Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Emanuelly Gomes Querino do.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21894
Resumo: O presente trabalho de monografia tem como questão problematizadora: de que forma professores na educação compreendem a psicomotricidade, vivenciada em sala de aula, a partir de atividades, e como contribuem para o desenvolvimento integral da criança? no objetivo geral temos: analisar as contribuições das atividades psicomotoras na Educação Infantil, a partir da perspectiva de professoras. E os objetivos específicos: refletir dilemas destacados, por professoras, ao trabalhar atividades psicomotoras em sala de aula: discutir perspectivas elencadas, por professoras, acerca da utilização de atividades psicomotoras realizadas em sala de aula, enquanto propulsoras do desenvolvimento integral da criança. Para o embasamento teórico utilizamos literaturas de autores como: Almeida (2006); Alves (2012); Fonseca (2012); Le Bouch (1982), dentre outros. Esses outores contribuíram para a compreensão da psicomotricidade na perspectiva do desenvolvimento integral da criança e como professores podem utilizar essa prática em sala de aula. Na metodologia temos uma pesquisa qualitativa que foi realizada com quatro professoras que trabalham na educação infantil em escolas públicas municipais da cidade de Sousa/PB. Aplicamos um questionário composto por questões objetivas e subjetivas para obtermos um melhor conhecimento das professoras e seus posicionamentos acerca da tema tica em estudo. por fim, concluímos que a psicomotricidade quando integrada à prática pedagógica auxilia no controle da motricidade e no desenvolvimento integral da criança, possibilitando o processo de ensino-aprendizagem de forma satisfatória para professoras e alunos.
id UFCG_042ab8f1f6a3883aa2e056ef6e1d1072
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/21894
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula.Constructions of psychomotor activities in early childhood education: dilemmas and perspectives in the classroom.Educação infantilPsicomotricidadeAtividades psicomotorasDesenvolvimento integralEducaçãoCriançasSala de aulaDesenvolvimentochild educationPsychomotricitypsychomotor activitiesintegral developmenteducationKidsClassroomDevelopmentEducação.O presente trabalho de monografia tem como questão problematizadora: de que forma professores na educação compreendem a psicomotricidade, vivenciada em sala de aula, a partir de atividades, e como contribuem para o desenvolvimento integral da criança? no objetivo geral temos: analisar as contribuições das atividades psicomotoras na Educação Infantil, a partir da perspectiva de professoras. E os objetivos específicos: refletir dilemas destacados, por professoras, ao trabalhar atividades psicomotoras em sala de aula: discutir perspectivas elencadas, por professoras, acerca da utilização de atividades psicomotoras realizadas em sala de aula, enquanto propulsoras do desenvolvimento integral da criança. Para o embasamento teórico utilizamos literaturas de autores como: Almeida (2006); Alves (2012); Fonseca (2012); Le Bouch (1982), dentre outros. Esses outores contribuíram para a compreensão da psicomotricidade na perspectiva do desenvolvimento integral da criança e como professores podem utilizar essa prática em sala de aula. Na metodologia temos uma pesquisa qualitativa que foi realizada com quatro professoras que trabalham na educação infantil em escolas públicas municipais da cidade de Sousa/PB. Aplicamos um questionário composto por questões objetivas e subjetivas para obtermos um melhor conhecimento das professoras e seus posicionamentos acerca da tema tica em estudo. por fim, concluímos que a psicomotricidade quando integrada à prática pedagógica auxilia no controle da motricidade e no desenvolvimento integral da criança, possibilitando o processo de ensino-aprendizagem de forma satisfatória para professoras e alunos.The present monograph work has as a problematizing question: how do teachers in education understand the psychomotricity, experienced in the classroom, from activities, and how do they contribute to the integral development of the child? in the general objective we have: to analyze the contributions of psychomotor activities in Early Childhood Education, from the perspective of teachers. And the specific objectives: to reflect dilemmas highlighted by teachers when working psychomotor activities in the classroom: to discuss perspectives listed by teachers about the use of psychomotor activities carried out in the classroom, as drivers of the child's integral development. For the theoretical basis, we used literature from authors such as: Almeida (2006); Alves (2012); Fonseca (2012); Le Bouch (1982), among others. These others contributed to the understanding of psychomotricity from the perspective of the child's integral development and how teachers can use this practice in the classroom. In the methodology we have a qualitative research that was carried out with four teachers who work in early childhood education in municipal public schools in the city of Sousa/PB. We applied a questionnaire composed of objective and subjective questions to obtain a better knowledge of the teachers and their positions on the ethical topic under study. finally, we conclude that psychomotricity, when integrated into the pedagogical practice, helps in controlling the motor skills and in the child's integral development, enabling the teaching-learning process in a satisfactory way for teachers and students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501ARAÚJO, Edinaura Almeida de.ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.NASCIMENTO, Emanuelly Gomes Querino do.2021-05-072021-11-09T12:56:37Z2021-11-052021-11-09T12:56:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21894NASCIMENTO, Emanuelly Gomes Querino do. Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula. 2021. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T19:41:48Zoai:localhost:riufcg/21894Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T19:41:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula.
