A percepção de empreendedores acerca de negócios colaborativos: um estudo em Recife e Região Metropolitana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida de Jesus, Natália Karine
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Rocha de Souza, Angela Cristina, Cavalcanti de Moraes , Ionete, de Souza Corrêa, Maria Iraê
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1179
Resumo: Com o crescimento do número de negócios colaborativos, observamos uma lacuna de estudos que abordem a percepção dos empreendedores acerca desses negócios. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é compreender a percepção dos empreendedores acerca de negócios colaborativos em Recife e Região Metropolitana. Desse modo, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa. Identificamos 21 negócios localizados em Recife e Região Metropolitana. As entrevistas realizadas com empreendedores de cinco espaços colaborativos foram analisadas a partir de uma análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstram que os negócios colaborativos identificados estão classificados em sua maioria como estilo de vida colaborativo. As motivações citadas para empreender este tipo de negócio estão relacionadas a fatores econômicos e sociais. Os significados apontados no que se refere a empreender este tipo de negócio estão atrelados às motivações, sendo alguns mais simbólicos e outros mais objetivos. Dentre as dificuldades citadas temos: falta de acesso à tecnologia e de regulação para o negócio. E como facilidades, o fato dos negócios colaborativos estarem na moda. Como consideração final, concluímos que na percepção dos empreendedores um negócio colaborativo possui características que extrapolam a perspectiva de uma oportunidade empresarial, trazendo para a ação empreendedora outros elementos como, por exemplo, contribuir com outros empreendedores no desenvolvimento de seus negócios.
id UFCG-4_f9727b41e3b5d755389f3e0e09eaa05c
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/1179
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling A percepção de empreendedores acerca de negócios colaborativos: um estudo em Recife e Região MetropolitanaEconomia compartilhadaNegócios colaborativosEmpreendedorismoCom o crescimento do número de negócios colaborativos, observamos uma lacuna de estudos que abordem a percepção dos empreendedores acerca desses negócios. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é compreender a percepção dos empreendedores acerca de negócios colaborativos em Recife e Região Metropolitana. Desse modo, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa. Identificamos 21 negócios localizados em Recife e Região Metropolitana. As entrevistas realizadas com empreendedores de cinco espaços colaborativos foram analisadas a partir de uma análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstram que os negócios colaborativos identificados estão classificados em sua maioria como estilo de vida colaborativo. As motivações citadas para empreender este tipo de negócio estão relacionadas a fatores econômicos e sociais. Os significados apontados no que se refere a empreender este tipo de negócio estão atrelados às motivações, sendo alguns mais simbólicos e outros mais objetivos. Dentre as dificuldades citadas temos: falta de acesso à tecnologia e de regulação para o negócio. E como facilidades, o fato dos negócios colaborativos estarem na moda. Como consideração final, concluímos que na percepção dos empreendedores um negócio colaborativo possui características que extrapolam a perspectiva de uma oportunidade empresarial, trazendo para a ação empreendedora outros elementos como, por exemplo, contribuir com outros empreendedores no desenvolvimento de seus negócios.Universidade Federal de Campina Grande2024-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/117910.18696/reunir.v13i4.1179REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 13 n. 4 (2023): REUNIR: 13, 4, 2023; 120-1382237-366710.18696/reunir.v13i4reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporenghttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1179/784https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1179/785Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida de Jesus, Natália KarineRocha de Souza, Angela CristinaCavalcanti de Moraes , Ionetede Souza Corrêa, Maria Iraê2024-04-19T19:48:06Zoai:ojs.150.165.111.246:article/1179Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2024-04-19T19:48:06REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção de empreendedores acerca de negócios colaborativos: um estudo em Recife e Região Metropolitana
title A percepção de empreendedores acerca de negócios colaborativos: um estudo em Recife e Região Metropolitana
spellingShingle A percepção de empreendedores acerca de negócios colaborativos: um estudo em Recife e Região Metropolitana
Almeida de Jesus, Natália Karine
Economia compartilhada
Negócios colaborativos
Empreendedorismo
title_short A percepção de empreendedores acerca de negócios colaborativos: um estudo em Recife e Região Metropolitana
title_full A percepção de empreendedores acerca de negócios colaborativos: um estudo em Recife e Região Metropolitana
title_fullStr A percepção de empreendedores acerca de negócios colaborativos: um estudo em Recife e Região Metropolitana
title_full_unstemmed A percepção de empreendedores acerca de negócios colaborativos: um estudo em Recife e Região Metropolitana
title_sort A percepção de empreendedores acerca de negócios colaborativos: um estudo em Recife e Região Metropolitana
author Almeida de Jesus, Natália Karine
author_facet Almeida de Jesus, Natália Karine
Rocha de Souza, Angela Cristina
Cavalcanti de Moraes , Ionete
de Souza Corrêa, Maria Iraê
author_role author
author2 Rocha de Souza, Angela Cristina
Cavalcanti de Moraes , Ionete
de Souza Corrêa, Maria Iraê
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida de Jesus, Natália Karine
Rocha de Souza, Angela Cristina
Cavalcanti de Moraes , Ionete
de Souza Corrêa, Maria Iraê
dc.subject.por.fl_str_mv Economia compartilhada
Negócios colaborativos
Empreendedorismo
topic Economia compartilhada
Negócios colaborativos
Empreendedorismo
description Com o crescimento do número de negócios colaborativos, observamos uma lacuna de estudos que abordem a percepção dos empreendedores acerca desses negócios. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é compreender a percepção dos empreendedores acerca de negócios colaborativos em Recife e Região Metropolitana. Desse modo, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa. Identificamos 21 negócios localizados em Recife e Região Metropolitana. As entrevistas realizadas com empreendedores de cinco espaços colaborativos foram analisadas a partir de uma análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstram que os negócios colaborativos identificados estão classificados em sua maioria como estilo de vida colaborativo. As motivações citadas para empreender este tipo de negócio estão relacionadas a fatores econômicos e sociais. Os significados apontados no que se refere a empreender este tipo de negócio estão atrelados às motivações, sendo alguns mais simbólicos e outros mais objetivos. Dentre as dificuldades citadas temos: falta de acesso à tecnologia e de regulação para o negócio. E como facilidades, o fato dos negócios colaborativos estarem na moda. Como consideração final, concluímos que na percepção dos empreendedores um negócio colaborativo possui características que extrapolam a perspectiva de uma oportunidade empresarial, trazendo para a ação empreendedora outros elementos como, por exemplo, contribuir com outros empreendedores no desenvolvimento de seus negócios.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1179
10.18696/reunir.v13i4.1179
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1179
identifier_str_mv 10.18696/reunir.v13i4.1179
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1179/784
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1179/785
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 13 n. 4 (2023): REUNIR: 13, 4, 2023; 120-138
2237-3667
10.18696/reunir.v13i4
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1799319822947844096