A educação matemática para crianças do infantil V: refletindo as práticas de ensino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Fabrícia Duarte.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7519
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo, a Matemática na Educação Infantil, buscando compreender a/s concepção/ões dos docentes no que diz respeito ao processo de ensino- aprendizagem desta área do conhecimento. Nesta perspectiva, o objetivo geral é analisar como ocorre o processo de Educação Matemática e qual/is concepção/ões possue/m os docentes de Educação Infantil acerca deste ensino. Trazendo como problema central da pesquisa a seguinte questão: Como desenrola-se a Educação Matemática a partir da/s concepção/ões dos docentes de Educação Infantil, numa creche municipal de Lavras da Mangabeira-CE, especificamente nas turmas do Infantil V? Para tanto, a pesquisa se caracterizou de natureza predominantemente qualitativa, através de uma pesquisa de campo, tendo a observação e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados, os quais foram aplicados com a professora regente da turma observada e com a coordenadora pedagógica da instituição pesquisada. Subsequentemente, os dados foram avaliados a partir da análise de conteúdo, sendo observáveis as práticas de ensino utilizadas para o processo de ensino-aprendizagem da Educação Matemática, o planejamento, o acompanhamento pedagógico e os princípios de ensino das entrevistadas. Os resultados desta pesquisa revelam uma certa preocupação por parte de nós, futuros pedagogos, no que se diz respeito ao cenário organizacional de práticas pedagógicas que foi encontrado durante a coleta de dados. O ensino da matemática decorre de estruturações tradicionalistas por parte das educadoras, que restringem os saberes prévios das crianças, tratando-as como meros seres oprimidos, que estão em sala de aula como receptores do conhecimento. As educadoras demonstram ainda que têm consciência da importância do uso de metodologias concretas para facilitar o aprendizado, porém, a acomodação é um fator que dificulta a utilização desses recursos.
id UFCG_00de5badf25b1d9e05477e5d5ccca0b9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7519
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A educação matemática para crianças do infantil V: refletindo as práticas de ensino.Mathematical education for children in kindergarten V: reflecting teaching practices.Matemática - educação infantilMatemática - ensino - aprendizagemFormação de professoresEducação matemáticaMathematics - early childhood educationMath - teaching - learningTeacher trainingMathematics educationEducação.O presente trabalho tem como objeto de estudo, a Matemática na Educação Infantil, buscando compreender a/s concepção/ões dos docentes no que diz respeito ao processo de ensino- aprendizagem desta área do conhecimento. Nesta perspectiva, o objetivo geral é analisar como ocorre o processo de Educação Matemática e qual/is concepção/ões possue/m os docentes de Educação Infantil acerca deste ensino. Trazendo como problema central da pesquisa a seguinte questão: Como desenrola-se a Educação Matemática a partir da/s concepção/ões dos docentes de Educação Infantil, numa creche municipal de Lavras da Mangabeira-CE, especificamente nas turmas do Infantil V? Para tanto, a pesquisa se caracterizou de natureza predominantemente qualitativa, através de uma pesquisa de campo, tendo a observação e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados, os quais foram aplicados com a professora regente da turma observada e com a coordenadora pedagógica da instituição pesquisada. Subsequentemente, os dados foram avaliados a partir da análise de conteúdo, sendo observáveis as práticas de ensino utilizadas para o processo de ensino-aprendizagem da Educação Matemática, o planejamento, o acompanhamento pedagógico e os princípios de ensino das entrevistadas. Os resultados desta pesquisa revelam uma certa preocupação por parte de nós, futuros pedagogos, no que se diz respeito ao cenário organizacional de práticas pedagógicas que foi encontrado durante a coleta de dados. O ensino da matemática decorre de estruturações tradicionalistas por parte das educadoras, que restringem os saberes prévios das crianças, tratando-as como meros seres oprimidos, que estão em sala de aula como receptores do conhecimento. As educadoras demonstram ainda que têm consciência da importância do uso de metodologias concretas para facilitar o aprendizado, porém, a acomodação é um fator que dificulta a utilização desses recursos.This work has the object of study Mathematics in Child Education, research in education and/or education in the field of knowledge. In this perspective, the general objective is to analyze how the process of Mathematics Education occurs and what conceptions teachers from Child Education have about this kind of teaching. Bringing the following question as a central problem of the research: How is Mathematics Education developed from the conceptions of the teachers of Early Childhood Education, in a municipal nursery in Lavras da Mangabeira-CE, specifically in the classes of Infantil V (child level V)? To do so, the research was characterized by a predominantly qualitative nature, through a field research, with the observation and semi-structured interview as instruments of data collection, which were applied with the teacher regent of the group observed and with the pedagogical coordinator of the institution. To do so, the research was characterized by a predominantly qualitative nature, through a field research, with the observation and semi-structured interview as instruments of data collection, which were applied with the teacher regent of the group observed and with the pedagogical coordinator of the institution. Subsequently, the data were evaluated from the content analysis, observing the teaching practices used for the teaching-learning process of Mathematics Education, the planning, the pedagogical accompaniment and the teaching principles of the interviewees. The results of this research reveal a certain concern on our part, future educators, regarding the organizational scenario of pedagogical practices that was found during the data collection. The teaching of mathematics derives from traditionalist structures on the part of educators, who restrict the prior knowledge of children, treating them as mere oppressed beings, who are in the classroom as recipients of knowledge. These educators also show that they are aware of the importance of using concrete methodologies to facilitate learning, but accommodation is a factor that makes it difficult to use these resources.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPIRES, Aparecida Carneiro.PIRES, Aparecida Carneiro.http://lattes.cnpq.br/5613969088897311FEITOSA, Belijane Marques.CEZÁRIO, Danilo de Sousa.RODRIGUES, Fabrícia Duarte.2018-12-072019-09-30T16:13:32Z2019-09-302019-09-30T16:13:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7519RODRIGUES, Fabrícia Duarte. A educação matemática para crianças do infantil V: refletindo as práticas de ensino. 2018. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T17:38:26Zoai:localhost:riufcg/7519Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T17:38:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação matemática para crianças do infantil V: refletindo as práticas de ensino.
