Análise das propriedades físicas do ligante asfáltico modificado por adição de óleo de copaíba.
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23620 |
Resumo: | A malha rodoviária no Brasil é o principal modal de transporte e meio de circulação de pessoas e bens de consumo, sendo, portanto, fundamental para o crescimento social e econômico do país, bem como a interligação de suas regiões e integração da matriz de transporte brasileira. As principais patologias existentes nos pavimentos flexíveis brasileiros são originárias do elevado número de veículos e acréscimo de suas cargas, como também de condições ambientais e pouco ou ausente manutenção desse modal de transporte. Deste modo, a indústria da pavimentação tem focado no desenvolvimento e utilização de novas técnicas nos últimos anos, como a modificação de ligantes asfálticos, visando minimizar esses defeitos. Ademais, com o uso de modificadores, é possível reduzir as temperaturas de usinagem e compactação dos ligantes, produzindo as chamadas misturas mornas, proporcionando, também, benefícios na temática ambiental, por gerar maior economia de energia despendida e redução na emissão de gases causadores de efeito estufa. Por conseguinte, este estudo tem como objetivo avaliar o comportamento físico e térmico do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por adição de óleo de copaíba nos teores de 1, 2 e 3% Foram realizados os ensaios de caracterização física, ensaio de envelhecimento a curto prazo (RTFO), ensaio de penetração, ponto de amolecimento e viscosidade rotacional, para determinação das novas propriedades físicas do material e avaliação da perda de massa com o aumento da temperatura. Verificou-se que a adição do óleo de copaíba ao ligante asfáltico promoveu a obtenção da melhoria das propriedades físicas e consequentemente a redução das temperaturas de usinagem e compactação, destacando-se o teor de 3% de óleo de adição de óleo de copaíba que apresentou os melhores resultados para os parâmetros analisados. Entretanto, o ligante modificado com esse teor não se encaixou na classificação de penetração para CAP 50/70, sendo necessário novos testes. |
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SILVANI, Carina.SILVANI, C.http://lattes.cnpq.br/4898628325076026MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.MENDONÇA, A. M. G. D.ARAÚJO, Marília Marcy Cabral de.ARAÚJO, M. M. C.COSTA, Loredanna Melyssa.COSTA, L. M.PAULO, R. C. L.http://lattes.cnpq.br/2927689646852208PAULO, Renan Camilo de Lima.A malha rodoviária no Brasil é o principal modal de transporte e meio de circulação de pessoas e bens de consumo, sendo, portanto, fundamental para o crescimento social e econômico do país, bem como a interligação de suas regiões e integração da matriz de transporte brasileira. As principais patologias existentes nos pavimentos flexíveis brasileiros são originárias do elevado número de veículos e acréscimo de suas cargas, como também de condições ambientais e pouco ou ausente manutenção desse modal de transporte. Deste modo, a indústria da pavimentação tem focado no desenvolvimento e utilização de novas técnicas nos últimos anos, como a modificação de ligantes asfálticos, visando minimizar esses defeitos. Ademais, com o uso de modificadores, é possível reduzir as temperaturas de usinagem e compactação dos ligantes, produzindo as chamadas misturas mornas, proporcionando, também, benefícios na temática ambiental, por gerar maior economia de energia despendida e redução na emissão de gases causadores de efeito estufa. Por conseguinte, este estudo tem como objetivo avaliar o comportamento físico e térmico do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por adição de óleo de copaíba nos teores de 1, 2 e 3% Foram realizados os ensaios de caracterização física, ensaio de envelhecimento a curto prazo (RTFO), ensaio de penetração, ponto de amolecimento e viscosidade rotacional, para determinação das novas propriedades físicas do material e avaliação da perda de massa com o aumento da temperatura. Verificou-se que a adição do óleo de copaíba ao ligante asfáltico promoveu a obtenção da melhoria das propriedades físicas e consequentemente a redução das temperaturas de usinagem e compactação, destacando-se o teor de 3% de óleo de adição de óleo de copaíba que apresentou os melhores resultados para os parâmetros analisados. Entretanto, o ligante modificado com esse teor não se encaixou na classificação de penetração para CAP 50/70, sendo necessário novos testes.The highway network in Brazil is the main means of transportation and circulation of people and consumer goods, and is therefore fundamental to the social and economic growth of the country, as well as the interconnection of its regions and integration of the Brazilian transportation matrix. The main pathologies existing in Brazilian flexible pavements originate from the high number of vehicles and the increase of their loads, as well as from environmental