A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37286 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo compreender a percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, situada no município de Campina Grande, Paraíba, Região Intermediária de Campina Grande, Paraíba. Realizamos pesquisa de campo por meio de questionários com alunos e professores da EJA, os quais puderam responder e refletir a respeito de questões relacionadas à evasão escolar, das dificuldades de aprendizagem, percepções de futuro, percepções de injustiças sociais e formas de se pensar sobre a Educação de Jovens e Adultos, modalidade de ensino esta que se consolida como importante espaço formativo no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa de teor social, educacional e político, alinhado com a linha de pensamento geográfica que identifica o indivíduo e o seu lugar no mundo. Para tanto, nos utilizamos da abordagem teórica de autores como Freire (2005). Compreendemos a EJA como espaço formativo no ambiente escolar, assim como capaz de consolidar a escola como lugar, não é apenas um espaço físico, mas também um espaço social, cultural e emocional que influencia e é influenciado pelas experiências e percepções individuais. O lugar pode ser um ponto de referência fundamental na formação da identidade e na construção do sentido de pertencimento de um indivíduo. Portanto, pode-se concluir que este trabalho teve como intuito compreender as percepções do indivíduo e do direito de estudar que lhe foi negado ainda em idade adequada. |
id |
UFCG_02af5569a30f5c95f0f36ad479c20756 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/37286 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba.The perception of school subjects about the space of Youth and Adult Education (EJA) at the Reitor Edvaldo do Ó State School, Campina Grande, Paraíba.Educação de Jovens e Adultos – EJAJovens e Adultos – Direitos a EducaçãoProgramas Governamentais – EJAEscola – Espaço Físico – Social – Cultural e EmocionalYouth and Adult Education – EJAYouth and Adults – Rights to EducationGovernment Programs – EJASchool – Physical – Social – Cultural and Emotional SpaceGeografiaEducaçãoEsta pesquisa teve como objetivo compreender a percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, situada no município de Campina Grande, Paraíba, Região Intermediária de Campina Grande, Paraíba. Realizamos pesquisa de campo por meio de questionários com alunos e professores da EJA, os quais puderam responder e refletir a respeito de questões relacionadas à evasão escolar, das dificuldades de aprendizagem, percepções de futuro, percepções de injustiças sociais e formas de se pensar sobre a Educação de Jovens e Adultos, modalidade de ensino esta que se consolida como importante espaço formativo no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa de teor social, educacional e político, alinhado com a linha de pensamento geográfica que identifica o indivíduo e o seu lugar no mundo. Para tanto, nos utilizamos da abordagem teórica de autores como Freire (2005). Compreendemos a EJA como espaço formativo no ambiente escolar, assim como capaz de consolidar a escola como lugar, não é apenas um espaço físico, mas também um espaço social, cultural e emocional que influencia e é influenciado pelas experiências e percepções individuais. O lugar pode ser um ponto de referência fundamental na formação da identidade e na construção do sentido de pertencimento de um indivíduo. Portanto, pode-se concluir que este trabalho teve como intuito compreender as percepções do indivíduo e do direito de estudar que lhe foi negado ainda em idade adequada.This research aimed to understand the perception of school subjects about the space of Youth and Adult Education (EJA) at the Reitor Edvaldo do Ó State School, located in the municipality of Campina Grande, Paraíba, Intermediate Region of Campina Grande, Paraíba. We carried out field research through questionnaires with EJA students and teachers, who were able to respond and reflect on issues related to school dropout, lear-ning difficulties, perceptions of the future, perceptions of social injustices and ways of thinking about Youth and Adult Education, a teaching modality that is consolidating itself as an important training space in the school environment. This is research into social, educational and political theory, aligned with the line of geographic thought that identifies the individual and their place in the world. To do so, we used the theoretical approach of authors such as Freire (2005). We understand EJA as a training space in the school environment, as well as capable of consolidating the school as a place, it is not only a physical space, but also a social, cultural and emotional space that influences and is influenced by individual experiences and perceptions. Place can be a fundamental point of reference in the formation of identity and in the construction of an individual's sense of belonging. Therefore, it can be concluded that this work aimed to understand the individual's perceptions and the right to study that he was denied at the appropriate age.