Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13247 |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos começa a se apresentar de forma mais definida com a crescente industrialização do Brasil e principalmente apos a segunda guerra mundial que abre horizontes para a formação de um mundo mais igualitário e democrático. A Declaração dos Direitos Humanos, promulgada pela Organização das Nações Unidas -ONU, vai afirmar a importância de uma educação voltada para a solidariedade e para a paz. Dessa forma, temos no Brasil o inicio de uma politica publica preocupada com a alfabetização de jovens e adultos. Nesse sentido, grande foi a contribuição de educadores como Paulo Freire. Neste trabalho, analisamos um pouco do método de alfabetização do educador pernambucano, bem como um pouco de sua contribuição politica e pedagógica na educação. O processo de alfabetização vem sofrendo profundas transformações desde o inicio do seculo passado aos dias atuais, por isso analisamos também a contribuição de Emília Ferreiro ao processo de alfabetização. Nesse sentido, na perspectiva de ir nos tornando um professor reflexivo, buscaremos a luz da teoria obtida nesta investigação, refletir a minha própria pratica docente em turmas de Educação de Jovens e Adultos - EJA e a de outros professores, no intuito de identificar praticas que deverão ser fortalecidas (por serem condizentes com as exigências contemporâneas) e praticas que precisam serem (re)significadas. |
id |
UFCG_01e91688c4314c30d5740e4e69d229c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13247 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos.Youth and adult education: a brief look at the practice of adult literacy.Avaliação escolarAprendizagemDialogicidadePráticas avaliativasAvaliação pedagógicaSchool evaluationLearningDialogicityEvaluative practicesPedagogical evaluationA Educação de Jovens e Adultos começa a se apresentar de forma mais definida com a crescente industrialização do Brasil e principalmente apos a segunda guerra mundial que abre horizontes para a formação de um mundo mais igualitário e democrático. A Declaração dos Direitos Humanos, promulgada pela Organização das Nações Unidas -ONU, vai afirmar a importância de uma educação voltada para a solidariedade e para a paz. Dessa forma, temos no Brasil o inicio de uma politica publica preocupada com a alfabetização de jovens e adultos. Nesse sentido, grande foi a contribuição de educadores como Paulo Freire. Neste trabalho, analisamos um pouco do método de alfabetização do educador pernambucano, bem como um pouco de sua contribuição politica e pedagógica na educação. O processo de alfabetização vem sofrendo profundas transformações desde o inicio do seculo passado aos dias atuais, por isso analisamos também a contribuição de Emília Ferreiro ao processo de alfabetização. Nesse sentido, na perspectiva de ir nos tornando um professor reflexivo, buscaremos a luz da teoria obtida nesta investigação, refletir a minha própria pratica docente em turmas de Educação de Jovens e Adultos - EJA e a de outros professores, no intuito de identificar praticas que deverão ser fortalecidas (por serem condizentes com as exigências contemporâneas) e praticas que precisam serem (re)significadas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899LIMA, Pablo Neruda Farias de.2007-05-102020-07-13T15:19:34Z2020-07-132020-07-13T15:19:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13247LIMA, Pablo Neruda Farias. 59f. Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos. Monografia - (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T16:47:55Zoai:localhost:riufcg/13247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T16:47:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos. Youth and adult education: a brief look at the practice of adult literacy. |
title |
Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos. |
spellingShingle |
Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos. LIMA, Pablo Neruda Farias de. Avaliação escolar Aprendizagem Dialogicidade Práticas avaliativas Avaliação pedagógica School evaluation Learning Dialogicity Evaluative practices Pedagogical evaluation |
title_short |
Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos. |
title_full |
Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos. |
title_fullStr |
Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos. |
title_full_unstemmed |
Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos. |
title_sort |
Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos. |
author |
LIMA, Pablo Neruda Farias de. |
author_facet |
LIMA, Pablo Neruda Farias de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. AMARAL, M. G. B. http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Pablo Neruda Farias de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação escolar Aprendizagem Dialogicidade Práticas avaliativas Avaliação pedagógica School evaluation Learning Dialogicity Evaluative practices Pedagogical evaluation |
topic |
Avaliação escolar Aprendizagem Dialogicidade Práticas avaliativas Avaliação pedagógica School evaluation Learning Dialogicity Evaluative practices Pedagogical evaluation |
description |
A Educação de Jovens e Adultos começa a se apresentar de forma mais definida com a crescente industrialização do Brasil e principalmente apos a segunda guerra mundial que abre horizontes para a formação de um mundo mais igualitário e democrático. A Declaração dos Direitos Humanos, promulgada pela Organização das Nações Unidas -ONU, vai afirmar a importância de uma educação voltada para a solidariedade e para a paz. Dessa forma, temos no Brasil o inicio de uma politica publica preocupada com a alfabetização de jovens e adultos. Nesse sentido, grande foi a contribuição de educadores como Paulo Freire. Neste trabalho, analisamos um pouco do método de alfabetização do educador pernambucano, bem como um pouco de sua contribuição politica e pedagógica na educação. O processo de alfabetização vem sofrendo profundas transformações desde o inicio do seculo passado aos dias atuais, por isso analisamos também a contribuição de Emília Ferreiro ao processo de alfabetização. Nesse sentido, na perspectiva de ir nos tornando um professor reflexivo, buscaremos a luz da teoria obtida nesta investigação, refletir a minha própria pratica docente em turmas de Educação de Jovens e Adultos - EJA e a de outros professores, no intuito de identificar praticas que deverão ser fortalecidas (por serem condizentes com as exigências contemporâneas) e praticas que precisam serem (re)significadas. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-05-10 2020-07-13T15:19:34Z 2020-07-13 2020-07-13T15:19:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13247 LIMA, Pablo Neruda Farias. 59f. Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos. Monografia - (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13247 |
identifier_str_mv |
LIMA, Pablo Neruda Farias. 59f. Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos. Monografia - (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744446624890880 |