O gênero charge nas aulas de língua portuguesa: uma proposta pedagógica para a 3º série do ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Karina Marcelino de.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27316
Resumo: Com a ampla difusão dos sistemas digitais na sociedade atual, a comunicação torna-se, cada vez mais plural e, por conseguinte, multimodal. Nesse contexto, a interação entre as informações verbais e não verbais expandiu o conceito de texto que se caracteriza por englobar múltiplas formas de linguagem e isso faz com que docentes e discentes de Língua Portuguesa teçam outros olhares sobre os gêneros textuais e suas potencialidades no âmbito escolar. Nesta perspectiva, este trabalho têm o intuito de debater o gênero textual charge na perspectiva multimodal por atrair o leitor pelo modo crítico, reflexivo e de forma humorada. Portanto, destacamos como objetivo geral discutir o potencial metodológico do trabalho com a multimodalidade presente no gênero charge para o ensino de Língua Portuguesa nas aulas da 3ª série do ensino médio. Como objetivos específicos delineamos: apresentar a multimodalidade e as suas contribuições no ensino de Língua Portuguesa; definir o gênero charge, suas características, origem e diferenciando-a do cartum e da caricatura; descrever proposta pedagógica com charges pautada no modelo de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para a 3ª série do ensino médio. A metodologia utilizada é de natureza bibliográfica, quanto aos objetivos se caracteriza como exploratória com abordagem qualitativa, de acordo com Prodanov e Freitas (2013). As discussões realizadas nesse escrito pautaram-se nas contribuições de: Kress e Van Leeuwen (2006, 2011), Dionísio (2005,2014), Lima (2015), Rojo (2012), Ribeiro (2017) e entre outros pesquisadores. Como resultados evidenciamos a importância de o professor utilizar essa diversidade de textos que é apresentada de forma contínua durante as práticas sociais dos estudantes, entre eles a charge visto que, ao priorizarem o trabalho com os elementos verbovisuais possibilitará leituras aprofundadas sobre esses gêneros a fim de tornar o processo de aprendizagem mais detalhado e reflexivo. Outrossim, apresentamos uma cartilha com proposta de atividades que pode ser aplicada por docentes dessa etapa de ensino e que foi organizada em 11 aulas, com atividades que versam sobre as características da charge, sobre elementos que favorecem a leitura desse texto, a produção e exposição dos resultados pelos estudantes.
id UFCG_03e0c832acd75db6f51a3c99f3f20f95
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27316
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O gênero charge nas aulas de língua portuguesa: uma proposta pedagógica para a 3º série do ensino médio.The genre charge in Portuguese language classes: a pedagogical proposal for the 3rd grade of high school.Língua portuguesa - ensinoMultimodalidadeGênero textualChargeTextoEnsino médioPortuguese language - teachingMultimodalityTextual GenreCartoonTextHigh schoolLetras - Língua Portuguesa.Com a ampla difusão dos sistemas digitais na sociedade atual, a comunicação torna-se, cada vez mais plural e, por conseguinte, multimodal. Nesse contexto, a interação entre as informações verbais e não verbais expandiu o conceito de texto que se caracteriza por englobar múltiplas formas de linguagem e isso faz com que docentes e discentes de Língua Portuguesa teçam outros olhares sobre os gêneros textuais e suas potencialidades no âmbito escolar. Nesta perspectiva, este trabalho têm o intuito de debater o gênero textual charge na perspectiva multimodal por atrair o leitor pelo modo crítico, reflexivo e de forma humorada. Portanto, destacamos como objetivo geral discutir o potencial metodológico do trabalho com a multimodalidade presente no gênero charge para o ensino de Língua Portuguesa nas aulas da 3ª série do ensino médio. Como objetivos específicos delineamos: apresentar a multimodalidade e as suas contribuições no ensino de Língua Portuguesa; definir o gênero charge, suas características, origem e diferenciando-a do cartum e da caricatura; descrever proposta pedagógica com charges pautada no modelo de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para a 3ª série do ensino médio. A metodologia utilizada é de natureza bibliográfica, quanto aos objetivos se caracteriza como exploratória com abordagem qualitativa, de acordo com