conditions and little or no maintenance of this mode of transportation. Thus, the paving industry has focused on the development and use of new techniques in recent years, such as modification of asphalt binders, to minimize these defects. Moreover, with the use of modifiers, it is possible to reduce the machining and compaction temperatures of the binders, producing the so-called warm mixtures, also providing benefits in the environmental theme, by generating greater energy savings and reduction in the emission of gases causing greenhouse effect. Therefore, this study aims to evaluate the physical and thermal behavior of modified asphalt binder CAP 50/70 by addition of copaiba oil in the contents of 1, 2 and 3%. The physical characterization tests were performed: thermodifferential analysis, thermogravimetric analysis. and exploratory differential calorimetry, to determine the thermal properties of the material and to evaluate mass loss with increasing temperature. It was verified that the addition of copaiba oil to the asphalt binder promoted the improvement of physical properties and consequently the reduction of machining and compaction temperatures, highlighting the content of 3% of copaiba oil addition oil that presented the best results for the analyzed parameters.Submitted by Joana Darc Morais da Silva (darc.campo@gmail.com) on 2022-02-17T11:29:18Z No. of bitstreams: 1 RENAN CAMILO DE LIMA PAULO - TCC ENG. CIVIL CTRN 2019.pdf: 748426 bytes, checksum: 5a823566660bd91f7af7c781513a78f3 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-17T11:29:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RENAN CAMILO DE LIMA PAULO - TCC ENG. CIVIL CTRN 2019.pdf: 748426 bytes, checksum: 5a823566660bd91f7af7c781513a78f3 (MD5) Previous issue date: 2019-12Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNEngenharia CivilLigante asfáltico modificadoÓleo de copaíba - asfaltoGeotecniaPavimentação asfálticaMisturas asfálticasEnsaio de penetraçãoPonto de amolecimentoViscosidade rotacionalModified asphalt binderCopaiba oil - asphaltGeotechnicsAsphalt pavingAsphalt mixturesPenetration testSoftening pointRotational viscosityAnálise das propriedades físicas do ligante asfáltico modificado por adição de óleo de copaíba.Analysis of the physical properties of the asphalt binder modified by the addition of copaiba oil.2019-122022-02-17T11:29:18Z2022-02-172022-02-17T11:29:18Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23620PAULO, Renan Camilo de Lima. Análise das propriedades físicas do ligante asfáltico modificado por adição de óleo de copaíba. 2019. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23620info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/23620/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALRENAN CAMILO DE LIMA PAULO - TCC ENG. CIVIL CTRN 2019.pdfRENAN CAMILO DE LIMA PAULO - TCC ENG. 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A malha rodoviária no Brasil é o principal modal de transporte e meio de circulação de pessoas e bens de consumo, sendo, portanto, fundamental para o crescimento social e econômico do país, bem como a interligação de suas regiões e integração da matriz de transporte brasileira. As principais patologias existentes nos pavimentos flexíveis brasileiros são originárias do elevado número de veículos e acréscimo de suas cargas, como também de condições ambientais e pouco ou ausente manutenção desse modal de transporte. Deste modo, a indústria da pavimentação tem focado no desenvolvimento e utilização de novas técnicas nos últimos anos, como a modificação de ligantes asfálticos, visando minimizar esses defeitos. Ademais, com o uso de modificadores, é possível reduzir as temperaturas de usinagem e compactação dos ligantes, produzindo as chamadas misturas mornas, proporcionando, também, benefícios na temática ambiental, por gerar maior economia de energia despendida e redução na emissão de gases causadores de efeito estufa. Por conseguinte, este estudo tem como objetivo avaliar o comportamento físico e térmico do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por adição de óleo de copaíba nos teores de 1, 2 e 3% Foram realizados os ensaios de caracterização física, ensaio de envelhecimento a curto prazo (RTFO), ensaio de penetração, ponto de amolecimento e viscosidade rotacional, para determinação das novas propriedades físicas do material e avaliação da perda de massa com o aumento da temperatura. Verificou-se que a adição do óleo de copaíba ao ligante asfáltico promoveu a obtenção da melhoria das propriedades físicas e consequentemente a redução das temperaturas de usinagem e compactação, destacando-se o teor de 3% de óleo de adição de óleo de copaíba que apresentou os melhores resultados para os parâmetros analisados. Entretanto, o ligante modificado com esse teor não se encaixou na classificação de penetração para CAP 50/70, sendo necessário novos testes. |
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