A representação dos negros no cinema brasileiro: uma olhar sobre a obra fílmica “Xica da Silva” (1976).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Hallyson Alves.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29449
Resumo: Metodologicamente, os recursos audiovisuais têm ganhado cada vez mais espaço nos campos acadêmicos, representando um importante aliado para a construção do saber historiográfico, sobretudo após a emergência de novos paradigmas, oriundos da Escola dos Annales. Foi a partir dos estudos efetivados pelo historiador francês Marc Ferro que o cinema, antes tido com desconfiança pelos historiadores, foi sendo progressivamente aceito e utilizado como objeto de estudo. Deste modo, esse trabalho visa efetivar um estudo acerca das representações dos negros no cinema brasileiro, a partir da obra fílmica “Xica da Silva”, produção realizada no ano de 1976, pelo diretor Cacá Diegues. O filme retoma a época do Brasil escravocrata, mais precisamente a sociedade mineira de Diamantina, no século XVIII, onde vive a escrava negra que dá nome ao filme, dotada de uma beleza que chama a atenção do representante da coroa portuguesa, ao qual apaixona-se por ela e passa a satisfazer todas as suas vontades. Buscamos verificar as abordagens encontradas e produzidas no roteiro envolvendo, sobretudo, o lugar dos negros nos dois tempos históricos: no tempo presente, onde a obra é produzida (1976) e no tempo representado na produção (século XVIII). Como aporte teórico, analisamos os estudos efetivados por Marc Ferro e José de Assunção Barros, ao que pese a relação Cinema e História, bem como produções que abordem o cinema brasileiro e a participação dos negros nas produções nacionais a partir da compreensão do cinema enquanto narrativa, portanto, representação, conceito este contemplado nos estudos de Roger Chartier.
id UFCG_017e0b8daac422e20d038a65388c77bb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29449
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A representação dos negros no cinema brasileiro: uma olhar sobre a obra fílmica “Xica da Silva” (1976).The representation of black people in Brazilian cinema: a look at the film work “Xica da Silva” (1976).Cinema brasileiro - representação negraRepresentação negra - cinema brasileiroNegros no cinema brasileiro - representaçãoObra fílmica Xica da Silva - 1976Filme Xica da Silva - 1976Xica da Silva - filme 1976Recurso audiovisual - cinemaCinema e HistóriaMarc Ferro -relação cinema e históriaJosé de Assunção Barros - relação cinema e históriaRelações étnico-raciais - educaçãoBrazilian cinema - black representationBlack representation - Brazilian cinemaBlacks in Brazilian cinema - representationFilm work Xica da Silva - 1976Film Xica da Silva - 1976Xica da Silva - 1976 filmAudiovisual resource - cinemaCinema and HistoryMarc Ferro - relationship between cinema and historyJosé de Assunção Barros - relationship between cinema and historyEthnic-racial relations - educationEducação HistóriaMetodologicamente, os recursos audiovisuais têm ganhado cada vez mais espaço nos campos acadêmicos, representando um importante aliado para a construção do saber historiográfico, sobretudo após a emergência de novos paradigmas, oriundos da Escola dos Annales. Foi a partir dos estudos efetivados pelo historiador francês Marc Ferro que o cinema, antes tido com desconfiança pelos historiadores, foi sendo progressivamente aceito e utilizado como objeto de estudo. Deste modo, esse trabalho visa efetivar um estudo acerca das representações dos negros no cinema brasileiro, a partir da obra fílmica “Xica da Silva”, produção realizada no ano de 1976, pelo diretor Cacá Diegues. O filme retoma a época do Brasil escravocrata, mais precisamente a sociedade mineira de Diamantina, no século XVIII, onde vive a escrava negra que dá nome ao filme, dotada de uma beleza que chama a atenção do representante da coroa portuguesa, ao qual apaixona-se por ela e passa a satisfazer todas as suas vontades. Buscamos verificar as abordagens encontradas e produzidas no roteiro envolvendo, sobretudo, o lugar dos negros nos dois tempos históricos: no tempo presente, onde a obra é produzida (1976) e no tempo representado na produção (século XVIII). Como aporte teórico, analisamos os estudos efetivados por Marc Ferro e José de Assunção Barros, ao que pese a relação Cinema e História, bem como produções que abordem o cinema brasileiro e a participação dos negros nas