Estudo da utilização de agregados lateríticos em misturas asfálticas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Nathália Silva de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23679
Resumo: O agregado granítico é muito utilizado na indústria da pavimentação devido às suas propriedades satisfatórias de resistência e durabilidade. No entanto, em algumas regiões, a exemplo do Norte do Brasil, há escassez de agregado granítico e o custo com do transporte deste (da região de origem até a obra) o encarece e torna inviável sua utilização. Neste caso, a solução é adotar o material existente na região. As concreções lateríticas são encontrados em quase todo Brasil por ser um solo típico de regiões tropicais. Esta pesquisa teve por objetivo investigar a utilização de laterita em misturas asfálticas em substituição aos agregados tradicionalmente utilizados. Para atingir o fim proposto foram realizados ensaios de caracterização do CAP50/70 e dos agregados e ensaios mecânicos com as misturas asfálticas. A dosagem das misturas foram realizadas de acordo com a metodologia do SUPERPAVE. Os resultados mostraram que o agregado laterítico possui alta porosidade, baixa durabilidade e adesividade ao ligante. No entanto, as características apresentadas nas misturas asfálticas com agregado laterítico mostraram-se satisfatórias para maioria dos ensaios, como por exemplo, os ensaios de RT, estabilidade Marshall e MR. Conclui-se que apesar do agregado laterítico apresentar características individuais insatisfatórias, esse agregado pode ser utilizado em misturas asfálticas, sendo uma fonte alternativa para pavimentação para regiões na qual haja escassez do agregado granítico.
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Para atingir o fim proposto foram realizados ensaios de caracterização do CAP50/70 e dos agregados e ensaios mecânicos com as misturas asfálticas. A dosagem das misturas foram realizadas de acordo com a metodologia do SUPERPAVE. Os resultados mostraram que o agregado laterítico possui alta porosidade, baixa durabilidade e adesividade ao ligante. No entanto, as características apresentadas nas misturas asfálticas com agregado laterítico mostraram-se satisfatórias para maioria dos ensaios, como por exemplo, os ensaios de RT, estabilidade Marshall e MR. Conclui-se que apesar do agregado laterítico apresentar características individuais insatisfatórias, esse agregado pode ser utilizado em misturas asfálticas, sendo uma fonte alternativa para pavimentação para regiões na qual haja escassez do agregado granítico.Granite aggregate is widely used in the paving industry because of its satisfactory properties of strength and durability. However, in some regions, such as northern Brazil, there is a scarcity of granitic aggregates and the cost of transportation of the granite aggregate (from the region of origin to the work) makes it more expensive and makes its use impracticable. In this case, the solution is to adopt the existing material in the region. Lateritic concretions are found in almost all of Brazil as a soil typical of tropical regions. The objective of this research was to investigate the use of laterite in asphalt mixtures, replacing the traditional aggregates. In order to reach the proposed end, characterization tests of the CAP50 / 70 and of the aggregates and mechanical tests with the asphalt mixtures were carried out. The dosage of the mixtures were performed according to the SUPERPAVE methodology. The results showed that the lateritic aggregate has high porosity, low durability and tackiness to the binder. However, the characteristics presented in the asphalt mixtures with lateritic aggregate proved to be satisfactory for most of the tests, as for example the RT, Marshall and MR stability tests. It is concluded that although the lateritic aggregate presents individual characteristics unsatisfactory, this aggregate can be used in asphalt mixtures, being an alternative source for paving for regions in which there is scarcity of the granite aggregate.Submitted by Joana Darc Morais da Silva (darc.campo@gmail.com) on 2022-02-22T19:44:33Z No. of bitstreams: 1 NATHÁLIA SILVA DE ARAÚJO - TCC ENG. CIVIL CTRN 2018.pdf: 1685527 bytes, checksum: 3dec35762a2c823e5863e2e8ae2e6287 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-22T19:44:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NATHÁLIA SILVA DE ARAÚJO - TCC ENG. 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Estudo da utilização de agregados lateríticos em misturas asfálticas. 2018. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23679info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/23679/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALNATHÁLIA SILVA DE ARAÚJO - TCC ENG. CIVIL CTRN 2018.pdfNATHÁLIA SILVA DE ARAÚJO - TCC ENG. 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