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGDI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.DI LORENZO, I. D. N.http://lattes.cnpq.br/8568846210132439DINIZ, Lincoln da Silva.DINIZ, L. S.http://lattes.cnpq.br/9661738814291410AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.AZEVEDO, S. L. M.http://lattes.cnpq.br/3664258994348544LEVINO JÚNIOR, Edilson Cadete.2022-05-222024-08-13T16:08:19Z2024-08-132024-08-13T16:08:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37286LEVINO JÚNIOR, Edilson Cadete. A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba. 68 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37286porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-13T16:09:23Zoai:localhost:riufcg/37286Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-13T16:09:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba. The perception of school subjects about the space of Youth and Adult Education (EJA) at the Reitor Edvaldo do Ó State School, Campina Grande, Paraíba. |
title |
A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba. |
spellingShingle |
A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba. LEVINO JÚNIOR, Edilson Cadete. Educação de Jovens e Adultos – EJA Jovens e Adultos – Direitos a Educação Programas Governamentais – EJA Escola – Espaço Físico – Social – Cultural e Emocional Youth and Adult Education – EJA Youth and Adults – Rights to Education Government Programs – EJA School – Physical – Social – Cultural and Emotional Space Geografia Educação |
title_short |
A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba. |
title_full |
A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba. |
title_fullStr |
A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba. |
title_full_unstemmed |
A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba. |
title_sort |
A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba. |
author |
LEVINO JÚNIOR, Edilson Cadete. |
author_facet |
LEVINO JÚNIOR, Edilson Cadete. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. DI LORENZO, I. D. N. http://lattes.cnpq.br/8568846210132439 DINIZ, Lincoln da Silva. DINIZ, L. S. http://lattes.cnpq.br/9661738814291410 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. AZEVEDO, S. L. M. http://lattes.cnpq.br/3664258994348544 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LEVINO JÚNIOR, Edilson Cadete. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos – EJA Jovens e Adultos – Direitos a Educação Programas Governamentais – EJA Escola – Espaço Físico – Social – Cultural e Emocional Youth and Adult Education – EJA Youth and Adults – Rights to Education Government Programs – EJA School – Physical – Social – Cultural and Emotional Space Geografia Educação |
topic |
Educação de Jovens e Adultos – EJA Jovens e Adultos – Direitos a Educação Programas Governamentais – EJA Escola – Espaço Físico – Social – Cultural e Emocional Youth and Adult Education – EJA Youth and Adults – Rights to Education Government Programs – EJA School – Physical – Social – Cultural and Emotional Space Geografia Educação |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo compreender a percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, situada no município de Campina Grande, Paraíba, Região Intermediária de Campina Grande, Paraíba. Realizamos pesquisa de campo por meio de questionários com alunos e professores da EJA, os quais puderam responder e refletir a respeito de questões relacionadas à evasão escolar, das dificuldades de aprendizagem, percepções de futuro, percepções de injustiças sociais e formas de se pensar sobre a Educação de Jovens e Adultos, modalidade de ensino esta que se consolida como importante espaço formativo no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa de teor social, educacional e político, alinhado com a linha de pensamento geográfica que identifica o indivíduo e o seu lugar no mundo. Para tanto, nos utilizamos da abordagem teórica de autores como Freire (2005). Compreendemos a EJA como espaço formativo no ambiente escolar, assim como capaz de consolidar a escola como lugar, não é apenas um espaço físico, mas também um espaço social, cultural e emocional que influencia e é influenciado pelas experiências e percepções individuais. O lugar pode ser um ponto de referência fundamental na formação da identidade e na construção do sentido de pertencimento de um indivíduo. Portanto, pode-se concluir que este trabalho teve como intuito compreender as percepções do indivíduo e do direito de estudar que lhe foi negado ainda em idade adequada. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-22 2024-08-13T16:08:19Z 2024-08-13 2024-08-13T16:08:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37286 LEVINO JÚNIOR, Edilson Cadete. A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba. 68 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37286 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37286 |
identifier_str_mv |
LEVINO JÚNIOR, Edilson Cadete. A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba. 68 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744633429753856 |