produções nacionais a partir da compreensão do cinema enquanto narrativa, portanto, representação, conceito este contemplado nos estudos de Roger Chartier.Methodologically, audiovisual resources has gained more and more space in academic spaces, an important ally for the construction of knowledge historiography, especially after the emergence of new paradigms coming from the Annales school. It was from the studies effected by the French historian Marc Ferro that film before had with suspicion by historians, was gradually accepted and used as an object of study. Thus, this work aims to carry out a study on the representations of blacks in Brazilian cinema from the film work "Xica da Silva" production undertaken in 1976 by director Carlos Diegues. The film takes up the time of slavery Brazil, specifically the mining company of Diamantina, in the eighteenth century, home to the black slave who names the film, endowed with a beauty that draws the attention of the representative of the Portuguese crown, which passionately up for it and goes on to meet all your wishes. We seek to verify the approaches found and produced in the script involving especially the blacks of place in the two historical times: at the present time where the work is produced (1976) and the time represented in the production (eighteenth century). As a theoretical framework, we analyzed the studies effected by Marc Ferro and José de Assunção Barros, to spite the relationship Cinema and History, as well as productions that address the Brazilian cinema and the participation of blacks in national productions from the understanding of film as narrative therefore representation, a concept contemplated in the studies of Roger Chartier.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGBRANDÃO, Ivone AgraBRANDÃO, I. A.MONTENEGRO, José Benjamin.MONTENEGRO, J. B.SANTOS, Harriet Karolina Galdino dos.SANTOS, H. K. G.BEZERRA, Hallyson Alves.2015-052023-04-24T13:21:18Z2023-04-242023-04-24T13:21:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29449BEZERRA, Hallyson Alves. A representação dos negros no cinema brasileiro: uma olhar sobre a obra fílmica “Xica da Silva” (1976). 2015. 32f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29449porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-24T13:21:56Zoai:localhost:riufcg/29449Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-24T13:21:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação dos negros no cinema brasileiro: uma olhar sobre a obra fílmica “Xica da Silva” (1976).
The representation of black people in Brazilian cinema: a look at the film work “Xica da Silva” (1976).
title A representação dos negros no cinema brasileiro: uma olhar sobre a obra fílmica “Xica da Silva” (1976).
spellingShingle A representação dos negros no cinema brasileiro: uma olhar sobre a obra fílmica “Xica da Silva” (1976).
BEZERRA, Hallyson Alves.
Cinema brasileiro - representação negra
Representação negra - cinema brasileiro
Negros no cinema brasileiro - representação
Obra fílmica Xica da Silva - 1976
Filme Xica da Silva - 1976
Xica da Silva - filme 1976
Recurso audiovisual - cinema
Cinema e História
Marc Ferro -relação cinema e história
José de Assunção Barros - relação cinema e história
Relações étnico-raciais - educação
Brazilian cinema - black representation
Black representation - Brazilian cinema
Blacks in Brazilian cinema - representation
Film work Xica da Silva - 1976
Film Xica da Silva - 1976
Xica da Silva - 1976 film
Audiovisual resource - cinema
Cinema and History
Marc Ferro - relationship between cinema and history
José de Assunção Barros - relationship between cinema and history
Ethnic-racial relations - education
Educação História
title_short A representação dos negros no cinema brasileiro: uma olhar sobre a obra fílmica “Xica da Silva” (1976).
title_full A representação dos negros no cinema brasileiro: uma olhar sobre a obra fílmica “Xica da Silva” (1976).
title_fullStr A representação dos negros no cinema brasileiro: uma olhar sobre a obra fílmica “Xica da Silva” (1976).
title_full_unstemmed A representação dos negros no cinema brasileiro: uma olhar sobre a obra fílmica “Xica da Silva” (1976).
title_sort A representação dos negros no cinema brasileiro: uma olhar sobre a obra fílmica “Xica da Silva” (1976).
author BEZERRA, Hallyson Alves.
author_facet BEZERRA, Hallyson Alves.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BRANDÃO, Ivone Agra
BRANDÃO, I. A.