Mathematical education for children in kindergarten V: reflecting teaching practices.
title A educação matemática para crianças do infantil V: refletindo as práticas de ensino.
spellingShingle A educação matemática para crianças do infantil V: refletindo as práticas de ensino.
RODRIGUES, Fabrícia Duarte.
Matemática - educação infantil
Matemática - ensino - aprendizagem
Formação de professores
Educação matemática
Mathematics - early childhood education
Math - teaching - learning
Teacher training
Mathematics education
Educação.
title_short A educação matemática para crianças do infantil V: refletindo as práticas de ensino.
title_full A educação matemática para crianças do infantil V: refletindo as práticas de ensino.
title_fullStr A educação matemática para crianças do infantil V: refletindo as práticas de ensino.
title_full_unstemmed A educação matemática para crianças do infantil V: refletindo as práticas de ensino.
title_sort A educação matemática para crianças do infantil V: refletindo as práticas de ensino.
author RODRIGUES, Fabrícia Duarte.
author_facet RODRIGUES, Fabrícia Duarte.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PIRES, Aparecida Carneiro.
PIRES, Aparecida Carneiro.
http://lattes.cnpq.br/5613969088897311
FEITOSA, Belijane Marques.
CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Fabrícia Duarte.
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - educação infantil
Matemática - ensino - aprendizagem
Formação de professores
Educação matemática
Mathematics - early childhood education
Math - teaching - learning
Teacher training
Mathematics education
Educação.
topic Matemática - educação infantil
Matemática - ensino - aprendizagem
Formação de professores
Educação matemática
Mathematics - early childhood education
Math - teaching - learning
Teacher training
Mathematics education
Educação.
description O presente trabalho tem como objeto de estudo, a Matemática na Educação Infantil, buscando compreender a/s concepção/ões dos docentes no que diz respeito ao processo de ensino- aprendizagem desta área do conhecimento. Nesta perspectiva, o objetivo geral é analisar como ocorre o processo de Educação Matemática e qual/is concepção/ões possue/m os docentes de Educação Infantil acerca deste ensino. Trazendo como problema central da pesquisa a seguinte questão: Como desenrola-se a Educação Matemática a partir da/s concepção/ões dos docentes de Educação Infantil, numa creche municipal de Lavras da Mangabeira-CE, especificamente nas turmas do Infantil V? Para tanto, a pesquisa se caracterizou de natureza predominantemente qualitativa, através de uma pesquisa de campo, tendo a observação e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados, os quais foram aplicados com a professora regente da turma observada e com a coordenadora pedagógica da instituição pesquisada. Subsequentemente, os dados foram avaliados a partir da análise de conteúdo, sendo observáveis as práticas de ensino utilizadas para o processo de ensino-aprendizagem da Educação Matemática, o planejamento, o acompanhamento pedagógico e os princípios de ensino das entrevistadas. Os resultados desta pesquisa revelam uma certa preocupação por parte de nós, futuros pedagogos, no que se diz respeito ao cenário organizacional de práticas pedagógicas que foi encontrado durante a coleta de dados. O ensino da matemática decorre de estruturações tradicionalistas por parte das educadoras, que restringem os saberes prévios das crianças, tratando-as como meros seres oprimidos, que estão em sala de aula como receptores do conhecimento. As educadoras demonstram ainda que têm consciência da importância do uso de metodologias concretas para facilitar o aprendizado, porém, a acomodação é um fator que dificulta a utilização desses recursos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
2019-09-30T16:13:32Z
2019-09-30
2019-09-30T16:13:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7519
RODRIGUES, Fabrícia Duarte. A educação matemática para crianças do infantil V: refletindo as práticas de ensino. 2018. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7519
identifier_str_mv RODRIGUES, Fabrícia Duarte. A educação matemática para crianças do infantil V: refletindo as práticas de ensino. 2018. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744398551875584