Constructions of psychomotor activities in early childhood education: dilemmas and perspectives in the classroom.
title Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula.
spellingShingle Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula.
NASCIMENTO, Emanuelly Gomes Querino do.
Educação infantil
Psicomotricidade
Atividades psicomotoras
Desenvolvimento integral
Educação
Crianças
Sala de aula
Desenvolvimento
child education
Psychomotricity
psychomotor activities
integral development
education
Kids
Classroom
Development
Educação.
title_short Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula.
title_full Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula.
title_fullStr Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula.
title_full_unstemmed Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula.
title_sort Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula.
author NASCIMENTO, Emanuelly Gomes Querino do.
author_facet NASCIMENTO, Emanuelly Gomes Querino do.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Zildene Francisca.
PEREIRA, Z. F.
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501
ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Emanuelly Gomes Querino do.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Psicomotricidade
Atividades psicomotoras
Desenvolvimento integral
Educação
Crianças
Sala de aula
Desenvolvimento
child education
Psychomotricity
psychomotor activities
integral development
education
Kids
Classroom
Development
Educação.
topic Educação infantil
Psicomotricidade
Atividades psicomotoras
Desenvolvimento integral
Educação
Crianças
Sala de aula
Desenvolvimento
child education
Psychomotricity
psychomotor activities
integral development
education
Kids
Classroom
Development
Educação.
description O presente trabalho de monografia tem como questão problematizadora: de que forma professores na educação compreendem a psicomotricidade, vivenciada em sala de aula, a partir de atividades, e como contribuem para o desenvolvimento integral da criança? no objetivo geral temos: analisar as contribuições das atividades psicomotoras na Educação Infantil, a partir da perspectiva de professoras. E os objetivos específicos: refletir dilemas destacados, por professoras, ao trabalhar atividades psicomotoras em sala de aula: discutir perspectivas elencadas, por professoras, acerca da utilização de atividades psicomotoras realizadas em sala de aula, enquanto propulsoras do desenvolvimento integral da criança. Para o embasamento teórico utilizamos literaturas de autores como: Almeida (2006); Alves (2012); Fonseca (2012); Le Bouch (1982), dentre outros. Esses outores contribuíram para a compreensão da psicomotricidade na perspectiva do desenvolvimento integral da criança e como professores podem utilizar essa prática em sala de aula. Na metodologia temos uma pesquisa qualitativa que foi realizada com quatro professoras que trabalham na educação infantil em escolas públicas municipais da cidade de Sousa/PB. Aplicamos um questionário composto por questões objetivas e subjetivas para obtermos um melhor conhecimento das professoras e seus posicionamentos acerca da tema tica em estudo. por fim, concluímos que a psicomotricidade quando integrada à prática pedagógica auxilia no controle da motricidade e no desenvolvimento integral da criança, possibilitando o processo de ensino-aprendizagem de forma satisfatória para professoras e alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-07
2021-11-09T12:56:37Z
2021-11-05
2021-11-09T12:56:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21894
NASCIMENTO, Emanuelly Gomes Querino do. Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula. 2021. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21894
identifier_str_mv NASCIMENTO, Emanuelly Gomes Querino do. Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula. 2021. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744514107047936