MONTENEGRO, José Benjamin.
MONTENEGRO, J. B.
SANTOS, Harriet Karolina Galdino dos.
SANTOS, H. K. G.
dc.contributor.author.fl_str_mv BEZERRA, Hallyson Alves.
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema brasileiro - representação negra
Representação negra - cinema brasileiro
Negros no cinema brasileiro - representação
Obra fílmica Xica da Silva - 1976
Filme Xica da Silva - 1976
Xica da Silva - filme 1976
Recurso audiovisual - cinema
Cinema e História
Marc Ferro -relação cinema e história
José de Assunção Barros - relação cinema e história
Relações étnico-raciais - educação
Brazilian cinema - black representation
Black representation - Brazilian cinema
Blacks in Brazilian cinema - representation
Film work Xica da Silva - 1976
Film Xica da Silva - 1976
Xica da Silva - 1976 film
Audiovisual resource - cinema
Cinema and History
Marc Ferro - relationship between cinema and history
José de Assunção Barros - relationship between cinema and history
Ethnic-racial relations - education
Educação História
topic Cinema brasileiro - representação negra
Representação negra - cinema brasileiro
Negros no cinema brasileiro - representação
Obra fílmica Xica da Silva - 1976
Filme Xica da Silva - 1976
Xica da Silva - filme 1976
Recurso audiovisual - cinema
Cinema e História
Marc Ferro -relação cinema e história
José de Assunção Barros - relação cinema e história
Relações étnico-raciais - educação
Brazilian cinema - black representation
Black representation - Brazilian cinema
Blacks in Brazilian cinema - representation
Film work Xica da Silva - 1976
Film Xica da Silva - 1976
Xica da Silva - 1976 film
Audiovisual resource - cinema
Cinema and History
Marc Ferro - relationship between cinema and history
José de Assunção Barros - relationship between cinema and history
Ethnic-racial relations - education
Educação História
description Metodologicamente, os recursos audiovisuais têm ganhado cada vez mais espaço nos campos acadêmicos, representando um importante aliado para a construção do saber historiográfico, sobretudo após a emergência de novos paradigmas, oriundos da Escola dos Annales. Foi a partir dos estudos efetivados pelo historiador francês Marc Ferro que o cinema, antes tido com desconfiança pelos historiadores, foi sendo progressivamente aceito e utilizado como objeto de estudo. Deste modo, esse trabalho visa efetivar um estudo acerca das representações dos negros no cinema brasileiro, a partir da obra fílmica “Xica da Silva”, produção realizada no ano de 1976, pelo diretor Cacá Diegues. O filme retoma a época do Brasil escravocrata, mais precisamente a sociedade mineira de Diamantina, no século XVIII, onde vive a escrava negra que dá nome ao filme, dotada de uma beleza que chama a atenção do representante da coroa portuguesa, ao qual apaixona-se por ela e passa a satisfazer todas as suas vontades. Buscamos verificar as abordagens encontradas e produzidas no roteiro envolvendo, sobretudo, o lugar dos negros nos dois tempos históricos: no tempo presente, onde a obra é produzida (1976) e no tempo representado na produção (século XVIII). Como aporte teórico, analisamos os estudos efetivados por Marc Ferro e José de Assunção Barros, ao que pese a relação Cinema e História, bem como produções que abordem o cinema brasileiro e a participação dos negros nas produções nacionais a partir da compreensão do cinema enquanto narrativa, portanto, representação, conceito este contemplado nos estudos de Roger Chartier.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05
2023-04-24T13:21:18Z
2023-04-24
2023-04-24T13:21:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29449
BEZERRA, Hallyson Alves. A representação dos negros no cinema brasileiro: uma olhar sobre a obra fílmica “Xica da Silva” (1976). 2015. 32f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29449
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29449
identifier_str_mv BEZERRA, Hallyson Alves. A representação dos negros no cinema brasileiro: uma olhar sobre a obra fílmica “Xica da Silva” (1976). 2015. 32f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744573676650496