Prodanov e Freitas (2013). As discussões realizadas nesse escrito pautaram-se nas contribuições de: Kress e Van Leeuwen (2006, 2011), Dionísio (2005,2014), Lima (2015), Rojo (2012), Ribeiro (2017) e entre outros pesquisadores. Como resultados evidenciamos a importância de o professor utilizar essa diversidade de textos que é apresentada de forma contínua durante as práticas sociais dos estudantes, entre eles a charge visto que, ao priorizarem o trabalho com os elementos verbovisuais possibilitará leituras aprofundadas sobre esses gêneros a fim de tornar o processo de aprendizagem mais detalhado e reflexivo. Outrossim, apresentamos uma cartilha com proposta de atividades que pode ser aplicada por docentes dessa etapa de ensino e que foi organizada em 11 aulas, com atividades que versam sobre as características da charge, sobre elementos que favorecem a leitura desse texto, a produção e exposição dos resultados pelos estudantes.With the wide diffusion of digital systems in today's society, communication becomes increasingly plural and, therefore, multimodal. In this context, the interaction between verbal and non-verbal information expanded the concept of text, which is characterized by encompassing multiple forms of language and this makes Portuguese Language teachers and students weave different views on textual genres and their potential in the school environment. In this perspective, this work aims to debate the textual genre charge in a multimodal perspective by attracting the reader through a critical, reflective and humorous way. Therefore, we highlight as a general objective to discuss the methodological potential of working with the multimodality present in the charge genre for the teaching of Portuguese Language in the classes of the 3rd grade of high school. As specific objectives we outline: to present the multimodality and its contributions in the teaching of Portuguese Language; define the cartoon genre, its characteristics, origin and differentiating it from the cartoon and the caricature; to describe a pedagogical proposal with cartoons based on the didactic sequence model of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) for the 3rd grade of high school. The methodology used is of a bibliographic nature, as for the objectives it is characterized as exploratory with a qualitative approach, according to Prodanov and Freitas (2013). The discussions held in this writing were based on the contributions of: Kress and Van Leeuwen (2006, 2011), Dionísio (2005, 2014), Lima (2015), Rojo (2012), Ribeiro (2017) and among other researchers. As a result, we evidence the importance of the teacher using this diversity of texts that is presented continuously during the social practices of the students, among them the cartoon, since, by prioritizing the work with the verbal-visual elements, it will allow in-depth readings about these genres in order to make the learning process more detailed and reflective. Furthermore, we present a booklet with a proposal of activities that can be applied by teachers of this stage of teaching and that was organized in 11 classes, with activities that deal with the characteristics of the cartoon, on elements that favor the reading of this text, the production and exhibition of results by students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCORRÊA, Adriana Moreira de Souza.http://lattes.cnpq.br/7748176565683643CORRÊA, A. M. S.;SOUSA, José Wanderley Alves de.SILVA, Abdoral Inácio da.SOUSA, Karina Marcelino de.2022-08-022022-09-20T12:38:54Z2022-09-202022-09-20T12:38:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27316SOUSA,Karina Marcelino de.O gênero charge nas aulas de língua portuguesa: uma proposta pedagógica para a 3º série do ensino médio. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-20T12:38:54Zoai:localhost:riufcg/27316Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-20T12:38:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero charge nas aulas de língua portuguesa: uma proposta pedagógica para a 3º série do ensino médio.
The genre charge in Portuguese language classes: a pedagogical proposal for the 3rd grade of high school.
title O gênero charge nas aulas de língua portuguesa: uma proposta pedagógica para a 3º série do ensino médio.
spellingShingle O gênero charge nas aulas de língua portuguesa: uma proposta pedagógica para a 3º série do ensino médio.
SOUSA, Karina Marcelino de.
