Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOURA, Belchione Tomé de Sousa.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13018
Resumo: Este trabalho trata-se de uma pesquisa sobre avaliação como possibilidade de dialogo e aprendizagem, desenvolvida na E.E.E.F. Antonio Teodoro Neto como requisite para obtenção de grau de Licenciatura em Pedagogia. Tem como objetivo analisar as contribuições/interferências da avaliação dialógica para o processo ensino-aprendizagem. Para tanto observamos as praticas avaliativas utilizadas pelos educadores analisando as dificuldades dos educandos ao serem avaliados, como também investigamos as dificuldades encontradas pelo educador no ato de avaliar e, finalmente refletimos as implicações do processo avaliativo na aprendizagem do educando. Para alcançarmos os objetivos propostos neste estudo utilizamos uma pesquisa de coleta de dados por meio da observação e questionário, sendo este composto de questões objetivas e subjetivas com a participação de educador e educando. A pesquisa tem o intuito de contribuir para a construção de novos paradigmas em avaliação que primem por uma aprendizagem significativa e consistente pautado nos princípios da dialogicidade, respeito pelas diferenças e compromisso com a formação de sujeitos críticos, éticos e participantes.
id UFCG_25cb89bec68e8d9933eb1dddc40c7f4e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13018
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem.Evaluation as a possibility for dialogue and learning.Avaliação escolarAprendizagemDialogicidadePráticas avaliativasAvaliação pedagógicaSchool evaluationLearningDialogicityEvaluative practicesPedagogical evaluationEste trabalho trata-se de uma pesquisa sobre avaliação como possibilidade de dialogo e aprendizagem, desenvolvida na E.E.E.F. Antonio Teodoro Neto como requisite para obtenção de grau de Licenciatura em Pedagogia. Tem como objetivo analisar as contribuições/interferências da avaliação dialógica para o processo ensino-aprendizagem. Para tanto observamos as praticas avaliativas utilizadas pelos educadores analisando as dificuldades dos educandos ao serem avaliados, como também investigamos as dificuldades encontradas pelo educador no ato de avaliar e, finalmente refletimos as implicações do processo avaliativo na aprendizagem do educando. Para alcançarmos os objetivos propostos neste estudo utilizamos uma pesquisa de coleta de dados por meio da observação e questionário, sendo este composto de questões objetivas e subjetivas com a participação de educador e educando. A pesquisa tem o intuito de contribuir para a construção de novos paradigmas em avaliação que primem por uma aprendizagem significativa e consistente pautado nos princípios da dialogicidade, respeito pelas diferenças e compromisso com a formação de sujeitos críticos, éticos e participantes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581MOURA, Belchione Tomé de Sousa.20092020-06-26T15:14:17Z2020-06-262020-06-26T15:14:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13018MOURA, Belchione Tomé de Sousa. Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T18:08:12Zoai:localhost:riufcg/13018Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T18:08:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem.
Evaluation as a possibility for dialogue and learning.
title Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem.
spellingShingle Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem.
MOURA, Belchione Tomé de Sousa.
Avaliação escolar
Aprendizagem
Dialogicidade
Práticas avaliativas
Avaliação pedagógica
School evaluation
Learning
Dialogicity
Evaluative practices
Pedagogical evaluation
title_short Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem.
title_full Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem.
title_fullStr Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem.
title_full_unstemmed Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem.
title_sort Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem.
author MOURA, Belchione Tomé de Sousa.
author_facet MOURA, Belchione Tomé de Sousa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv MOURA, Belchione Tomé de Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação escolar
Aprendizagem
Dialogicidade
Práticas avaliativas
Avaliação pedagógica
School evaluation
Learning
Dialogicity
Evaluative practices
Pedagogical evaluation
topic Avaliação escolar
Aprendizagem
Dialogicidade
Práticas avaliativas
Avaliação pedagógica
School evaluation
Learning
Dialogicity
Evaluative practices
Pedagogical evaluation
description Este trabalho trata-se de uma pesquisa sobre avaliação como possibilidade de dialogo e aprendizagem, desenvolvida na E.E.E.F. Antonio Teodoro Neto como requisite para obtenção de grau de Licenciatura em Pedagogia. Tem como objetivo analisar as contribuições/interferências da avaliação dialógica para o processo ensino-aprendizagem. Para tanto observamos as praticas avaliativas utilizadas pelos educadores analisando as dificuldades dos educandos ao serem avaliados, como também investigamos as dificuldades encontradas pelo educador no ato de avaliar e, finalmente refletimos as implicações do processo avaliativo na aprendizagem do educando. Para alcançarmos os objetivos propostos neste estudo utilizamos uma pesquisa de coleta de dados por meio da observação e questionário, sendo este composto de questões objetivas e subjetivas com a participação de educador e educando. A pesquisa tem o intuito de contribuir para a construção de novos paradigmas em avaliação que primem por uma aprendizagem significativa e consistente pautado nos princípios da dialogicidade, respeito pelas diferenças e compromisso com a formação de sujeitos críticos, éticos e participantes.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-06-26T15:14:17Z
2020-06-26
2020-06-26T15:14:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13018
MOURA, Belchione Tomé de Sousa. Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13018
identifier_str_mv MOURA, Belchione Tomé de Sousa. Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445175758848