Concepção sobre saúde mental dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande - Campus - Cajazeiras - Paraíba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Josefa Daniele Miguel de.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8515
Resumo: O ensino da saúde mental nos cursos de enfermagem é obrigatório, porém nem sempre aceito de forma positiva pelos acadêmicos. Isso ocorre muitas vezes por preconceitos oriundos do meio em que o aluno está inserido ou também por se sentirem despreparados para lidar com situações que necessitem de ações imediatas, como por exemplo, o contato direto com o paciente. Esse estudo buscou investigar se havia mudanças na concepção sobre saúde mental durante a formação acadêmica do enfermeiro, a fim de verificar a influência das disciplinas dessa área e de outras experiências nesse processo de formação. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório-descritivo. O procedimento de coleta de dados utilizado foi aplicação de Questionário específico elaborado para investigação do tema. Os sujeitos desta pesquisa foram os acadêmicos ingressantes do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande – campus de Cajazeiras, e aqueles matriculados em disciplinas do sexto período deste curso que já tinham cursado as disciplinas “Enfermagem em Saúde Mental” e “Enfermagem Psiquiátrica”, totalizando 36 discentes. Os dados coletados através do questionário foram categorizados, com tabulação e análise estatística simples das variáveis investigadas nas perguntas fechadas e análise qualitativa das respostas às perguntas abertas, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo. As categorias de análise identificadas foram: sentimentos em relação à saúde mental; conhecimento percebido como insuficiente; atuação no âmbito da saúde mental; preferências por outras áreas de atuação. Traz como resultado uma observação das mudanças de concepções entre os discentes dos primeiro e sexto períodos do curso de enfermagem, permitindo investigações mais aprofundadas sobre o impacto e a dinâmica dessas mudanças na formação do enfermeiro. Conclui-se que é fundamental o processo de mudanças na forma de pensar e de agir desses estudantes com relação ao tema, no sentido de se colocarem como futuros profissionais qualificados para atuação nos diferentes espaços de atenção à saúde mental.
id UFCG_2256ee6aa4b310592c6f41364377781c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8515
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Concepção sobre saúde mental dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande - Campus - Cajazeiras - Paraíba.Conception about mental health of nursing students of the Federal University of Campina Grande - Campus - Cajazeiras - Paraíba.Saúde mentalEducação em enfermagemEnfermagem psiquiátricaMental healthNursing educationPsychiatric nursingEnfermagem.O ensino da saúde mental nos cursos de enfermagem é obrigatório, porém nem sempre aceito de forma positiva pelos acadêmicos. Isso ocorre muitas vezes por preconceitos oriundos do meio em que o aluno está inserido ou também por se sentirem despreparados para lidar com situações que necessitem de ações imediatas, como por exemplo, o contato direto com o paciente. Esse estudo buscou investigar se havia mudanças na concepção sobre saúde mental durante a formação acadêmica do enfermeiro, a fim de verificar a influência das disciplinas dessa área e de outras experiências nesse processo de formação. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório-descritivo. O procedimento de coleta de dados utilizado foi aplicação de Questionário específico elaborado para investigação do tema. Os sujeitos desta pesquisa foram os acadêmicos ingressantes do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande – campus de Cajazeiras, e aqueles matriculados em disciplinas do sexto período deste curso que já tinham cursado as disciplinas “Enfermagem em Saúde Mental” e “Enfermagem Psiquiátrica”, totalizando 36 discentes. Os dados coletados através do questionário foram categorizados, com tabulação e análise estatística simples das variáveis investigadas nas perguntas fechadas e análise qualitativa das respostas às perguntas abertas, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo. As categorias de análise identificadas foram: sentimentos em relação à saúde mental; conhecimento percebido como insuficiente; atuação no âmbito da saúde mental; preferências por outras áreas de atuação. Traz como resultado uma observação das mudanças de concepções entre os discentes dos primeiro e sexto períodos do curso de enfermagem, permitindo investigações mais aprofundadas sobre o impacto e a dinâmica dessas mudanças na formação do enfermeiro. Conclui-se que é fundamental o processo de mudanças na forma de pensar e de agir desses estudantes com relação ao tema, no sentido de se colocarem como futuros profissionais qualificados para atuação nos diferentes espaços de atenção à saúde mental.Teaching mental health in nursing courses is mandatory, but not always accepted positively by academics. This is often due to prejudice that come from the medium in which the student is inserted or also because they feel unprepared to deal with situations that require immediate action, such as direct contact with the patient. This study aimed to investigate whether there were changes in the conception of mental health during the academic nursing education in order to verify the influence of the subjects of this area and other experiences in the training process. This is an exploratory, descriptive and qualitative study. The procedure used for data collection was the application of specific questionnaire designed for the research on the topic. The subjects were freshman students of the undergraduate course in Nursing at the Federal University of Campina Grande - Campus Cajazeiras, and those enrolled in courses of the sixth semester of this course that had already taken the subjects "Mental Health Nursing" and " Psychiatry Nursing ", totaling 36 students. The data collected through the questionnaire were categorized with tabulation and simple statistical analysis of the variables investigated in the multiple-choice questions and qualitative analysis of the answers to essay questions, using the Content Analysis technique. The identified categories were: feelings about mental health; knowledge perceived as insufficient; performance in mental health; preferences for other areas. It brings as a result an observation of the changes of conceptions among the students of the first and sixth semesters in the nursing program, enabling further research on the impact and the dynamics of these changes in nursing education. In conclusion, we understand that it is fundamental to the process of change in the way that these students think and act towards the issue, in order to place themselves as future qualified professionals to work in different areas of mental health care.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTOS, Sofia Dionizio.SANTOS, S. D.http://lattes.cnpq.br/6765455930121998PEREIRA , Erliane Rocha da Silva.BEZERRA, Maria Lúcia de Oliveira.SOUZA, Josefa Daniele Miguel de.2015-03-132019-10-25T15:53:55Z2019-10-252019-10-25T15:53:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8515SOUSA, Josefa Daniele Miguel de. Concepção sobre saúde mental dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande - Campus - Cajazeiras - Paraíba. 2015. 51f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-02T16:16:54Zoai:localhost:riufcg/8515Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-02T16:16:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepção sobre saúde mental dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande - Campus - Cajazeiras - Paraíba.
