A importância da formação do professor para a educação de alunos surdos em uma cidade de estado do Ceará.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, Maria Luana Araújo.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7307
Resumo: A formação do professor na perspectiva de educação inclusiva para educação de surdos é relevante porque contribui no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo que ingressa na escola regular. A pesquisa se estruturou diante da reflexão sobre a importância do oferecimento de formações de professores para lidar com os estudantes surdos para que possam se utilizar da língua de sinais como instrumento de comunicação e afirmação da identidade da pessoa surda e, assim, oferecer uma educação para as pessoas surdas baseada na modalidade bilíngue. Tendo presente esses aspectos foram realizadas buscas junto às leis que auxiliaram na construção do aporte teórico, tais como o Decreto nº 5.626/05 que regulamenta o acesso das pessoas surdas à educação, como também a Constituição Federal Brasileira (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9394/96 (BRASIL, 1996), Plano Nacional de Educação (2014) assim como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). A partir das bases legais e de autores como Skliar (2001), Strobel (2008), Novaes (2010), Slomsk (2010), Dorziat (2011), Lima (2011), Mantoan (1998), foi possível perceber os desafios enfrentados desde a formação do professor até a sala de aula, devido à falta de informação e formação que atenda as necessidades dos estudantes, e como consequência, essa formação incide diretamente no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo até para interagir com o interprete. Realizamos uma revisão de literatura e uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. O lócus da pesquisa foi a Secretaria Municipal de Educação de uma cidade do estado do Ceará, órgão público responsável direto pelo processo educativo do município. Também foi aplicado um questionário para saber se a Secretaria do Municipal de Educação do município oferecia formações aos professores que desse suporte para o ensino de alunos surdos, os sujeitos da pesquisa foram o secretario de Educação e a coordenadora de formações. A pesquisa revelou que não há oferta de formações para os professores do município voltadas para a educação de surdos, o que reflete, negativamente, na prática pedagógica dos professores voltada para o processo de escolarização dos estudantes surdos nas escolas.
id UFCG_1c1043d2eec9e70ae1b62778bc3bfe95
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7307
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A importância da formação do professor para a educação de alunos surdos em uma cidade de estado do Ceará.The importance of teacher education for the education of deaf students in a city of Ceará state.Educação inclusivaFormação de professoresAlunos surdosEducação de surdosInclusive EducationTeacher TrainingDeaf StudentsDeaf EducationLetras - Língua Portuguesa.A formação do professor na perspectiva de educação inclusiva para educação de surdos é relevante porque contribui no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo que ingressa na escola regular. A pesquisa se estruturou diante da reflexão sobre a importância do oferecimento de formações de professores para lidar com os estudantes surdos para que possam se utilizar da língua de sinais como instrumento de comunicação e afirmação da identidade da pessoa surda e, assim, oferecer uma educação para as pessoas surdas baseada na modalidade bilíngue. Tendo presente esses aspectos foram realizadas buscas junto às leis que auxiliaram na construção do aporte teórico, tais como o Decreto nº 5.626/05 que regulamenta o acesso das pessoas surdas à educação, como também a Constituição Federal Brasileira (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9394/96 (BRASIL, 1996), Plano Nacional de Educação (2014) assim como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). A partir das bases legais e de autores como Skliar (2001), Strobel (2008), Novaes (2010), Slomsk (2010), Dorziat (2011), Lima (2011), Mantoan (1998), foi possível perceber os desafios enfrentados desde a formação do professor até a sala de aula, devido à falta de informação e formação que atenda as necessidades dos estudantes, e como consequência, essa formação incide diretamente no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo até para interagir com o interprete. Realizamos uma revisão de literatura e uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. O lócus da pesquisa foi a Secretaria Municipal de Educação de uma cidade do estado do Ceará, órgão público responsável direto pelo processo educativo do município. Também foi aplicado um questionário para saber se a Secretaria do Municipal de Educação do município oferecia formações aos professores que desse suporte para o ensino de alunos surdos, os sujeitos da pesquisa foram o secretario de Educação e a coordenadora de formações. A pesquisa revelou que não há oferta de formações para os professores do município voltadas para a educação de surdos, o que reflete, negativamente, na prática pedagógica dos professores voltada para o processo de escolarização dos estudantes surdos nas escolas.Teacher training in the perspective of inclusion for deaf education is relevant because contributes aid in the teaching and learning process of the deaf student entering the regular school. This research is structured lightened by reflecting on the importance of offering teacher training to deal with deaf students so that they can use sign language as an instrument of communication and affirmation of the deaf person identity and, thus, offer an education for deaf people based on bilingual modality. Taking these aspects into account, laws that helped to build the theoretical framework were searched, such as the Decree No. 5,626 / 05, which regulates deaf people's access to education, as well as the Brazilian Federal Constitution (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9394/96, Plano Nacional de Educação (2014) as well as the a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). From the legal bases and authors such as Skliar (2001), Strobel (2008), Novaes (2010), Slomsk (2010), Dorziat (2011), Lima (2011), Mantoan (1998) it was possible to realize the challenges faced by teachers from teacher education to the classroom, due to the lack of information and training that meets the students needs, and as a consequence, this insufficient training affects directly the deaf student process of teaching and learning, turning difficult even the interaction between him/her and the interpreter. We carried out a literature review and a field research with a qualitative approach. The locus of the research was the Municipal Department of Education of a city in the state of Ceará, a public agency directly responsible for the educational process in the city. A questionnaire was also applied to know if the city Municipal Department of Education offered to teachers training that provided support for teaching deaf students, the subjects of the research were the Secretary of Education and the formation coordinator. The research results revealed that, in this city, there is no offer of training for teachers focused on the deaf people education, which reflects, negatively, on the pedagogical practice of teachers regarding the schooling process of deaf students in schools.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDANTAS, Nozângela Maria Rolim.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.http://lattes.cnpq.br/3332721010337685LIMA JUNIOR, Geraldo Venceslau de.SOARES, Luisa de Marillac Ramos.VIEIRA, Maria Luana Araújo.2018-08-022019-09-25T16:10:15Z2019-09-252019-09-25T16:10:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7307VIEIRA, Maria Luana Araújo. A importância da formação de professores para a educação de alunos surdos em uma cidade do estado do Ceará. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-21T14:05:24Zoai:localhost:riufcg/7307Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-21T14:05:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da formação do professor para a educação de alunos surdos em uma cidade de estado do Ceará.
