Percepções práticas avaliativas e instrumentos utilizados no processo de ensino e aprendizagem.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5064 |
Resumo: | Nos dias atuais é necessário repensar o processo avaliativo visando aprimorar o ensino e a aprendizagem, por isso, a avaliação deve existir para contribuir na formação do indivíduo, respeitando suas diferenças e individualidades e tornando-o capaz de resolver conflitos do seu cotidiano, exercendo também, sua própria cidadania. A avaliação é um tema relevante no contexto escolar, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental. A cada ano, a avaliação da aprendizagem escolar vem ganhando lugar de destaque nas discussões de especialistas em educação e dos professores. Este trabalho monográfico teve como objeto de estudo percepções, práticas avaliativas e instrumentos utilizados no processo de ensino e aprendizagem, tendo por objetivo geral analisar as concepções, instrumentos e práticas de avaliação dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental. Este estudo de caráter exploratório e descritivo, teve como sujeitos 5 (cinco) professoras de uma escola pública municipal da cidade de Cajazeiras-PB. Na busca de uma melhor compreensão desse processo, utilizou-se na coleta de dados, como instrumento, uma entrevista semiestruturada, composta por 10 (dez) questões. A análise dos dados foi realizada através da Técnica de Análise de Conteúdo (AC), as falas foram categorizadas nos documentos que legislam a educação básica Constituição Federal (CF) de 1988; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996; embasados nos discursos dos teóricos como: Hoffmann (2001); Luckesi (2002); Esteban (2004); Perrenoud (1999); Vasconcellos (1998); Haydt (1997); Demo (2004) e os discursos das entrevistadas. Os resultados alcançados apontaram que, faz-se necessário repensar constantemente sobre as práticas avaliativas em sala de aula, e que é no compartilhamento de conhecimento entre educador e educando que se dá a aprendizagem efetiva, pois a avaliação não pode simplesmente definir pela aprovação ou pela reprovação, mas sim buscar técnicas para solucionar as dificuldades, devendo ser continua, e nesse sentido, ela torna-se uma poderosa ferramenta na ação docente, favorecendo o aluno ao sucesso e não ao fracasso. Conclui-se, a partir dos resultados obtidos na entrevista, que o maior desafio do processo avaliativo nos anos iniciais é o olhar diferenciado, o respeito às especificidades de cada aluno, é o repensar sobre a prática pedagógica, é termos consciência de que como professores, somos os principais responsáveis pelas mudanças necessárias para vencermos os desafios de estar à frente de uma sala de aula. |
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Percepções práticas avaliativas e instrumentos utilizados no processo de ensino e aprendizagem.Evaluative practical perceptions and instruments used in the teaching and learning process.Avaliação escolarPráticas avaliativasInstrumentos avaliativosSchool evaluationEvaluative PracticesEvaluative instrumentsEducação.Nos dias atuais é necessário repensar o processo avaliativo visando aprimorar o ensino e a aprendizagem, por isso, a avaliação deve existir para contribuir na formação do indivíduo, respeitando suas diferenças e individualidades e tornando-o capaz de resolver conflitos do seu cotidiano, exercendo também, sua própria cidadania. A avaliação é um tema relevante no contexto escolar, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental. A cada ano, a avaliação da aprendizagem escolar vem ganhando lugar de destaque nas discussões de especialistas em educação e dos professores. Este trabalho monográfico teve como objeto de estudo percepções, práticas avaliativas e instrumentos utilizados no processo de ensino e aprendizagem, tendo por objetivo geral analisar as concepções, instrumentos e práticas de avaliação dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental. Este estudo de caráter exploratório e descritivo, teve como sujeitos 5 (cinco) professoras de uma escola pública municipal da cidade de Cajazeiras-PB. Na busca de uma melhor compreensão desse processo, utilizou-se na coleta de dados, como instrumento, uma entrevista semiestruturada, composta por 10 (dez) questões. A análise dos dados foi realizada através da Técnica de Análise de Conteúdo (AC), as falas foram categorizadas nos documentos que legislam a educação básica Constituição Federal (CF) de 1988; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996; embasados nos discursos dos teóricos como: Hoffmann (2001); Luckesi (2002); Esteban (2004); Perrenoud (1999); Vasconcellos (1998); Haydt (1997); Demo (2004) e os discursos das entrevistadas. Os resultados alcançados apontaram que, faz-se necessário repensar constantemente sobre as práticas avaliativas em sala de aula, e que é no compartilhamento de conhecimento entre educador e educando que se dá a aprendizagem efetiva, pois a avaliação não pode simplesmente definir pela aprovação ou pela reprovação, mas sim buscar técnicas para solucionar as dificuldades, devendo ser continua, e nesse sentido, ela torna-se uma poderosa ferramenta na ação docente, favorecendo o aluno ao sucesso e não ao fracasso. Conclui-se, a partir dos resultados obtidos na entrevista, que o maior desafio do processo avaliativo nos anos iniciais é o olhar diferenciado, o respeito às especificidades de cada aluno, é o repensar sobre a prática pedagógica, é termos consciência de que como professores, somos os principais responsáveis pelas mudanças necessárias para vencermos os desafios de estar à frente de uma sala de aula.Nowadays it is necessary to rethink the evaluation process in order to enhance teaching and learning. therefore, evaluation must exist to contribute to the formation of the individual, respecting their differences and individualities and making them capable of resolving conflicts in their daily lives, also exercising their own citizenship. Evaluation is a relevant topic in the school context, especially in the early years of elementary school. Each year, the evaluation of school learning has gained prominence in the discussions of education specialists and teachers. This monographic work had the objective of studying perceptions, evaluative practices and instruments used in the teaching and learning process, with the general aim of analyzing the conceptions, instruments and practices of teacher evaluation in the initial years of elementary education.This exploratory and descriptive study, had as subjects 5 (five) teachers of a public school in the city of Cajazeiras - PB. In search of a better understanding of this process, used in data collection, as an instrument, a semi-structured interview, consisting of ten questions. The analysis of the data was performed through the Technique of Content Analysis (AC), the lines were categorized in the documents to legislate the basic CF education, 1988; LDBEN, 1996; based on theoretical discourses of Hoffmann (2001); Luckesi (2002); Esteban (2001); Perrenoud (1999); Vasconcellos (1998); Haydt (1997); Demo (2004) and the speeches of the interviewed. The results showed that, it is necessary to constantly rethink on evaluation practices in the classroom, and that is the knowledge sharing between educator and learner to effective learning because the evaluation cannot simply set the approval or disapproval, but rather seek techniques to solve the difficulties, and should be continued, and in that sense it becomes a powerful tool in teaching action, favoring the student to success and not failure. It is concluded from the results obtained in the interview that the greatest challenge of the evaluation process in the initial years is the differentiated look, respect for the specificities of each student, is to rethink about the pedagogical practice, is to be aware of that as teachers, we are the main responsible for the necessary changes to overcome the challenges of being in front of a classroom.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCAMPOS, Maria de Lourdes.CAMPOS, M. 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