A qualidade dos serviços prestados pela Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Cajazeiras: perspectiva dos discentes
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Data de Publicação: | 2020 |
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Título da fonte: | Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza |
Texto Completo: | https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1545 |
Resumo: | Os serviços exercem um papel relevante na economia mundial. Dessa forma, encontra-se a educação como um dos serviços ofertados à sociedade, a qual deverá ser prestada pelo Estado sob a regência de princípios tal como a garantia de padrões mínimos de qualidade. O objetivo geral do estudo foi investigar a qualidade dos serviços prestados aos discentes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras. A pesquisa foi do tipo descritiva e bibliográfica, com abordagem quantitativa. A população e a amostra foi constituída por 120 (cento e vinte) discentes. Os resultados apontaram que os alunos consideraram as cinco dimensões como sendo importantes. A dimensão de Confiabilidade foi considerada a mais relevante comparada as demais dimensões, principalmente, no que tange ao Curso fornecido conforme prometido, quando não houve opinião de insatisfação. Destacou-se ainda, o serviço Matrícula e rematrícula fácil e rápida, quando maioria dos respondentes considerou de Qualidade muito alta. Foi considerado como menos relevante a dimensão Presteza no aspecto Acesso dos discentes às regras e normas da Universidade, que recebeu maiores opiniões dos alunos quanto aos conceitos considerados insatisfatórios para o serviço.Palavras chave: Ensino superior, confiabilidade, satisfação dos alunos, Modelo SERVQUAL. |
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A dimensão de Confiabilidade foi considerada a mais relevante comparada as demais dimensões, principalmente, no que tange ao Curso fornecido conforme prometido, quando não houve opinião de insatisfação. Destacou-se ainda, o serviço Matrícula e rematrícula fácil e rápida, quando maioria dos respondentes considerou de Qualidade muito alta. Foi considerado como menos relevante a dimensão Presteza no aspecto Acesso dos discentes às regras e normas da Universidade, que recebeu maiores opiniões dos alunos quanto aos conceitos considerados insatisfatórios para o serviço.Palavras chave: Ensino superior, confiabilidade, satisfação dos alunos, Modelo SERVQUAL.Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza/CFP/UFCGAlmeida, Andreza Pires deSilva, Edjane Esmerina Dias da2020-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/154510.29215/pecen.v4i0.1545Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; v. 4 (2020): Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; 01-142526-823610.29215/pecen.v4i0reponame:Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Naturezainstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1545/pdf/*ref*/Ali F., Zhou Y., Hussain K., Nair P.K. & Ragavan N.A. 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Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia. Deming W.E. (1990) Qualidade: A Revolução da Administração. Rio de Janeiro: Saraiva. 368 p. Dourado L.F. (2009) Políticas e gestão da educação superior: múltiplas regulações (p. 149–167). In: Dourado L.F. (Org.). Políticas e gestão da educação no Brasil: novos marcos regulatórios. São Paulo: Xamã. 191 p. Fávero M.L.A. (2006) A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar, 28: 17–36. Fitzsimmons J.A. & Fitzsimmons M.J. (2010) Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. 6° edição. Porto Alegre: Bookman. 583 p. Grönroos C. (1984) A service quality model and its marketing implications. European Journal of Marketing, 4(18): 36–44. https://doi.org/10.1108/EUM0000000004784 Hoffman K.D. (2010) Princípios de Marketing de Serviços: conceitos, estratégias e casos. São Paulo: Cengage Learning. 624 p. 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