The importance of teacher education for the education of deaf students in a city of Ceará state.
title A importância da formação do professor para a educação de alunos surdos em uma cidade de estado do Ceará.
spellingShingle A importância da formação do professor para a educação de alunos surdos em uma cidade de estado do Ceará.
VIEIRA, Maria Luana Araújo.
Educação inclusiva
Formação de professores
Alunos surdos
Educação de surdos
Inclusive Education
Teacher Training
Deaf Students
Deaf Education
Letras - Língua Portuguesa.
title_short A importância da formação do professor para a educação de alunos surdos em uma cidade de estado do Ceará.
title_full A importância da formação do professor para a educação de alunos surdos em uma cidade de estado do Ceará.
title_fullStr A importância da formação do professor para a educação de alunos surdos em uma cidade de estado do Ceará.
title_full_unstemmed A importância da formação do professor para a educação de alunos surdos em uma cidade de estado do Ceará.
title_sort A importância da formação do professor para a educação de alunos surdos em uma cidade de estado do Ceará.
author VIEIRA, Maria Luana Araújo.
author_facet VIEIRA, Maria Luana Araújo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685
LIMA JUNIOR, Geraldo Venceslau de.
SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEIRA, Maria Luana Araújo.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Formação de professores
Alunos surdos
Educação de surdos
Inclusive Education
Teacher Training
Deaf Students
Deaf Education
Letras - Língua Portuguesa.
topic Educação inclusiva
Formação de professores
Alunos surdos
Educação de surdos
Inclusive Education
Teacher Training
Deaf Students
Deaf Education
Letras - Língua Portuguesa.
description A formação do professor na perspectiva de educação inclusiva para educação de surdos é relevante porque contribui no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo que ingressa na escola regular. A pesquisa se estruturou diante da reflexão sobre a importância do oferecimento de formações de professores para lidar com os estudantes surdos para que possam se utilizar da língua de sinais como instrumento de comunicação e afirmação da identidade da pessoa surda e, assim, oferecer uma educação para as pessoas surdas baseada na modalidade bilíngue. Tendo presente esses aspectos foram realizadas buscas junto às leis que auxiliaram na construção do aporte teórico, tais como o Decreto nº 5.626/05 que regulamenta o acesso das pessoas surdas à educação, como também a Constituição Federal Brasileira (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9394/96 (BRASIL, 1996), Plano Nacional de Educação (2014) assim como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). A partir das bases legais e de autores como Skliar (2001), Strobel (2008), Novaes (2010), Slomsk (2010), Dorziat (2011), Lima (2011), Mantoan (1998), foi possível perceber os desafios enfrentados desde a formação do professor até a sala de aula, devido à falta de informação e formação que atenda as necessidades dos estudantes, e como consequência, essa formação incide diretamente no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo até para interagir com o interprete. Realizamos uma revisão de literatura e uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. O lócus da pesquisa foi a Secretaria Municipal de Educação de uma cidade do estado do Ceará, órgão público responsável direto pelo processo educativo do município. Também foi aplicado um questionário para saber se a Secretaria do Municipal de Educação do município oferecia formações aos professores que desse suporte para o ensino de alunos surdos, os sujeitos da pesquisa foram o secretario de Educação e a coordenadora de formações. A pesquisa revelou que não há oferta de formações para os professores do município voltadas para a educação de surdos, o que reflete, negativamente, na prática pedagógica dos professores voltada para o processo de escolarização dos estudantes surdos nas escolas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-02
2019-09-25T16:10:15Z
2019-09-25
2019-09-25T16:10:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7307
VIEIRA, Maria Luana Araújo. A importância da formação de professores para a educação de alunos surdos em uma cidade do estado do Ceará. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7307
identifier_str_mv VIEIRA, Maria Luana Araújo. A importância da formação de professores para a educação de alunos surdos em uma cidade do estado do Ceará. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744396400197632