Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13018 |
Resumo: | Este trabalho trata-se de uma pesquisa sobre avaliação como possibilidade de dialogo e aprendizagem, desenvolvida na E.E.E.F. Antonio Teodoro Neto como requisite para obtenção de grau de Licenciatura em Pedagogia. Tem como objetivo analisar as contribuições/interferências da avaliação dialógica para o processo ensino-aprendizagem. Para tanto observamos as praticas avaliativas utilizadas pelos educadores analisando as dificuldades dos educandos ao serem avaliados, como também investigamos as dificuldades encontradas pelo educador no ato de avaliar e, finalmente refletimos as implicações do processo avaliativo na aprendizagem do educando. Para alcançarmos os objetivos propostos neste estudo utilizamos uma pesquisa de coleta de dados por meio da observação e questionário, sendo este composto de questões objetivas e subjetivas com a participação de educador e educando. A pesquisa tem o intuito de contribuir para a construção de novos paradigmas em avaliação que primem por uma aprendizagem significativa e consistente pautado nos princípios da dialogicidade, respeito pelas diferenças e compromisso com a formação de sujeitos críticos, éticos e participantes. |
id |
UFCG_25cb89bec68e8d9933eb1dddc40c7f4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13018 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem.Evaluation as a possibility for dialogue and learning.Avaliação escolarAprendizagemDialogicidadePráticas avaliativasAvaliação pedagógicaSchool evaluationLearningDialogicityEvaluative practicesPedagogical evaluationEste trabalho trata-se de uma pesquisa sobre avaliação como possibilidade de dialogo e aprendizagem, desenvolvida na E.E.E.F. Antonio Teodoro Neto como requisite para obtenção de grau de Licenciatura em Pedagogia. Tem como objetivo analisar as contribuições/interferências da avaliação dialógica para o processo ensino-aprendizagem. Para tanto observamos as praticas avaliativas utilizadas pelos educadores analisando as dificuldades dos educandos ao serem avaliados, como também investigamos as dificuldades encontradas pelo educador no ato de avaliar e, finalmente refletimos as implicações do processo avaliativo na aprendizagem do educando. Para alcançarmos os objetivos propostos neste estudo utilizamos uma pesquisa de coleta de dados por meio da observação e questionário, sendo este composto de questões objetivas e subjetivas com a participação de educador e educando. A pesquisa tem o intuito de contribuir para a construção de novos paradigmas em avaliação que primem por uma aprendizagem significativa e consistente pautado nos princípios da dialogicidade, respeito pelas diferenças e compromisso com a formação de sujeitos críticos, éticos e participantes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581MOURA, Belchione Tomé de Sousa.20092020-06-26T15:14:17Z2020-06-262020-06-26T15:14:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13018MOURA, Belchione Tomé de Sousa. Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T18:08:12Zoai:localhost:riufcg/13018Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T18:08:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem. Evaluation as a possibility for dialogue and learning. |
title |
Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem. |
spellingShingle |
Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem. MOURA, Belchione Tomé de Sousa. Avaliação escolar Aprendizagem Dialogicidade Práticas avaliativas Avaliação pedagógica School evaluation Learning Dialogicity Evaluative practices Pedagogical evaluation |
title_short |
Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem. |
title_full |
Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem. |
title_fullStr |
Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem. |
title_full_unstemmed |
Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem. |
title_sort |
Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem. |
author |
MOURA, Belchione Tomé de Sousa. |
author_facet |
MOURA, Belchione Tomé de Sousa. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Maria Janete de. LIMA, M. J. http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MOURA, Belchione Tomé de Sousa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação escolar Aprendizagem Dialogicidade Práticas avaliativas Avaliação pedagógica School evaluation Learning Dialogicity Evaluative practices Pedagogical evaluation |
topic |
Avaliação escolar Aprendizagem Dialogicidade Práticas avaliativas Avaliação pedagógica School evaluation Learning Dialogicity Evaluative practices Pedagogical evaluation |
description |
Este trabalho trata-se de uma pesquisa sobre avaliação como possibilidade de dialogo e aprendizagem, desenvolvida na E.E.E.F. Antonio Teodoro Neto como requisite para obtenção de grau de Licenciatura em Pedagogia. Tem como objetivo analisar as contribuições/interferências da avaliação dialógica para o processo ensino-aprendizagem. Para tanto observamos as praticas avaliativas utilizadas pelos educadores analisando as dificuldades dos educandos ao serem avaliados, como também investigamos as dificuldades encontradas pelo educador no ato de avaliar e, finalmente refletimos as implicações do processo avaliativo na aprendizagem do educando. Para alcançarmos os objetivos propostos neste estudo utilizamos uma pesquisa de coleta de dados por meio da observação e questionário, sendo este composto de questões objetivas e subjetivas com a participação de educador e educando. A pesquisa tem o intuito de contribuir para a construção de novos paradigmas em avaliação que primem por uma aprendizagem significativa e consistente pautado nos princípios da dialogicidade, respeito pelas diferenças e compromisso com a formação de sujeitos críticos, éticos e participantes. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2020-06-26T15:14:17Z 2020-06-26 2020-06-26T15:14:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13018 MOURA, Belchione Tomé de Sousa. Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13018 |
identifier_str_mv |
MOURA, Belchione Tomé de Sousa. Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445175758848 |