Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Pablo Neruda Farias de.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13247
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos começa a se apresentar de forma mais definida com a crescente industrialização do Brasil e principalmente apos a segunda guerra mundial que abre horizontes para a formação de um mundo mais igualitário e democrático. A Declaração dos Direitos Humanos, promulgada pela Organização das Nações Unidas -ONU, vai afirmar a importância de uma educação voltada para a solidariedade e para a paz. Dessa forma, temos no Brasil o inicio de uma politica publica preocupada com a alfabetização de jovens e adultos. Nesse sentido, grande foi a contribuição de educadores como Paulo Freire. Neste trabalho, analisamos um pouco do método de alfabetização do educador pernambucano, bem como um pouco de sua contribuição politica e pedagógica na educação. O processo de alfabetização vem sofrendo profundas transformações desde o inicio do seculo passado aos dias atuais, por isso analisamos também a contribuição de Emília Ferreiro ao processo de alfabetização. Nesse sentido, na perspectiva de ir nos tornando um professor reflexivo, buscaremos a luz da teoria obtida nesta investigação, refletir a minha própria pratica docente em turmas de Educação de Jovens e Adultos - EJA e a de outros professores, no intuito de identificar praticas que deverão ser fortalecidas (por serem condizentes com as exigências contemporâneas) e praticas que precisam serem (re)significadas.
id UFCG_01e91688c4314c30d5740e4e69d229c5
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13247
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos.Youth and adult education: a brief look at the practice of adult literacy.Avaliação escolarAprendizagemDialogicidadePráticas avaliativasAvaliação pedagógicaSchool evaluationLearningDialogicityEvaluative practicesPedagogical evaluationA Educação de Jovens e Adultos começa a se apresentar de forma mais definida com a crescente industrialização do Brasil e principalmente apos a segunda guerra mundial que abre horizontes para a formação de um mundo mais igualitário e democrático. A Declaração dos Direitos Humanos, promulgada pela Organização das Nações Unidas -ONU, vai afirmar a importância de uma educação voltada para a solidariedade e para a paz. Dessa forma, temos no Brasil o inicio de uma politica publica preocupada com a alfabetização de jovens e adultos. Nesse sentido, grande foi a contribuição de educadores como Paulo Freire. Neste trabalho, analisamos um pouco do método de alfabetização do educador pernambucano, bem como um pouco de sua contribuição politica e pedagógica na educação. O processo de alfabetização vem sofrendo profundas transformações desde o inicio do seculo passado aos dias atuais, por isso analisamos também a contribuição de Emília Ferreiro ao processo de alfabetização. Nesse sentido, na perspectiva de ir nos tornando um professor reflexivo, buscaremos a luz da teoria obtida nesta investigação, refletir a minha própria pratica docente em turmas de Educação de Jovens e Adultos - EJA e a de outros professores, no intuito de identificar praticas que deverão ser fortalecidas (por serem condizentes com as exigências contemporâneas) e praticas que precisam serem (re)significadas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899LIMA, Pablo Neruda Farias de.2007-05-102020-07-13T15:19:34Z2020-07-132020-07-13T15:19:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13247LIMA, Pablo Neruda Farias. 59f. Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos. Monografia - (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T16:47:55Zoai:localhost:riufcg/13247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T16:47:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos.
Youth and adult education: a brief look at the practice of adult literacy.
title Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos.
spellingShingle Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos.
LIMA, Pablo Neruda Farias de.
Avaliação escolar
Aprendizagem
Dialogicidade
Práticas avaliativas
Avaliação pedagógica
School evaluation
Learning
Dialogicity
Evaluative practices
Pedagogical evaluation
title_short Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos.
title_full Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos.
title_fullStr Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos.
title_full_unstemmed Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos.
title_sort Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos.
author LIMA, Pablo Neruda Farias de.
author_facet LIMA, Pablo Neruda Farias de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Pablo Neruda Farias de.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação escolar
Aprendizagem
Dialogicidade
Práticas avaliativas
Avaliação pedagógica
School evaluation
Learning
Dialogicity
Evaluative practices
Pedagogical evaluation
topic Avaliação escolar
Aprendizagem
Dialogicidade
Práticas avaliativas
Avaliação pedagógica
School evaluation
Learning
Dialogicity
Evaluative practices
Pedagogical evaluation
description A Educação de Jovens e Adultos começa a se apresentar de forma mais definida com a crescente industrialização do Brasil e principalmente apos a segunda guerra mundial que abre horizontes para a formação de um mundo mais igualitário e democrático. A Declaração dos Direitos Humanos, promulgada pela Organização das Nações Unidas -ONU, vai afirmar a importância de uma educação voltada para a solidariedade e para a paz. Dessa forma, temos no Brasil o inicio de uma politica publica preocupada com a alfabetização de jovens e adultos. Nesse sentido, grande foi a contribuição de educadores como Paulo Freire. Neste trabalho, analisamos um pouco do método de alfabetização do educador pernambucano, bem como um pouco de sua contribuição politica e pedagógica na educação. O processo de alfabetização vem sofrendo profundas transformações desde o inicio do seculo passado aos dias atuais, por isso analisamos também a contribuição de Emília Ferreiro ao processo de alfabetização. Nesse sentido, na perspectiva de ir nos tornando um professor reflexivo, buscaremos a luz da teoria obtida nesta investigação, refletir a minha própria pratica docente em turmas de Educação de Jovens e Adultos - EJA e a de outros professores, no intuito de identificar praticas que deverão ser fortalecidas (por serem condizentes com as exigências contemporâneas) e praticas que precisam serem (re)significadas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-10
2020-07-13T15:19:34Z
2020-07-13
2020-07-13T15:19:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13247
LIMA, Pablo Neruda Farias. 59f. Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos. Monografia - (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13247
identifier_str_mv LIMA, Pablo Neruda Farias. 59f. Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos. Monografia - (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744446624890880