A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEVINO JÚNIOR, Edilson Cadete.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37286
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender a percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, situada no município de Campina Grande, Paraíba, Região Intermediária de Campina Grande, Paraíba. Realizamos pesquisa de campo por meio de questionários com alunos e professores da EJA, os quais puderam responder e refletir a respeito de questões relacionadas à evasão escolar, das dificuldades de aprendizagem, percepções de futuro, percepções de injustiças sociais e formas de se pensar sobre a Educação de Jovens e Adultos, modalidade de ensino esta que se consolida como importante espaço formativo no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa de teor social, educacional e político, alinhado com a linha de pensamento geográfica que identifica o indivíduo e o seu lugar no mundo. Para tanto, nos utilizamos da abordagem teórica de autores como Freire (2005). Compreendemos a EJA como espaço formativo no ambiente escolar, assim como capaz de consolidar a escola como lugar, não é apenas um espaço físico, mas também um espaço social, cultural e emocional que influencia e é influenciado pelas experiências e percepções individuais. O lugar pode ser um ponto de referência fundamental na formação da identidade e na construção do sentido de pertencimento de um indivíduo. Portanto, pode-se concluir que este trabalho teve como intuito compreender as percepções do indivíduo e do direito de estudar que lhe foi negado ainda em idade adequada.
id UFCG_02af5569a30f5c95f0f36ad479c20756
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/37286
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba.The perception of school subjects about the space of Youth and Adult Education (EJA) at the Reitor Edvaldo do Ó State School, Campina Grande, Paraíba.Educação de Jovens e Adultos – EJAJovens e Adultos – Direitos a EducaçãoProgramas Governamentais – EJAEscola – Espaço Físico – Social – Cultural e EmocionalYouth and Adult Education – EJAYouth and Adults – Rights to EducationGovernment Programs – EJASchool – Physical – Social – Cultural and Emotional SpaceGeografiaEducaçãoEsta pesquisa teve como objetivo compreender a percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, situada no município de Campina Grande, Paraíba, Região Intermediária de Campina Grande, Paraíba. Realizamos pesquisa de campo por meio de questionários com alunos e professores da EJA, os quais puderam responder e refletir a respeito de questões relacionadas à evasão escolar, das dificuldades de aprendizagem, percepções de futuro, percepções de injustiças sociais e formas de se pensar sobre a Educação de Jovens e Adultos, modalidade de ensino esta que se consolida como importante espaço formativo no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa de teor social, educacional e político, alinhado com a linha de pensamento geográfica que identifica o indivíduo e o seu lugar no mundo. Para tanto, nos utilizamos da abordagem teórica de autores como Freire (2005). Compreendemos a EJA como espaço formativo no ambiente escolar, assim como capaz de consolidar a escola como lugar, não é apenas um espaço físico, mas também um espaço social, cultural e emocional que influencia e é influenciado pelas experiências e percepções individuais. O lugar pode ser um ponto de referência fundamental na formação da identidade e na construção do sentido de pertencimento de um indivíduo. Portanto, pode-se concluir que este trabalho teve como intuito compreender as percepções do indivíduo e do direito de estudar que lhe foi negado ainda em idade adequada.This research aimed to understand the perception of school subjects about the space of Youth and Adult Education (EJA) at the Reitor Edvaldo do Ó State School, located in the municipality of Campina Grande, Paraíba, Intermediate Region of Campina Grande, Paraíba. We carried out field research through questionnaires with EJA students and teachers, who were able to respond and reflect on issues related to school dropout, lear-ning difficulties, perceptions of the future, perceptions of social injustices and ways of thinking about Youth and Adult Education, a teaching modality that is consolidating itself as an important training space in the school environment. This is research into social, educational and political theory, aligned with the line of geographic thought that identifies the individual and their place in the world. To do so, we used the theoretical approach of authors such as Freire (2005). We understand EJA as a training space in the school environment, as well as capable of consolidating the school as a place, it is not only a physical space, but also a social, cultural and emotional space that influences and is influenced by individual experiences and perceptions. Place can be a fundamental point of reference in the formation of identity and in the construction of an individual's sense of belonging. Therefore, it can be concluded that this work aimed to understand the individual's perceptions and the right to study that he was denied at the appropriate age.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGDI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.DI LORENZO, I. D. N.http://lattes.cnpq.br/8568846210132439DINIZ, Lincoln da Silva.DINIZ, L. S.http://lattes.cnpq.br/9661738814291410AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.AZEVEDO, S. L. M.http://lattes.cnpq.br/3664258994348544LEVINO JÚNIOR, Edilson Cadete.2022-05-222024-08-13T16:08:19Z2024-08-132024-08-13T16:08:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37286LEVINO JÚNIOR, Edilson Cadete. A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba. 68 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37286porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-13T16:09:23Zoai:localhost:riufcg/37286Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-13T16:09:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba.