Língua portuguesa - ensino
Multimodalidade
Gênero textual
Charge
Texto
Ensino médio
Portuguese language - teaching
Multimodality
Textual Genre
Cartoon
Text
High school
Letras - Língua Portuguesa.
title_short O gênero charge nas aulas de língua portuguesa: uma proposta pedagógica para a 3º série do ensino médio.
title_full O gênero charge nas aulas de língua portuguesa: uma proposta pedagógica para a 3º série do ensino médio.
title_fullStr O gênero charge nas aulas de língua portuguesa: uma proposta pedagógica para a 3º série do ensino médio.
title_full_unstemmed O gênero charge nas aulas de língua portuguesa: uma proposta pedagógica para a 3º série do ensino médio.
title_sort O gênero charge nas aulas de língua portuguesa: uma proposta pedagógica para a 3º série do ensino médio.
author SOUSA, Karina Marcelino de.
author_facet SOUSA, Karina Marcelino de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
http://lattes.cnpq.br/7748176565683643
CORRÊA, A. M. S.;
SOUSA, José Wanderley Alves de.
SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Karina Marcelino de.
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - ensino
Multimodalidade
Gênero textual
Charge
Texto
Ensino médio
Portuguese language - teaching
Multimodality
Textual Genre
Cartoon
Text
High school
Letras - Língua Portuguesa.
topic Língua portuguesa - ensino
Multimodalidade
Gênero textual
Charge
Texto
Ensino médio
Portuguese language - teaching
Multimodality
Textual Genre
Cartoon
Text
High school
Letras - Língua Portuguesa.
description Com a ampla difusão dos sistemas digitais na sociedade atual, a comunicação torna-se, cada vez mais plural e, por conseguinte, multimodal. Nesse contexto, a interação entre as informações verbais e não verbais expandiu o conceito de texto que se caracteriza por englobar múltiplas formas de linguagem e isso faz com que docentes e discentes de Língua Portuguesa teçam outros olhares sobre os gêneros textuais e suas potencialidades no âmbito escolar. Nesta perspectiva, este trabalho têm o intuito de debater o gênero textual charge na perspectiva multimodal por atrair o leitor pelo modo crítico, reflexivo e de forma humorada. Portanto, destacamos como objetivo geral discutir o potencial metodológico do trabalho com a multimodalidade presente no gênero charge para o ensino de Língua Portuguesa nas aulas da 3ª série do ensino médio. Como objetivos específicos delineamos: apresentar a multimodalidade e as suas contribuições no ensino de Língua Portuguesa; definir o gênero charge, suas características, origem e diferenciando-a do cartum e da caricatura; descrever proposta pedagógica com charges pautada no modelo de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para a 3ª série do ensino médio. A metodologia utilizada é de natureza bibliográfica, quanto aos objetivos se caracteriza como exploratória com abordagem qualitativa, de acordo com Prodanov e Freitas (2013). As discussões realizadas nesse escrito pautaram-se nas contribuições de: Kress e Van Leeuwen (2006, 2011), Dionísio (2005,2014), Lima (2015), Rojo (2012), Ribeiro (2017) e entre outros pesquisadores. Como resultados evidenciamos a importância de o professor utilizar essa diversidade de textos que é apresentada de forma contínua durante as práticas sociais dos estudantes, entre eles a charge visto que, ao priorizarem o trabalho com os elementos verbovisuais possibilitará leituras aprofundadas sobre esses gêneros a fim de tornar o processo de aprendizagem mais detalhado e reflexivo. Outrossim, apresentamos uma cartilha com proposta de atividades que pode ser aplicada por docentes dessa etapa de ensino e que foi organizada em 11 aulas, com atividades que versam sobre as características da charge, sobre elementos que favorecem a leitura desse texto, a produção e exposição dos resultados pelos estudantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-02
2022-09-20T12:38:54Z
2022-09-20
2022-09-20T12:38:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27316
SOUSA,Karina Marcelino de.O gênero charge nas aulas de língua portuguesa: uma proposta pedagógica para a 3º série do ensino médio. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27316
identifier_str_mv SOUSA,Karina Marcelino de.O gênero charge nas aulas de língua portuguesa: uma proposta pedagógica para a 3º série do ensino médio. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744556629950464