Aprendizagens docentes nos processos de formação continuada e sua materialidade no cotidiano.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6325 |
Resumo: | O presente estudo objetiva analisar como as aprendizagens docentes nos processos de formação continuada estão contribuindo para a melhoria da prática pedagógica no cotidiano escolar. A questão problema propõe: Como as aprendizagens docentes nos processos de formação continuada estão contribuindo para a prática pedagógica no cotidiano escolar? Este estudo foi subsidiado pelo referencial teórico das conceituações da formação continuada e sua história da formação de professores no Brasil. Adotamos uma metodologia de cunho qualitativo, fazendo-se necessário um estudo de campo, durante o período de junho e julho de 2016. Como caminho metodológico para discussão dos dados privilegiou-se a Análise de Conteúdo, fundamentada no pressuposto teórico de Bardin (1977). A investigação está ancorada nos aportes teóricos de autores como: Nóvoa (1977; 2001; 2002), Imbernón (2010), Dias (2012), Libâneo (2001), Marin (1995), Veiga (2008) e alguns documentos educacionais, cujos temas estão relacionados com Formações dos Professores e Práticas Pedagógicas. Definimos como sujeito para esta pesquisa quatro (04) docentes que lecionam em duas escolas municipais da cidade de Sousa – PB, nas quais atuam na Educação Infantil, apresentamos como instrumento de coleta de dado utilizado nessa pesquisa, uma entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram que os processos de formação continuada são bastante valorizados pelo conjunto de docentes entrevistadas, para essas docentes a formação continuada é algo bom e produtivo. As docentes, em suas falas, enfatizaram a positividade e a importância do aprendizado desenvolvido no processo de formação continuada e dos saberes que são possíveis de adquirir em tal processo, pois a diversidade de procedimentos didáticos adotados nas formações e as possibilidades metodológicas de ensino e aprendizagem oferecidas possibilitam alternativas para a melhoria das suas práticas docentes e para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Assim, os processos de formação continuada contribuem para a prática do docente em geral, auxiliam na atuação do professor, pois oferece suporte, assistência, inovações e na busca de conhecimento e aprendizagem para o desenvolvimento de sua ação docente. A partir dessas formações o professor pode tentar suprir as dificuldades encontradas em sala de aula, bem como aprofundar seus conhecimentos teóricos nessa área, realizando trabalhos articulados no ensino/aprendizagem dos seus alunos. |
id |
UFCG_005006e8aca0d946273b8855ac769363 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6325 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Aprendizagens docentes nos processos de formação continuada e sua materialidade no cotidiano.Teaching learning in the processes of continuous formation and its materiality in daily life.Formação docenteAprendizagem contínuaPrática docenteTeacher trainingContinuous learningTeaching practiceEducação.O presente estudo objetiva analisar como as aprendizagens docentes nos processos de formação continuada estão contribuindo para a melhoria da prática pedagógica no cotidiano escolar. A questão problema propõe: Como as aprendizagens docentes nos processos de formação continuada estão contribuindo para a prática pedagógica no cotidiano escolar? Este estudo foi subsidiado pelo referencial teórico das conceituações da formação continuada e sua história da formação de professores no Brasil. Adotamos uma metodologia de cunho qualitativo, fazendo-se necessário um estudo de campo, durante o período de junho e julho de 2016. Como caminho metodológico para discussão dos dados privilegiou-se a Análise de Conteúdo, fundamentada no pressuposto teórico de Bardin (1977). A investigação está ancorada nos aportes teóricos de autores como: Nóvoa (1977; 2001; 2002), Imbernón (2010), Dias (2012), Libâneo (2001), Marin (1995), Veiga (2008) e alguns documentos educacionais, cujos temas estão relacionados com Formações dos Professores e Práticas Pedagógicas. Definimos como sujeito para esta pesquisa quatro (04) docentes que lecionam em duas escolas municipais da cidade de Sousa – PB, nas quais atuam na Educação Infantil, apresentamos como instrumento de coleta de dado utilizado nessa pesquisa, uma entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram que os processos de formação continuada são bastante valorizados pelo conjunto de docentes entrevistadas, para essas docentes a formação continuada é algo bom e produtivo. As docentes, em suas falas, enfatizaram a positividade e a importância do aprendizado desenvolvido no processo de formação continuada e dos saberes que são possíveis de adquirir em tal processo, pois a diversidade de procedimentos didáticos adotados nas formações e as possibilidades metodológicas de ensino e aprendizagem oferecidas possibilitam alternativas para a melhoria das suas práticas docentes e para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Assim, os processos de formação continuada contribuem para a prática do docente em geral, auxiliam na atuação do professor, pois oferece suporte, assistência, inovações e na busca de conhecimento e aprendizagem para o desenvolvimento de sua ação docente. A partir dessas formações o professor pode tentar suprir as dificuldades encontradas em sala de aula, bem como aprofundar seus conhecimentos teóricos nessa área, realizando trabalhos articulados no ensino/aprendizagem dos seus alunos.This study aims to analyze how teachers learning in continuing education processes are contributing to the improvement of pedagogical practice in everyday school life. The question proposed problem: Because teachers learning in continuing education processes are contributing to the pedagogical practice in everyday school life? This study was subsidized by referential the theoretical of concepts of continuing education and its history of teacher education in Brazil. We adopted a qualitative methodology, making it necessary a field of study during the period of June and July 2016. As a methodological way for discussion of the data it is focused content analysis, based on the theoretical assumption of Bardin (1977). The research is anchored in the theoretical contributions of authors such as: Nóvoa (1977; 2001; 2002), Imbernon (2010), Dias (2012), Libâneo (2001), Marin (1995), Veiga (2008) and some educational documents whose themes are related to formations of Teachers and teaching practices. Defined as a subject for research is four (04) teachers who teach in two municipal schools in Sousa - PB, where they work in kindergarten, as research tool we use A semi-structured interview. The results showed that the continued formation processes are highly valued by all the teachers interviewed for these teachers continuing education is something good and productive. The teachers, in their speech, emphasized the positivity and the importance of learning developed in the process of continuing education and of knowledge that are possible to acquire in this process, because the diversity of teaching procedures used in training and methodological possibilities of teaching and learning offered possible alternatives to improve their teaching practices and for their professional and personal development. Thus, the processes continuing education contribute to the practice of teaching in general, help the teacher acting as support, service, innovation and the pursuit of knowledge and learning for the development of their teaching activities. From these formations the teacher can try to overcome the difficulties encountered in the classroom, as well as deepen their theoretical knowledge in this area, performing articulated work in the teaching / learning of their students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Dorgival Gonçalves.FERNANDES, Dorgival Gonçalves.http://lattes.cnpq.br/7158784499086756PEREIRA, Zildene, Francisca.COELHO, Raimunda de Fátima Neves.SILVA, Ítala Rayane Campos.2016-11-282019-08-29T11:12:00Z2019-08-292019-08-29T11:12:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6325SILVA, Ítala Rayane Campos. Aprendizagens docentes nos processos de formação continuada e sua materialidade no cotidiano. 2016. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T12:21:33Zoai:localhost:riufcg/6325Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T12:21:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagens docentes nos processos de formação continuada e sua materialidade no cotidiano. Teaching learning in the processes of continuous formation and its materiality in daily life. |
title |
Aprendizagens docentes nos processos de formação continuada e sua materialidade no cotidiano. |
spellingShingle |
Aprendizagens docentes nos processos de formação continuada e sua materialidade no cotidiano. SILVA, Ítala Rayane Campos. Formação docente Aprendizagem contínua Prática docente Teacher training Continuous learning Teaching practice Educação. |
title_short |
Aprendizagens docentes nos processos de formação continuada e sua materialidade no cotidiano. |
title_full |
Aprendizagens docentes nos processos de formação continuada e sua materialidade no cotidiano. |
title_fullStr |
Aprendizagens docentes nos processos de formação continuada e sua materialidade no cotidiano. |
title_full_unstemmed |
Aprendizagens docentes nos processos de formação continuada e sua materialidade no cotidiano. |
title_sort |
Aprendizagens docentes nos processos de formação continuada e sua materialidade no cotidiano. |
author |
SILVA, Ítala Rayane Campos. |
author_facet |
SILVA, Ítala Rayane Campos. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FERNANDES, Dorgival Gonçalves. FERNANDES, Dorgival Gonçalves. http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 PEREIRA, Zildene, Francisca. COELHO, Raimunda de Fátima Neves. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Ítala Rayane Campos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Aprendizagem contínua Prática docente Teacher training Continuous learning Teaching practice Educação. |
topic |
Formação docente Aprendizagem contínua Prática docente Teacher training Continuous learning Teaching practice Educação. |
description |
O presente estudo objetiva analisar como as aprendizagens docentes nos processos de formação continuada estão contribuindo para a melhoria da prática pedagógica no cotidiano escolar. A questão problema propõe: Como as aprendizagens docentes nos processos de formação continuada estão contribuindo para a prática pedagógica no cotidiano escolar? Este estudo foi subsidiado pelo referencial teórico das conceituações da formação continuada e sua história da formação de professores no Brasil. Adotamos uma metodologia de cunho qualitativo, fazendo-se necessário um estudo de campo, durante o período de junho e julho de 2016. Como caminho metodológico para discussão dos dados privilegiou-se a Análise de Conteúdo, fundamentada no pressuposto teórico de Bardin (1977). A investigação está ancorada nos aportes teóricos de autores como: Nóvoa (1977; 2001; 2002), Imbernón (2010), Dias (2012), Libâneo (2001), Marin (1995), Veiga (2008) e alguns documentos educacionais, cujos temas estão relacionados com Formações dos Professores e Práticas Pedagógicas. Definimos como sujeito para esta pesquisa quatro (04) docentes que lecionam em duas escolas municipais da cidade de Sousa – PB, nas quais atuam na Educação Infantil, apresentamos como instrumento de coleta de dado utilizado nessa pesquisa, uma entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram que os processos de formação continuada são bastante valorizados pelo conjunto de docentes entrevistadas, para essas docentes a formação continuada é algo bom e produtivo. As docentes, em suas falas, enfatizaram a positividade e a importância do aprendizado desenvolvido no processo de formação continuada e dos saberes que são possíveis de adquirir em tal processo, pois a diversidade de procedimentos didáticos adotados nas formações e as possibilidades metodológicas de ensino e aprendizagem oferecidas possibilitam alternativas para a melhoria das suas práticas docentes e para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Assim, os processos de formação continuada contribuem para a prática do docente em geral, auxiliam na atuação do professor, pois oferece suporte, assistência, inovações e na busca de conhecimento e aprendizagem para o desenvolvimento de sua ação docente. A partir dessas formações o professor pode tentar suprir as dificuldades encontradas em sala de aula, bem como aprofundar seus conhecimentos teóricos nessa área, realizando trabalhos articulados no ensino/aprendizagem dos seus alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-28 2019-08-29T11:12:00Z 2019-08-29 2019-08-29T11:12:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6325 SILVA, Ítala Rayane Campos. Aprendizagens docentes nos processos de formação continuada e sua materialidade no cotidiano. 2016. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6325 |
identifier_str_mv |
SILVA, Ítala Rayane Campos. Aprendizagens docentes nos processos de formação continuada e sua materialidade no cotidiano. 2016. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744389630590976 |