The perception of school subjects about the space of Youth and Adult Education (EJA) at the Reitor Edvaldo do Ó State School, Campina Grande, Paraíba.
title A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba.
spellingShingle A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba.
LEVINO JÚNIOR, Edilson Cadete.
Educação de Jovens e Adultos – EJA
Jovens e Adultos – Direitos a Educação
Programas Governamentais – EJA
Escola – Espaço Físico – Social – Cultural e Emocional
Youth and Adult Education – EJA
Youth and Adults – Rights to Education
Government Programs – EJA
School – Physical – Social – Cultural and Emotional Space
Geografia
Educação
title_short A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba.
title_full A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba.
title_fullStr A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba.
title_full_unstemmed A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba.
title_sort A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba.
author LEVINO JÚNIOR, Edilson Cadete.
author_facet LEVINO JÚNIOR, Edilson Cadete.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
DI LORENZO, I. D. N.
http://lattes.cnpq.br/8568846210132439
DINIZ, Lincoln da Silva.
DINIZ, L. S.
http://lattes.cnpq.br/9661738814291410
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
AZEVEDO, S. L. M.
http://lattes.cnpq.br/3664258994348544
dc.contributor.author.fl_str_mv LEVINO JÚNIOR, Edilson Cadete.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos – EJA
Jovens e Adultos – Direitos a Educação
Programas Governamentais – EJA
Escola – Espaço Físico – Social – Cultural e Emocional
Youth and Adult Education – EJA
Youth and Adults – Rights to Education
Government Programs – EJA
School – Physical – Social – Cultural and Emotional Space
Geografia
Educação
topic Educação de Jovens e Adultos – EJA
Jovens e Adultos – Direitos a Educação
Programas Governamentais – EJA
Escola – Espaço Físico – Social – Cultural e Emocional
Youth and Adult Education – EJA
Youth and Adults – Rights to Education
Government Programs – EJA
School – Physical – Social – Cultural and Emotional Space
Geografia
Educação
description Esta pesquisa teve como objetivo compreender a percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, situada no município de Campina Grande, Paraíba, Região Intermediária de Campina Grande, Paraíba. Realizamos pesquisa de campo por meio de questionários com alunos e professores da EJA, os quais puderam responder e refletir a respeito de questões relacionadas à evasão escolar, das dificuldades de aprendizagem, percepções de futuro, percepções de injustiças sociais e formas de se pensar sobre a Educação de Jovens e Adultos, modalidade de ensino esta que se consolida como importante espaço formativo no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa de teor social, educacional e político, alinhado com a linha de pensamento geográfica que identifica o indivíduo e o seu lugar no mundo. Para tanto, nos utilizamos da abordagem teórica de autores como Freire (2005). Compreendemos a EJA como espaço formativo no ambiente escolar, assim como capaz de consolidar a escola como lugar, não é apenas um espaço físico, mas também um espaço social, cultural e emocional que influencia e é influenciado pelas experiências e percepções individuais. O lugar pode ser um ponto de referência fundamental na formação da identidade e na construção do sentido de pertencimento de um indivíduo. Portanto, pode-se concluir que este trabalho teve como intuito compreender as percepções do indivíduo e do direito de estudar que lhe foi negado ainda em idade adequada.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-22
2024-08-13T16:08:19Z
2024-08-13
2024-08-13T16:08:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37286
LEVINO JÚNIOR, Edilson Cadete. A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba. 68 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37286
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37286
identifier_str_mv LEVINO JÚNIOR, Edilson Cadete. A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba. 68 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744633429753856