Conception about mental health of nursing students of the Federal University of Campina Grande - Campus - Cajazeiras - Paraíba.
title Concepção sobre saúde mental dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande - Campus - Cajazeiras - Paraíba.
spellingShingle Concepção sobre saúde mental dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande - Campus - Cajazeiras - Paraíba.
SOUZA, Josefa Daniele Miguel de.
Saúde mental
Educação em enfermagem
Enfermagem psiquiátrica
Mental health
Nursing education
Psychiatric nursing
Enfermagem.
title_short Concepção sobre saúde mental dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande - Campus - Cajazeiras - Paraíba.
title_full Concepção sobre saúde mental dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande - Campus - Cajazeiras - Paraíba.
title_fullStr Concepção sobre saúde mental dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande - Campus - Cajazeiras - Paraíba.
title_full_unstemmed Concepção sobre saúde mental dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande - Campus - Cajazeiras - Paraíba.
title_sort Concepção sobre saúde mental dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande - Campus - Cajazeiras - Paraíba.
author SOUZA, Josefa Daniele Miguel de.
author_facet SOUZA, Josefa Daniele Miguel de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Sofia Dionizio.
SANTOS, S. D.
http://lattes.cnpq.br/6765455930121998
PEREIRA , Erliane Rocha da Silva.
BEZERRA, Maria Lúcia de Oliveira.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Josefa Daniele Miguel de.
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental
Educação em enfermagem
Enfermagem psiquiátrica
Mental health
Nursing education
Psychiatric nursing
Enfermagem.
topic Saúde mental
Educação em enfermagem
Enfermagem psiquiátrica
Mental health
Nursing education
Psychiatric nursing
Enfermagem.
description O ensino da saúde mental nos cursos de enfermagem é obrigatório, porém nem sempre aceito de forma positiva pelos acadêmicos. Isso ocorre muitas vezes por preconceitos oriundos do meio em que o aluno está inserido ou também por se sentirem despreparados para lidar com situações que necessitem de ações imediatas, como por exemplo, o contato direto com o paciente. Esse estudo buscou investigar se havia mudanças na concepção sobre saúde mental durante a formação acadêmica do enfermeiro, a fim de verificar a influência das disciplinas dessa área e de outras experiências nesse processo de formação. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório-descritivo. O procedimento de coleta de dados utilizado foi aplicação de Questionário específico elaborado para investigação do tema. Os sujeitos desta pesquisa foram os acadêmicos ingressantes do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande – campus de Cajazeiras, e aqueles matriculados em disciplinas do sexto período deste curso que já tinham cursado as disciplinas “Enfermagem em Saúde Mental” e “Enfermagem Psiquiátrica”, totalizando 36 discentes. Os dados coletados através do questionário foram categorizados, com tabulação e análise estatística simples das variáveis investigadas nas perguntas fechadas e análise qualitativa das respostas às perguntas abertas, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo. As categorias de análise identificadas foram: sentimentos em relação à saúde mental; conhecimento percebido como insuficiente; atuação no âmbito da saúde mental; preferências por outras áreas de atuação. Traz como resultado uma observação das mudanças de concepções entre os discentes dos primeiro e sexto períodos do curso de enfermagem, permitindo investigações mais aprofundadas sobre o impacto e a dinâmica dessas mudanças na formação do enfermeiro. Conclui-se que é fundamental o processo de mudanças na forma de pensar e de agir desses estudantes com relação ao tema, no sentido de se colocarem como futuros profissionais qualificados para atuação nos diferentes espaços de atenção à saúde mental.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-13
2019-10-25T15:53:55Z
2019-10-25
2019-10-25T15:53:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8515
SOUSA, Josefa Daniele Miguel de. Concepção sobre saúde mental dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande - Campus - Cajazeiras - Paraíba. 2015. 51f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8515
identifier_str_mv SOUSA, Josefa Daniele Miguel de. Concepção sobre saúde mental dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande - Campus - Cajazeiras - Paraíba. 2015. 51f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744407146004480