Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21894 |
Resumo: | O presente trabalho de monografia tem como questão problematizadora: de que forma professores na educação compreendem a psicomotricidade, vivenciada em sala de aula, a partir de atividades, e como contribuem para o desenvolvimento integral da criança? no objetivo geral temos: analisar as contribuições das atividades psicomotoras na Educação Infantil, a partir da perspectiva de professoras. E os objetivos específicos: refletir dilemas destacados, por professoras, ao trabalhar atividades psicomotoras em sala de aula: discutir perspectivas elencadas, por professoras, acerca da utilização de atividades psicomotoras realizadas em sala de aula, enquanto propulsoras do desenvolvimento integral da criança. Para o embasamento teórico utilizamos literaturas de autores como: Almeida (2006); Alves (2012); Fonseca (2012); Le Bouch (1982), dentre outros. Esses outores contribuíram para a compreensão da psicomotricidade na perspectiva do desenvolvimento integral da criança e como professores podem utilizar essa prática em sala de aula. Na metodologia temos uma pesquisa qualitativa que foi realizada com quatro professoras que trabalham na educação infantil em escolas públicas municipais da cidade de Sousa/PB. Aplicamos um questionário composto por questões objetivas e subjetivas para obtermos um melhor conhecimento das professoras e seus posicionamentos acerca da tema tica em estudo. por fim, concluímos que a psicomotricidade quando integrada à prática pedagógica auxilia no controle da motricidade e no desenvolvimento integral da criança, possibilitando o processo de ensino-aprendizagem de forma satisfatória para professoras e alunos. |
id |
UFCG_042ab8f1f6a3883aa2e056ef6e1d1072 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/21894 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula.Constructions of psychomotor activities in early childhood education: dilemmas and perspectives in the classroom.Educação infantilPsicomotricidadeAtividades psicomotorasDesenvolvimento integralEducaçãoCriançasSala de aulaDesenvolvimentochild educationPsychomotricitypsychomotor activitiesintegral developmenteducationKidsClassroomDevelopmentEducação.O presente trabalho de monografia tem como questão problematizadora: de que forma professores na educação compreendem a psicomotricidade, vivenciada em sala de aula, a partir de atividades, e como contribuem para o desenvolvimento integral da criança? no objetivo geral temos: analisar as contribuições das atividades psicomotoras na Educação Infantil, a partir da perspectiva de professoras. E os objetivos específicos: refletir dilemas destacados, por professoras, ao trabalhar atividades psicomotoras em sala de aula: discutir perspectivas elencadas, por professoras, acerca da utilização de atividades psicomotoras realizadas em sala de aula, enquanto propulsoras do desenvolvimento integral da criança. Para o embasamento teórico utilizamos literaturas de autores como: Almeida (2006); Alves (2012); Fonseca (2012); Le Bouch (1982), dentre outros. Esses outores contribuíram para a compreensão da psicomotricidade na perspectiva do desenvolvimento integral da criança e como professores podem utilizar essa prática em sala de aula. Na metodologia temos uma pesquisa qualitativa que foi realizada com quatro professoras que trabalham na educação infantil em escolas públicas municipais da cidade de Sousa/PB. Aplicamos um questionário composto por questões objetivas e subjetivas para obtermos um melhor conhecimento das professoras e seus posicionamentos acerca da tema tica em estudo. por fim, concluímos que a psicomotricidade quando integrada à prática pedagógica auxilia no controle da motricidade e no desenvolvimento integral da criança, possibilitando o processo de ensino-aprendizagem de forma satisfatória para professoras e alunos.The present monograph work has as a problematizing question: how do teachers in education understand the psychomotricity, experienced in the classroom, from activities, and how do they contribute to the integral development of the child? in the general objective we have: to analyze the contributions of psychomotor activities in Early Childhood Education, from the perspective of teachers. And the specific objectives: to reflect dilemmas highlighted by teachers when working psychomotor activities in the classroom: to discuss perspectives listed by teachers about the use of psychomotor activities carried out in the classroom, as drivers of the child's integral development. For the theoretical basis, we used literature from authors such as: Almeida (2006); Alves (2012); Fonseca (2012); Le Bouch (1982), among others. These others contributed to the understanding of psychomotricity from the perspective of the child's integral development and how teachers can use this practice in the classroom. In the methodology we have a qualitative research that was carried out with four teachers who work in early childhood education in municipal public schools in the city of Sousa/PB. We applied a questionnaire composed of objective and subjective questions to obtain a better knowledge of the teachers and their positions on the ethical topic under study. finally, we conclude that psychomotricity, when integrated into the pedagogical practice, helps in controlling the motor skills and in the child's integral development, enabling the teaching-learning process in a satisfactory way for teachers and students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501ARAÚJO, Edinaura Almeida de.ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.NASCIMENTO, Emanuelly Gomes Querino do.2021-05-072021-11-09T12:56:37Z2021-11-052021-11-09T12:56:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21894NASCIMENTO, Emanuelly Gomes Querino do. Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula. 2021. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T19:41:48Zoai:localhost:riufcg/21894Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T19:41:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula. Constructions of psychomotor activities in early childhood education: dilemmas and perspectives in the classroom. |
title |
Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula. |
spellingShingle |
Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula. NASCIMENTO, Emanuelly Gomes Querino do. Educação infantil Psicomotricidade Atividades psicomotoras Desenvolvimento integral Educação Crianças Sala de aula Desenvolvimento child education Psychomotricity psychomotor activities integral development education Kids Classroom Development Educação. |
title_short |
Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula. |
title_full |
Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula. |
title_fullStr |
Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula. |
title_full_unstemmed |
Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula. |
title_sort |
Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula. |
author |
NASCIMENTO, Emanuelly Gomes Querino do. |
author_facet |
NASCIMENTO, Emanuelly Gomes Querino do. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Zildene Francisca. PEREIRA, Z. F. http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 ARAÚJO, Edinaura Almeida de. ALVES, Rozilene Lopes de Sousa. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Emanuelly Gomes Querino do. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Psicomotricidade Atividades psicomotoras Desenvolvimento integral Educação Crianças Sala de aula Desenvolvimento child education Psychomotricity psychomotor activities integral development education Kids Classroom Development Educação. |
topic |
Educação infantil Psicomotricidade Atividades psicomotoras Desenvolvimento integral Educação Crianças Sala de aula Desenvolvimento child education Psychomotricity psychomotor activities integral development education Kids Classroom Development Educação. |
description |
O presente trabalho de monografia tem como questão problematizadora: de que forma professores na educação compreendem a psicomotricidade, vivenciada em sala de aula, a partir de atividades, e como contribuem para o desenvolvimento integral da criança? no objetivo geral temos: analisar as contribuições das atividades psicomotoras na Educação Infantil, a partir da perspectiva de professoras. E os objetivos específicos: refletir dilemas destacados, por professoras, ao trabalhar atividades psicomotoras em sala de aula: discutir perspectivas elencadas, por professoras, acerca da utilização de atividades psicomotoras realizadas em sala de aula, enquanto propulsoras do desenvolvimento integral da criança. Para o embasamento teórico utilizamos literaturas de autores como: Almeida (2006); Alves (2012); Fonseca (2012); Le Bouch (1982), dentre outros. Esses outores contribuíram para a compreensão da psicomotricidade na perspectiva do desenvolvimento integral da criança e como professores podem utilizar essa prática em sala de aula. Na metodologia temos uma pesquisa qualitativa que foi realizada com quatro professoras que trabalham na educação infantil em escolas públicas municipais da cidade de Sousa/PB. Aplicamos um questionário composto por questões objetivas e subjetivas para obtermos um melhor conhecimento das professoras e seus posicionamentos acerca da tema tica em estudo. por fim, concluímos que a psicomotricidade quando integrada à prática pedagógica auxilia no controle da motricidade e no desenvolvimento integral da criança, possibilitando o processo de ensino-aprendizagem de forma satisfatória para professoras e alunos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-07 2021-11-09T12:56:37Z 2021-11-05 2021-11-09T12:56:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21894 NASCIMENTO, Emanuelly Gomes Querino do. Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula. 2021. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21894 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Emanuelly Gomes Querino do. Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula. 2021. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744514107047936 |