagem. Motivação. Método quantitativos aplicados.
title_short ENSINO PRESENCIAL VERSUS A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÃO DISCENTE PARA APRENDIZAGEM E SEUS DIRECIONADORES, NO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_full ENSINO PRESENCIAL VERSUS A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÃO DISCENTE PARA APRENDIZAGEM E SEUS DIRECIONADORES, NO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_fullStr ENSINO PRESENCIAL VERSUS A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÃO DISCENTE PARA APRENDIZAGEM E SEUS DIRECIONADORES, NO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_full_unstemmed ENSINO PRESENCIAL VERSUS A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÃO DISCENTE PARA APRENDIZAGEM E SEUS DIRECIONADORES, NO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_sort ENSINO PRESENCIAL VERSUS A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÃO DISCENTE PARA APRENDIZAGEM E SEUS DIRECIONADORES, NO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
author Carmo, Carlos Roberto Souza
author_facet Carmo, Carlos Roberto Souza
Carmo, Renata de Oliveira Souza
author_role author
author2 Carmo, Renata de Oliveira Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Carlos Roberto Souza
Carmo, Renata de Oliveira Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem. Motivação. Método quantitativos aplicados.
topic Aprendizagem. Motivação. Método quantitativos aplicados.
description O presente estudo teve por objetivo analisar comparativamente o grau de motivação entre estudantes da modalidade presencial e a distância, do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior particular, da região do Triângulo Mineiro, considerando suas características individuais relacionadas à idade, ao gênero, à existência de experiência profissional na área contábil, o tempo relativo àquela experiência e, ainda, o período/etapa do curso em que se encontravam, enquanto possíveis direcionadores daquela motivação. Para tanto, no processo de análise dos dados, além de tabelas e gráficos, foram utilizados métodos de natureza quantitativa relacionados à estatística descritiva, análise de variância e de medianas, e, à análise de regressão linear múltipla. A partir das informações de 159 respondentes, entre outras evidências, foi possível perceber que: em ambas as modalidades de ensino, ao longo do curso, a motivação dos alunos apresentou uma redução que caracterizou-se mais acentuada entre os alunos da modalidade a distância; estatisticamente, não foram detectadas diferenças no grau de motivação geral dos estudantes daquele curso superior, no que se refere àquelas duas modalidades de ensino; e, ainda, estatisticamente, somente a variável idade foi considerada uma característica individual capaz de influenciar a motivação dos dois grupos de alunos analisados nesse estudo. Palavras-chave: Aprendizagem. Motivação. Método quantitativos aplicados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/12574
10.12979/12574
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/12574
identifier_str_mv 10.12979/12574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/12574/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 20 n. 1 (2015); 64-79
1984-3291
reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
collection Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository.name.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br
_version_ 1799318429798236160