A percepção de empreendedores acerca de negócios colaborativos: um estudo em Recife e Região Metropolitana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
Texto Completo: | https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1179 |
Resumo: | Com o crescimento do número de negócios colaborativos, observamos uma lacuna de estudos que abordem a percepção dos empreendedores acerca desses negócios. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é compreender a percepção dos empreendedores acerca de negócios colaborativos em Recife e Região Metropolitana. Desse modo, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa. Identificamos 21 negócios localizados em Recife e Região Metropolitana. As entrevistas realizadas com empreendedores de cinco espaços colaborativos foram analisadas a partir de uma análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstram que os negócios colaborativos identificados estão classificados em sua maioria como estilo de vida colaborativo. As motivações citadas para empreender este tipo de negócio estão relacionadas a fatores econômicos e sociais. Os significados apontados no que se refere a empreender este tipo de negócio estão atrelados às motivações, sendo alguns mais simbólicos e outros mais objetivos. Dentre as dificuldades citadas temos: falta de acesso à tecnologia e de regulação para o negócio. E como facilidades, o fato dos negócios colaborativos estarem na moda. Como consideração final, concluímos que na percepção dos empreendedores um negócio colaborativo possui características que extrapolam a perspectiva de uma oportunidade empresarial, trazendo para a ação empreendedora outros elementos como, por exemplo, contribuir com outros empreendedores no desenvolvimento de seus negócios. |
id |
UFCG-4_f9727b41e3b5d755389f3e0e09eaa05c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.150.165.111.246:article/1179 |
network_acronym_str |
UFCG-4 |
network_name_str |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
repository_id_str |
|
spelling |
A percepção de empreendedores acerca de negócios colaborativos: um estudo em Recife e Região MetropolitanaEconomia compartilhadaNegócios colaborativosEmpreendedorismoCom o crescimento do número de negócios colaborativos, observamos uma lacuna de estudos que abordem a percepção dos empreendedores acerca desses negócios. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é compreender a percepção dos empreendedores acerca de negócios colaborativos em Recife e Região Metropolitana. Desse modo, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa. Identificamos 21 negócios localizados em Recife e Região Metropolitana. As entrevistas realizadas com empreendedores de cinco espaços colaborativos foram analisadas a partir de uma análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstram que os negócios colaborativos identificados estão classificados em sua maioria como estilo de vida colaborativo. As motivações citadas para empreender este tipo de negócio estão relacionadas a fatores econômicos e sociais. Os significados apontados no que se refere a empreender este tipo de negócio estão atrelados às motivações, sendo alguns mais simbólicos e outros mais objetivos. Dentre as dificuldades citadas temos: falta de acesso à tecnologia e de regulação para o negócio. E como facilidades, o fato dos negócios colaborativos estarem na moda. Como consideração final, concluímos que na percepção dos empreendedores um negócio colaborativo possui características que extrapolam a perspectiva de uma oportunidade empresarial, trazendo para a ação empreendedora outros elementos como, por exemplo, contribuir com outros empreendedores no desenvolvimento de seus negócios.Universidade Federal de Campina Grande2024-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/117910.18696/reunir.v13i4.1179REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 13 n. 4 (2023): REUNIR: 13, 4, 2023; 120-1382237-366710.18696/reunir.v13i4reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporenghttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1179/784https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1179/785Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida de Jesus, Natália KarineRocha de Souza, Angela CristinaCavalcanti de Moraes , Ionetede Souza Corrêa, Maria Iraê2024-04-19T19:48:06Zoai:ojs.150.165.111.246:article/1179Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2024-04-19T19:48:06REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção de empreendedores acerca de negócios colaborativos: um estudo em Recife e Região Metropolitana |
title |
A percepção de empreendedores acerca de negócios colaborativos: um estudo em Recife e Região Metropolitana |
spellingShingle |
A percepção de empreendedores acerca de negócios colaborativos: um estudo em Recife e Região Metropolitana Almeida de Jesus, Natália Karine Economia compartilhada Negócios colaborativos Empreendedorismo |
title_short |
A percepção de empreendedores acerca de negócios colaborativos: um estudo em Recife e Região Metropolitana |
title_full |
A percepção de empreendedores acerca de negócios colaborativos: um estudo em Recife e Região Metropolitana |
title_fullStr |
A percepção de empreendedores acerca de negócios colaborativos: um estudo em Recife e Região Metropolitana |
title_full_unstemmed |
A percepção de empreendedores acerca de negócios colaborativos: um estudo em Recife e Região Metropolitana |
title_sort |
A percepção de empreendedores acerca de negócios colaborativos: um estudo em Recife e Região Metropolitana |
author |
Almeida de Jesus, Natália Karine |
author_facet |
Almeida de Jesus, Natália Karine Rocha de Souza, Angela Cristina Cavalcanti de Moraes , Ionete de Souza Corrêa, Maria Iraê |
author_role |
author |
author2 |
Rocha de Souza, Angela Cristina Cavalcanti de Moraes , Ionete de Souza Corrêa, Maria Iraê |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida de Jesus, Natália Karine Rocha de Souza, Angela Cristina Cavalcanti de Moraes , Ionete de Souza Corrêa, Maria Iraê |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia compartilhada Negócios colaborativos Empreendedorismo |
topic |
Economia compartilhada Negócios colaborativos Empreendedorismo |
description |
Com o crescimento do número de negócios colaborativos, observamos uma lacuna de estudos que abordem a percepção dos empreendedores acerca desses negócios. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é compreender a percepção dos empreendedores acerca de negócios colaborativos em Recife e Região Metropolitana. Desse modo, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa. Identificamos 21 negócios localizados em Recife e Região Metropolitana. As entrevistas realizadas com empreendedores de cinco espaços colaborativos foram analisadas a partir de uma análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstram que os negócios colaborativos identificados estão classificados em sua maioria como estilo de vida colaborativo. As motivações citadas para empreender este tipo de negócio estão relacionadas a fatores econômicos e sociais. Os significados apontados no que se refere a empreender este tipo de negócio estão atrelados às motivações, sendo alguns mais simbólicos e outros mais objetivos. Dentre as dificuldades citadas temos: falta de acesso à tecnologia e de regulação para o negócio. E como facilidades, o fato dos negócios colaborativos estarem na moda. Como consideração final, concluímos que na percepção dos empreendedores um negócio colaborativo possui características que extrapolam a perspectiva de uma oportunidade empresarial, trazendo para a ação empreendedora outros elementos como, por exemplo, contribuir com outros empreendedores no desenvolvimento de seus negócios. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1179 10.18696/reunir.v13i4.1179 |
url |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1179 |
identifier_str_mv |
10.18696/reunir.v13i4.1179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1179/784 https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1179/785 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 13 n. 4 (2023): REUNIR: 13, 4, 2023; 120-138 2237-3667 10.18696/reunir.v13i4 reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
collection |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
repository.name.fl_str_mv |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistareunir2021@gmail.com | |
_version_ |
1799319822947844096 |